Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Centro Feminista 8 de Março seleciona profissional

O CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO - CF8 , vem informar e tornar público a abertura de Edital para Seleção de pessoa física, para compor a equipe em regime de prestação de serviço do Convênio nº. 701362/2008, publicado no DOU em 31 de dezembro de 2008.

O referido convênio tem como objeto: a contribuição para ampliar e qualificar o acesso das mulheres assentadas e da agricultura familiar às políticas públicas do MDA e para fortalecê-las como sujeitos políticos, sociais e econômicos, em especial nos territórios da cidadania situado na região Nordeste. Este trabalho ocorrerá em 34 (trinta e quatro) territórios da cidadania nos estados da Região Nordeste, ( AL, CE, RN, PB, PE, BA SE ) exceto o Estado do Maranhão.

As vagas deste processo de seleção serão para: . 1) Compor a equipe pedagogica nacional que será responsável pelo planejamento, monitoramento, e avaliação do convênio, Além da sistematização; 2) Compor as educadoras populares estaduais que trabalharão nos estados e realizarão capacitação, articulação e monitoramento das políticas públicas para as mulheres nos Territórios da Cidadania do Nordeste- exeto Maranhão 3) Compor a equipe de apoio logístico às atividades do convênio.

Maiores informações baixar o edital pelo endereço: www.cf8.org.br ou solicitar o Edital 01/2009 - Seleção de Currículo para prestação de serviço - pelo endereço eletrônico - convenio.mda.701362.2008@cf8.org.br

Mossoró,20 de abril de 2009
Centro Feminista 08 de Março

sábado, 18 de abril de 2009

Prorrogadas inscrições para 37 cargos do REDA Procon - BA


Foram prorrogadas para segunda-feira (20) as inscrições para o REDA do Procon. Advogados e jornalistas e concluintes de segundo grau que desejem concorrer a vagas de trabalho na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA podem fazer as inscrições no dia 20, das 9 às 12 e das 14 às 17h, na sede da secretaria, 4ª Avenida, nº. 400, CAB. São 18 vagas para Técnico Administrativo no cargo de atendente (com jornada de 30 horas semanais a remuneração é de R$792,03 e com 40 horas semanais R$893,68), 18 para Técnico de Nível Superior Bacharel em Direito e 01 para Técnico de Nível Superior Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ambas categorias com 40 horas semanais e remuneração de R$1.561,03. Os candidatos aprovados exercerão a função na Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/BA).

O Processo Seletivo será feito através de análise curricular, prova escrita e entrevista, todas de natureza eliminatória e classificatória, e que serão realizadas pela Comissão de Avaliação formada por servidores da SJCDH. Os contratados exercerão a função pelo período de dois anos, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, disponível no site da SJCDH, na qual deverá constar a opção da função temporária para a qual pretende concorrer e devem estar munidos de fotocópias autenticadas do RG e CPF ou carteira de motorista com foto onde conste o número do CPF e RG; certificado de conclusão de curso de nível médio em instituição regular; fotocópia do diploma e/ou certificado de conclusão de curso de nível superior autorizado e reconhecido pelo MEC; fotocópias do RG e CPF ou carteira de motorista com foto onde conste o número do CPF e RG ou carteira da OAB (APENAS para bacharéis em direito). A ficha deverá ser entregue na sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, no Centro Administrativo da Bahia, nos dias 16 e 17 de abril, das 09h às 12h e 14h às 17h.

As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a SJCDH o direito de excluir do Processo Seletivo Simplificado aquele que não preencher o documento oficial de forma completa, correta e que fornecer dados inverídicos/falsos. O descumprimento das instruções para a inscrição implicará na não efetivação da mesma.

A data, local e horário das provas escritas e das entrevistas serão divulgados no site da SJCDH (www.sjcdh.ba.gov.br) e no Diário Oficial do Estado. Não será permitida a realização da prova escrita e das entrevistas fora do local, horário e data divulgados para a seleção, assim como o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo no local onde elas estarão se realizando. O candidato que não comparecer a qualquer etapa do processo seletivo estará automaticamente desclassificado. Mais informações acessar o site da Secretaria da Justiça (www.sjcdh.ba.gov.br) edital Reda 02/2009 – Procon.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

UNESCO seleciona Especialista em TIC na Educação - DF

PROJETO *Regular Program CI 45-12404024BRZ Competencies on ICT AA
EDITAL Nº 01/2009
1. Perfil: Especialista na Área de TIC na Educação
2. Nª de vagas:01
3. Qualificação educacional: Doutorado em Ciências Humanas ou Sociais
4. Experiência profissional: Profissional com no mínimo 3 anos de experiência na área de tecnologias de comunicação e informação na educação.
5. Atividades:
Levantar informações sobre a formação docente no Brasil, especificamente no que se refere ao uso de tecnologias.
Desenvolver a argumentação que fundamente a discussão sobre o estabelecimento de padrões de competência tecnológica para professores do ensino fundamental e médio no Brasil de modo a dar subsídios para a concepção e planejamento de oficinas regionais;
Identificar as questões orientadoras para a construção dos programas das oficinas que norteie a discussão sobre a aplicabilidade da proposta de projeto no Brasil;
Realizar oficinas regionais sobre o tema.
6. Produtos/Resultados esperados:
Documento-Base sobre o estabelecimento de padrões de competência tecnológica para professores do ensino fundamental e médio no Brasil.
Documento de planejamento das oficinas regionais sobre o tema.
Documentos-síntese das oficinas regionais.
Relatórios, preliminar e final, com os resultados e as propostas brasileiras identificadas nas oficinas regionais.
7. Local de Trabalho: Brasília
8. Duração do contrato: 06 meses
Os interessados deverão enviar o CV do dia 13/04/2009 até o dia 25/04/2009 no seguinte endereço de email: ticsnaeducacao@unesco.org.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

UNESCO seleciona Especialista em Educação - DF

PROJETO 914 BRA 1123
EDITAL Nº 03/2009/CNE/MEC
1. Perfil: Especialista em Educação - Código 04/2009
2. Nª de vagas:01
3. Qualificação educacional: Pós graduação stricto sensu, mestrado ou doutorado.
4. Experiência profissional: No mínimo 5 anos de experiência em docência no Ensino Superior e
gestão educacional e com conhecimento da legislação educacional brasileira.
5. Atividades: A) Realizar estudo analítico das Diretrizes Curriculares aprovadas para os Cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia,
História, Letras, Matemática, Musica, Química e Teatro, buscando reconhecer os elementos formais da estrutura curricular que caracterizam a especificidade das Licenciaturas, definida nas
Diretrizes gerais para formação de professores (Resolução CNE 1/2002). B) Identificar e analisar
Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de IES a fim de verificar seu envolvimento em processos de
valorização dos cursos de Licenciatura, selecionadas intencionalmente a partir da organização de
dados já registrados em documentos e publicações acadêmicas e de consulta direta às IES, tomadas como referência em termos de sua trajetória histórica, seu status acadêmico e dos resultados obtidos por seus alunos dos Cursos de Licenciatura no ENADE 2005 e, quando possível, no ENADE
2008.
6. Produtos/Resultados esperados: Documento Técnico A: contendo análise das Diretrizes Curriculares aprovadas para os Cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Musica, Química e Teatro, buscando reconhecer os elementos formais da estrutura curricular que caracterizam a especificidade das Licenciaturas, definida nas Diretrizes gerais para formação de professores (Resolução CNE 1/2002). Documento Técnico B: contendo identificação e analise de Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de IES a fim de verificar seu envolvimento em processos de valorização dos cursos de Licenciatura, selecionadas intencionalmente a partir da organização de dados já registrados em documentos e publicações acadêmicas e de consulta direta às IES, tomadas como referência em termos de sua trajetória histórica, seu status acadêmico e dos resultados obtidos por seus alunos dos Cursos de Licenciatura no ENADE 2005 e, quando possível, no ENADE 2008.
7. Local de Trabalho: Qualquer cidade do território nacional.
8. Duração do contrato: 2 meses
Os interessados deverão enviar o CV do dia 09/04/2009 até o dia 19/04/2009 no endereço: SGAS Quadra 607, Lote 50, Sala 120 - CEP 70.200-670 - Brasília-DF, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.
Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

CEAO/UFBA seleciona, para cadastro de reserva, Professor(a) de Informática - BA

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA) seleciona, para cadastro de reserva:


PROFESSOR(A) DE INFORMÁTICA, para o Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, que visa complementar os estudos de estudantes ingressos na UFBA através do sistema de cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.


PERFIL:

· Experiência docente de 1(um) ano na área

· Formação em nível técnico ou superior na área

· Domínio da Língua Portuguesa

· Disponibilidade para trabalho aos sábados


FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Ciências da Computação ou área afim


ATRIBUIÇÕES:

· Planejar os conteúdos e atividades do curso sob sua responsabilidade – Informática Básica (60 horas);

· Ministrar aulas;

· Avaliar e emitir relatório de desempenho dos estudantes;

· Participar das reuniões de coordenação.


LOCAL DE TRABALHO: Centro de Estudos Afro-Orientais ou outra unidade de ensino da UFBA

DURAÇÃO DO CONTRATO: 3(três) meses

PAGAMENTO: R$ 30,00 (trinta reais) a hora-aula

SELEÇÃO: análise do currículo, da proposta de curso e entrevista (somente serão convidados para a entrevista os(as) candidatos(as) que preencherem os pré-requisitos exigidos).

Os(As) interessados(as) deverão comparecer ao CEAO, portando o plano de curso (com conteúdos e atividades), Curriculum Vitae com comprovação de escolaridade e das experiências profissionais até o dia 24/04/2009 (sexta-feira), das 9 às 17 horas. Procurar Profª Zelinda ou Lucylanne.

CEAO/UFBA seleciona, para cadastro de reserva, Professor(a) de Português - BA

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA) seleciona, para cadastro de reserva:

PROFESSOR(A) DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, para o Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, que visa complementar os estudos de estudantes ingressos na UFBA através do sistema de cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.

PERFIL:
· Experiência docente de 1(um) ano na área
· Formação em nível superior na área
· Domínio da Língua Portuguesa
· Disponibilidade para trabalho aos sábados

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Letras Vernáculas

ATRIBUIÇÕES:
· Planejar os conteúdos e atividades do curso sob sua responsabilidade – Produção de Textos (80 horas);
· Ministrar aulas;
· Avaliar e emitir relatório de desempenho dos estudantes;
· Participar das reuniões de coordenação.


LOCAL DE TRABALHO: Centro de Estudos Afro-Orientais ou outra unidade de ensino da UFBA
DURAÇÃO DO CONTRATO: 3(três) meses
PAGAMENTO: R$ 30,00 (trinta reais) a hora-aula
SELEÇÃO: análise do currículo, da proposta de curso e entrevista (somente serão convidados para a entrevista os(as) candidatos(as) que preencherem os pré-requisitos exigidos).
Os(As) interessados(as) deverão comparecer ao CEAO, portando o Curriculum Vitae com comprovação de escolaridade e das experiências profissionais, até o dia 24/04/2009 (sexta-feira), das 9 às 17 horas. Procurar Profª Zelinda ou Lucylanne.

CEAO/UFBA seleciona, para cadastro de reserva, Professor(a) de Inglês - BA

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA) seleciona, para cadastro de reserva:


PROFESSOR(A) DE INGLÊS, para o Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, que visa complementar os estudos de estudantes ingressos na UFBA através do sistema de cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino


PERFIL:

· Experiência docente de 1(um) ano na área

· Formação em nível superior na área

· Domínio da Língua Portuguesa

· Disponibilidade para trabalho aos sábados


FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Língua Estrangeira - Inglês


ATRIBUIÇÕES:

· Planejar os conteúdos e atividades do curso sob sua responsabilidade – Inglês Básico (80 horas);

· Ministrar aulas;

· Avaliar e emitir relatório de desempenho dos estudantes;

· Participar das reuniões de coordenação.


LOCAL DE TRABALHO: Centro de Estudos Afro-Orientais ou outra unidade de ensino da UFBA

DURAÇÃO DO CONTRATO: 3(três) meses

PAGAMENTO: R$ 30,00 (trinta reais) a hora-aula

SELEÇÃO: análise do currículo, da proposta de curso e entrevista (somente serão convidados para a entrevista os(as) candidatos(as) que preencherem os pré-requisitos exigidos).

Os(As) interessados(as) deverão comparecer ao CEAO, portando o Curriculum Vitae com comprovação de escolaridade e das experiências profissionais, até o dia 24/04/2009 (sexta-feira), das 9 às 17 horas. Procurar Profª Zelinda ou Lucylanne.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

SOS Corpo seleciona profissional - PE

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS

O SOS CORPO é uma organização da sociedade civil que tem no feminismo a base de sua construção e de sua ação institucional. É uma entidade autônoma que orienta sua prática pelos ideais de liberdade, igualdade e solidariedade.
Sediada em Pernambuco, integra movimentos nacionais e internacionais pela eliminação de todas as formas de injustiça, discriminação e exclusão social que historicamente têm marcado a vida das mulheres. Sua missão é contribuir para a democratização da sociedade brasileira por meio da promoção da igualdade de gênero com justiça social. As trabalhadoras do SOS Corpo desenvolvem, em conjunto, ações de educação, pesquisa, comunicação e assessoram outros grupos tendo em vista seu fortalecimento institucional.
Todas atuam politicamente no movimento feminista.


1. NÚMERO DE VAGAS
1 (uma).

2. INSCRIÇÕES
As interessadas deverão enviar e/ou entregar os seus materiais até 24 de abril de 2009. Os mesmos deverão ser entregues à secretaria do SOS Corpo, em um só envelope com seu nome, na rua Real da Torre, nº 593, Madalena, Recife-PE, ou enviados para o e-mail: secretaria@soscorpo.org.br> secretaria@soscorpo.org.br, em um só arquivo em formato doc, com a seguinte identificação: inscrição para seleção – nome da concorrente.

3. MATERIAL NECESSÁRIO PARA INSCRIÇÃO
a. Currículo;
b. Carta de intenções na qual justifique seu interesse em trabalhar no SOS Corpo e ao final, em tópico separado, informe a sua intenção salarial;
c. Um texto de autoria individual da concorrente (artigo, trabalho escolar, livro, cartilha ou outro) que demonstre a sua habilidade com a escrita.

4. PROCESSO SELETIVO
Será feito através de 3 etapas:
a. Análise do currículo e texto da concorrente;
b. Entrevistas com as selecionada na primeira fase;
c. Divulgação dos resultados por ordem de seleção.

5. REQUISITOS NECESSÁRIOS E/OU DESEJÁVEIS
a. Profissionais do sexo feminino com ensino superior;
b. Interesse em trabalhar em uma organização feminista;
c. Disponibilidade para viagens, trabalhos noturnos e em fins de semana, eventualmente;
d. Compromisso com dedicação exclusiva;
e. Habilidade em informática com programas livres (ou disponibilidade para uso)
f. Experiência de participação em movimentos sociais;
g. Experiência de coordenação de processos educativos com adultos/as de movimentos sociais;
h. Experiência com pesquisa social;
i. Habilidade e gosto para trabalhar em grupo;
j. Experiência com sistematização de experiências, artigos e relatórios;
k. Domínio do espanhol e/ou inglês falado e escrito (ou disponibilidade para aprender);
l. Residir em Recife (ou disponibilidade para mudar-se até o início do trabalho, a qual deve ser informada na carta de intenções).

6. CRONOGRAMA
a. Inscrição com entrega de currículo e texto – até 24 de abril de 2009;
b. Divulgação das selecionadas na primeira fase – 04 de maio de 2009;
c. Agendamento de entrevistas com a secretaria do SOS - 05 a 07 de maio de 2009;
d. Entrevistas individuais – 18 e 19 de maio de 2009;
e. Divulgação das aprovadas – 21 de maio de 2009;
f. Início do trabalho – 01 de junho de 2009.

7. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
A profissional contratada deverá integrar a equipe do SOS Corpo, o que corresponde a participar de equipes de programas e núcleos, desenvolvendo prioritariamente atividades como educadora, mas podendo também assumir atividades de pesquisa, assessoria, entre outras. Maiores informações sobre as práticas de trabalho, programas e núcleos do SOS Corpo podem ser obtidas consultando o site www.soscorpo.org.br.

8. COMISSÃO DE SELEÇÃO
Taciana Gouveia, Silvia Camurça e Carmen Silva.

9. INFORMAÇÕES
Através do seguinte endereço eletrônico anapaula@soscorpo.org.br> secretaria@soscorpo.org.br ou pelo telefone 3087-2086, com a secretária Fátima Santos e/ou Caline Nascimento.

Recife, 06 de abril de 2009.

SOS CORPO - Instituto Feminista Para Democracia

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CEAO/UFBA seleciona Estagiária - BA

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA) seleciona, para trabalho temporário:



1(UMA) ESTAGIÁRIA para o Projeto de Incentivo à Permanência de Estudantes Cotistas, com previsão de realização no período de abril a agosto de 2009.



PERFIL:

· A partir do 3º semestre dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Secretariado Executivo ou Administração

· Familiaridade com a Internet

· Preferencialmente, ex-participantes de projetos de incentivo à permanência


LOCAL DE TRABALHO: Centro de Estudos Afro-Orientais(CEAO), Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, Centro, Salvador/BA

DURAÇÃO DO CONTRATO: 4(quatro) meses

FORMA DE PAGAMENTO: Bolsa mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais)

SELEÇÃO: Análise de curriculum e entrevista

Os(As) interessados(as) deverão comparecer ao CEAO, portando o Curriculum Vitae com comprovação de escolaridade até o dia 08/04/2009 (quarta-feira). Procurar Profª Zelinda.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Seleção de pesquisadores Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens - BA

EDITAL DE SELEÇÃO

1 de abril de 2009

Seleção de pesquisadores e estagiários para o Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens realizado pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro em convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos – Convênio 066/2008 –SEDH/ PR - torna público o presente Edital e convoca os interessados a apresentarem a inscrição para participar do Programa de Redução da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens como pesquisador ou estagiário, mediante as condições estabelecidas neste edital.

O Programa de Redução da Violência Letal contra adolescentes e jovens é uma iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Análise de Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ) e com apoio do UNICEF e da Secretaria Especial de Direitos Humanos através da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SEDH/SPDCA).

1 – Informações Gerais

1.1 Sobre o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro – OF/RJ

O Observatório de Favelas é uma instituição de pesquisa e consultoria, que se dedica à produção e à troca de conhecimentos sobre comunidades populares urbanas. O Observatório visa elaborar, articular e implementar, a partir desses espaços, práticas exemplares para superar desigualdades e expandir direitos e responsabilidades, em prol de uma cidadania participativa e plena.

O Observatório de Favelas quer mostrar o potencial das favelas e contribuir para o fim da violência e da discriminação históricas vividas pelas populações desses locais. Ele atua por uma cidade onde se reconheça e se respeite as diferenças. Por acreditar que essas mudanças exigirão convencimentos e aprendizado coletivos na sociedade, a instituição procura intervir em conjunto com parceiros, numa rede sociopedagógica em contínua ampliação.

O Observatório intervém em três áreas: Direitos Humanos, Desenvolvimento Territorial e Comunicação e Cultura. Além de avaliar e sugerir políticas para as comunidades populares, ele produz conceitos e informações sobre esses espaços e incentiva novas representações das favelas, em contraponto a estigmas como os da carência e da violência.

Não é o foco prioritário do Observatório de Favelas a prestação de serviços à comunidade. O atendimento comunitário, quando feito, tem como objetivo o acúmulo de informações e experiências para a reflexão sobre conceitos e a elaboração de metodologias. A instituição não busca complementar ou substituir o Estado, e sim desenvolver programas que possam se tornar políticas públicas.

Criado em 2001, o Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), de atuação nacional. A sua sede fica no conjunto de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. De lá, saiu boa parte dos pesquisadores, mestres e doutores que fundaram o Observatório. Muitos dos que trabalham na instituição nasceram, moram ou moraram em favela.

Desde a sua fundação, o Observatório de Favelas tem atuado no campo dos Direitos Humanos partindo da premissa de que não há condições nos grandes centros urbanos do País de tratar de políticas sociais sem considerar o quadro de violência, em especial, a violência letal que atinge de forma contundente os moradores dos espaços populares e, sobretudo, a juventude. Nesse sentido, temos desenvolvido estudos e proposições de políticas a partir do eixo da valorização da vida, visando a formulação de estratégias de enfrentamento da violência urbana que reúnam a Sociedade Civil e o Estado e tenham potencial para se constituir em políticas públicas.

1.2- Sobre o projeto:

A violência letal contra adolescentes e jovens constitui um dos maiores problemas sociais de nosso país. Nos últimos anos esta forma de violência tem se colocado como um obstáculo ao desenvolvimento social, econômico e humano, limitando as perspectivas de vida de muitos adolescentes e jovens brasileiros.

Nos grandes centros urbanos, a violência letal associa-se a um quadro que envolve a precarização das condições de vida, especialmente dos moradores de favelas e periferias das cidades, uma política de segurança pública pautada na lógica do confronto como principal estratégia de intervenção e o aumento da presença de grupos criminosos armados que disputam o domínio de territórios. Neste contexto, as principais vítimas dos homicídios tem sido jovens, negros e moradores de espaços populares.

Por outro lado, a consulta nacional sobre a violência contra a criança e adolescente organizada por UNICEF em 2005 identificou problemas relevantes como: a falta de confiabilidade dos dados nesta área, a desarticulação dos programas e a fragmentação das ações existentes, dificuldades no campo da replicação e da sustentabilidade de programas e projetos locais e o baixo impacto das ações identificadas na redução da violência.

Desde 2001 o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro vem se debruçando sobre esta problemática, produzindo estudos e reflexões, bem como articulando atores em torno da formulação de alternativas para a redução da violência urbana e, em particular, as formas de violência que atingem a juventude.

Foi a partir desta trajetória que o Observatório de Favelas, em parceria com o Laboratório de Análise de Violência da UERJ, elaborou um programa voltado para a redução da letalidade de adolescentes e jovens no Brasil, que conta com o apoio do UNICEF e da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH/SPDCA).

O Programa de Redução da Violência Letal estrutura-se em três vertentes de atuação: I - a articulação política, que prevê ações de advocacy nacional e de mobilização de diferentes atores sociais; II - a produção de indicadores sobre a mortalidade de adolescentes e jovens no Brasil, tendo em vista a construção de mecanismos de monitoramento que possam subsidiar políticas públicas; III - o levantamento, análise e difusão de metodologias que contribuam para a prevenção da violência e, sobretudo, para a diminuição das taxas de letalidade de adolescentes e jovens no Brasil.

O presente edital está dirigido à contratação de pesquisadores locais e estagiários que atuarão prioritariamente nos eixos I e III do programa, realizando o levantamento de políticas públicas, ações públicas e práticas sociais no campo da prevenção da violência, bem como atividades de mobilização e articulação de redes.

Este trabalho será desenvolvido ao longo de 12 meses, em 11 áreas metropolitanas contempladas pelo projeto: Recife, Salvador, Maceió, Belém, Distrito Federal (RIDE/DF), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre.

Serão contratados apenas 1 pesquisador e 1 estagiário por região metropolitana.

1.3 – Pré-requisitos:

Pesquisadores: Formação em ciências sociais ou áreas afins e experiência anterior em pesquisas sobre violência urbana, segurança pública e/ou políticas públicas.

Estagiários: Estar cursando a graduação em ciências sociais ou áreas afins e ter experiências com movimentos sociais, trabalhos comunitários ou outras atividades de participação cidadã. Preferencialmente moradores de espaços populares ou com histórico de vivência em comunidades populares.

Pesquisadores e estagiários: Residir em uma das seguintes cidades ou arredores: Recife, Salvador, Maceió, Belém, Distrito Federal (RIDE/DF), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre.

Atenção: Serão selecionados apenas um pesquisador e um estagiário de cada região metropolitana envolvida no projeto.

1.4 – Recursos Financeiros

Pesquisador: R$ 1500,00 mensais (valor bruto)

Estagiário: R$ 400,00 mensais

1.5 – Carga horária

Pesquisador: 30h semanais

Estagiário: 20h semanais

Atenção: Na primeira semana de junho de 2009 todos os pesquisadores e estagiários selecionados devem ter disponibilidade para participar das oficinas de treinamento que acontecerão no Rio de Janeiro. Os custos de passagem, alimentação e hospedagem relativos a esta atividade de formação serão assumidos pelo Observatório de Favelas.

1.6 – Prazos de Execução do Projeto

12 meses

2 – Das Inscrições

2.1 – As inscrições devem ser apresentadas mediante envio de currículo, via correio eletrônico para: prvl@observatoriodefavelas.org.br entre os dias 01/04/2009 e 15/04/2009;

2.2 – O Observatório de Favelas não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados;

2.3 – Após o prazo final para recebimento das inscrições, nenhuma proposta nova será recebida;

2.4 – O candidato inscrito se compromete automaticamente, caso aprovado, a entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital;

2.5 O candidato não precisará efetuar pagamento de nenhuma espécie.

3 – Análise e Seleção

A seleção das inscrições recebidas será realizada por uma comissão composta pela coordenação e pela equipe de supervisão técnica do projeto mediante análise dos currículos e aplicação de uma entrevista por escrito.

Etapa I:

  • Análise dos currículos recebidos. Essa etapa, de caráter eliminatório, tem como objetivo verificar se o candidato atende aos pré-requisitos apontados no item 1.3 deste edital;

* Os candidatos selecionados nesta etapa, serão convocados para a etapa II do processo de seleção.

Etapa II:

Entrevista por escrito a ser realizada entre os dias 04/05/09 e 08/05/09.

Nesta etapa, a comissão de seleção irá avaliar os candidatos selecionados na primeira etapa, a partir dos seguintes critérios:

Pesquisadores:

- Experiência em pesquisa;

- Produção sobre violência urbana e/ou segurança pública

- Conhecimento da região metropolitana e de atores estratégicos que atuam no campo da prevenção da violência

Estagiários:

- Experiências com movimentos sociais; trabalhos comunitários ou outras atividades de participação cidadã;

- Capacidade de mobilização e articulação de redes sociais.

- Inserção em espaços populares da região metropolitana


4 – Resultado da Seleção

4.1 - Etapa I A relação dos pesquisadores selecionados na primeira etapa, será divulgada no endereço eletrônico www.observatoriodefavelas.org.br no dia 30/04/09. Nesta ocasião o candidato será informado sobre o seu dia e local de entrevista.

4.2 - Etapa II O resultado final da seleção será divulgado, no dia 25/05/2009, no endereço eletrônico www.observatoriodefavelas.org.br. Nesta ocasião o candidato terá todas as informações sobre as oficinas de treinamento que provavelmente acontecerão na primeira semana de junho de 2009, no Rio de Janeiro.

5– Informações Adicionais

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidos no seguinte contato: prvl@observatoriodefavelas.org.br


6 – Cláusula de Reserva

A comissão de seleção reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

7 – Cronograma

FASES

DATA

Divulgação do Edital

01/04/09

Período de inscrição

De 01/04/09 a 15/04/09

Etapa I: Pré-seleção: Análise de currículos

De 16/04/09 a 30/04/09

Divulgação do resultado Parcial (no site do OF/RJ)

30/04/09

Etapa II: Entrevistas por escrito

De 04/05/09 a 08 /05/09

Divulgação do resultado final (no site do OF/RJ)

25/05/09

Oficinas de treinamento no Rio de Janeiro

Primeira semana de junho*

* Obs: A proposta de data da oficina de treinamento ainda pode sofrer alguma alteração, mas solicitamos que os pesquisadores e estagiários tenham disponibilidade para realizar esta viagem a partir da primeira semana de junho.

Pesquisa personalizada