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quarta-feira, 31 de março de 2010

PM-BA abre 120 vagas para oficiais

Foi publicado no Diário Oficial da Bahia desta quarta-feira (31/3) o edital de abertura do concurso para o curso de formação de oficiais de Polícia Militar da Bahia (CFOPM/2010).  São 120 vagas, sendo 108 para homens e 12 para mulheres. O edital estará disponível nos sites www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br só a partir da semana que vem. As inscrições serão feitas apenas por meio da internet, entre os dias 6 e 26 de abril. A taxa custa R$ 85.

Candidatos devem ter de 18 a 30 anos de idade, ensino médio completo e carteira de motorista do tipo B. A estatura mínima exigida é de 1,60m, para homens, ou 1,55m, para mulheres. A aplicação das prova escrita (português, redação, inglês, conhecimentos contemporâneos, matemática e noções de direito) acontecerá no dia 6 de junho. Os candidatos também serão submetidos a teste psicológico, exame médico e odontológico, teste de aptidão física e investigação social.

Resort da Bahia abre 560 vagas de emprego - BA

Um dos hotéis resort mais famosos da Bahia, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa – do grupo espanhol Fiesta Hotel Group – disponibiliza 560 vagas para cargos como jardineiros, cozinheiros, arrumadeiros, coreógrafos, dançarinos, front-office e relações públicas.
O hotel está situado no município de Mata de São João, na praia de Imbassaí, que fornecerá 70% dos colabores do hotel, em parceria com o Instituto Ibassaí, que treinou 800 alunos em diversas áreas relacionadas à hotelaria e turismo.
O processo de recrutamento e seleção terá início entre o fim de abril e o começo de maio, e o pis salarial será de R$ 550,00, podendo chegar a R$ 6.000,00 nos cargos de gerência.
Não é necessário experiência, mas é de extrema importância a fluência em idiomas como inglês e espanhol nos cargos que possuem contato direto com o cliente.

Os currículos devem ser enviados para o e-mail: pessoal.brasil@fiestahotelgroup.com.

terça-feira, 30 de março de 2010

OXFAM contrata Chefe do Escritório de Campanhas e Advocacy - DF

Oxfam Internacional é uma confederação de 14 organizações que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade em todo o mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apóia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais, regionais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos. Oxfam Internacional atua em mais de 100 países apoiando cerca de 3000 parceiros.

Oxfam Internacional no Brasil, Brasília
(CÓDIGO INT 3745)
O (A)s interessados(as) deverão enviar CURRÍCULO (em português) por e-mail, para PLANUS – Estratégia e Gestão, mencionando o nome e o código do cargo até 16/04/2010. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone para contato (55 81) 3241.2525 (Flávio Galvão / Virginia Mendes)

Sobre a OXFAM Internacional:
Oxfam Internacional é uma confederação de 14 organizações que trabalham pelo fim da pobreza e da desigualdade em todo o mundo. Ela busca soluções para melhoria das condições de vida no planeta e apóia a sociedade civil organizada e movimentos sociais locais, regionais e internacionais que lutam por mudanças de práticas, crenças e atitudes que resultem em mais justiça entre os povos. Oxfam Internacional atua em mais de 100 países apoiando cerca de 3000 parceiros. As 14 organizações que integram Oxfam Internacional têm suas sedes nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá (Oxfam Canadá e Oxfam Quebec), Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, México, Nova Zelândia e Reino Unido. Além de Brasília, Oxfam Internacional possui Escritórios em Adis Abeba, Bruxelas, Genebra, Nova York e Washington DC. O Secretariado de Oxfam Internacional tem sua sede em Oxford, Reino Unido.

Missão do Cargo: Chefiar o Escritório de Campanhas e Advocacy de Oxfam Internacional em Brasília.
• Representa a Oxfam Internacional
• Gerenciar equipe de 5 pessoas.
• Responsabilidade orçamentária: até 4 milhões de reais.
• Assumir posição de liderança estratégica contribuindo para a construção da visão de longo prazo da organização nos âmbitos local, regional e global.
• Responsável pela construção de relações e alianças com diferentes setores da sociedade para alcançar mudanças nas políticas e praticas que impactam a pobreza e a desigualdade.
• Contribuir para o entendimento dentro da organização das políticas do Brasil no nível nacional e no cenário internacional através do conhecimento profundo e analise continua do contexto da realidade brasileira.

Responsabilidades
• Exercer liderança estratégica do trabalho de campanhas e advocacy relacionado com o Brasil, buscando articulá-lo com os níveis regional e global de Oxfam Internacional.
• Coordenar a atuação de lobby, de pesquisa e de comunicação social do Escritório de Brasília no âmbito das estratégias nacional, regional e internacional de Oxfam.
• Facilitar uma colaboração de alto nível entre os afiliados de Oxfam que desenvolvem atividades de advocacy e campanhas relacionadas com o Brasil.
• Desenvolver e manter relações com um conjunto abrangente de atores: governo, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, universidades, meios de comunicação, organizações internacionais e setor privado, entre outros.
• Elaborar e implementar estratégias de comunicação social incluindo conceder entrevistas ou escrever artigos para veículos de comunicação nacionais e internacionais.
• Manter um alto nível de expertise referente às políticas públicas implementadas no Brasil e à atuação do Brasil no cenário internacional, elaborando análises técnicas e políticas do mesmo.
• Trabalhar conjuntamente com a Oxfam Internacional na América do Sul (SAM) e na América Central, México e Caribe (CAMEXCA). Quando necessário, promover a articulação com outras regiões em que Oxfam atua.
• Articular contrapartes, aliados e outros setores da sociedade para atuação conjunta no trabalho de advocacy e campanhas fortalecendo suas capacidades e planos.
• Gerenciar o escritório de Brasília, no que se refere ao seu funcionamento operacional incluindo temas legais, administrativos e financeiros.
• Gerenciar a equipe do Escritório, assegurando que os funcionários recebam oportunidades de desenvolvimento de carreira e treinamento.
• Aprovar projetos e iniciativas apresentadas por organizações parceiras no marco dos acordos feitos com as afiliadas de Oxfam Internacional que atuam no Brasil.
• Assegurar o acompanhamento efetivo dos projetos que recebem recursos da organização,
•  Produzir relatórios, tanto financeiros como narrativos, que demonstrem adequada transparência (accountability) e que sejam adequadas as necessidades dos diferentes afiliados

Requisitos:
Experiência
• Experiência trabalhando com organizações sociais de grande porte;
• Expressiva experiência de trabalho em organizações da sociedade civil brasileira nas áreas de advocacy, policy, lobby e campanhas;
• Experiência na elaboração e participação em campanhas da sociedade civil nacional e/ou internacional;
• Com expertise referente às políticas públicas implementadas no Brasil e à atuação do Brasil no cenário internacional;
• Experiência e relacionamento direto com as mais diversas mídias;
• Experiência em gerenciamento de equipe e políticas de recursos humanos.
• Experiência em conduzir atividades administrativas, financeiras, orçamento, produção de relatórios (accountability), temas legais
• Experiência em elaboração, análise e avaliação de Projetos;

Conhecimentos específicos
• Conhecimento aprofundado e compreensão do contexto político, social e econômico do Brasil e do papel que o país ocupa no cenário internacional e, mais especificamente, na América Latina;
• Profundo conhecimento sobre os temas da pobreza, da desigualdade, do desenvolvimento, da integração regional e do meio ambiente;
• Conhecimento das questões de gênero, ações e políticas para eliminar as desigualdades;

Habilidades e Competências
• Compromisso com os valores e crenças de Oxfam Internacional e o desejo de desempenhar papel importante em uma organização internacional empenhada em combater a pobreza e a desigualdade, a partir do exercício do trabalho com outros;
• Capacidade para pensar estrategicamente, alcançar os resultados de sua responsabilidade e de liderar grupos;
• Capacidade de análise estratégica sobre a realidade para a produção de textos e documentos a serem circulados nos mais altos escalões tanto de organizações da sociedade civil como de governo;
• Capacidade de influenciar tomadores de decisão do alto nível;
• Capacidade para articular e construir alianças entre diferentes atores e setores, procurando construir consensos e posições comuns por meio de habilidades bem  desenvolvidos para influenciar e negociar posições.
• Sensibilidade política e bom julgamento no posicionamento da organização dentro alianças e parcerias e no âmbito publico
• Capacidade de trabalho em parceria para o planejamento e implementação de objetivos que levem a mudança em políticas, práticas, atitudes e crenças;
• Excelente habilidade em comunicação escrita e oral, incluindo capacidade para apresentação oral em eventos nacionais e internacionais nos idiomas Inglês e Português;
• Habilidade para gerenciar orçamentos e  acompanhamento financeiro;
• Sensibilidade para questões de gênero e diversidade e compromisso em trabalhar para eliminar as desigualdades

Formação educacional
• Curso superior completo preferencialmente na área social.
• Fluência em português e inglês (ler, falar e escrever). Desejável fluência em espanhol.
• Conhecimento na utilização de softwares, principalmente: Word, Excel, Power Point e correio eletrônico.

Salário: R$ 9.752,00 por mês (bruto)
Benefícios: Plano de saúde médico e odontológico
Sugerimos que os(as) interessados(das) consultem o site www.oxfam.org.uk para melhor conhecer a Oxfam e suas ações.

Nathalie Beghin
Coordenadora Interina do Escritório de Campanhas e Advocacy
Oxfam Internacional
SCS Quadra 8 Bloco B-50, Sala 401
Ed. Venâncio 2000, Brasília-DF, Brasil
70.333-900
Tel: (55) (61) 3321-4044
Cel: (55) (61) 8173-7475
E-mail: nbeghin@oxfam.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

IF Baiano abre inscrições para concurso de professor nesta segunda (29) - BA

São oferecidas 63 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Os cargos serão exercidos nos campi Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença.
 Os salários variam R$ 2.757,64 a R$ 6055,01, de acordo com a qualificação do candidato. A seleção será realizada em três fases: provas escrita, de desempenho didático e de títulos. A primeira fase será realizada no dia 25 de abril.
 As inscrições custam R$ 100 e devem ser realizadas entre os dias 29 de março a 12 de abril através do site www.ifbaiano.edu.br/selecaodocente2010.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Garanta sua vaga no Censo 2010

IBGE recebe até domingo inscrições para o cargo de recenseador. São mais de 191 mil vagas destinadas a candidatos com, no mínimo, Nível Fundamental completo. Remuneração pode chegar a R$ 4 mil nos três meses de atividade

POR ALINE SALGADO

Rio - Boa capacidade de comunicação, Nível Fundamental completo, disponibilidade de horário e interesse em ganhar até R$ 4 mil por três meses de trabalho. Esse é o perfil de profissionais que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) espera atrair no concurso que disponibiliza 191.972 vagas de recenseador em todo o País.
Nas grandes cidades, 5% da população irão também responder ao questionário completo ou por amostra | Foto: Divulgação
As inscrições na seleção terminam no próximo domingo, 4 de abril, e devem ser feitas no www.cesgranrio.org.br. A previsão é que a pesquisa nacional dure de três a quatro meses, dependendo da localidade. O concurso para recenseador do IBGE é uma boa oportunidade para quem está desempregado e até para jovens universitários, que buscam uma renda extra.
Segundo Maria Vilma Garcia, coordenadora operacional do IBGE, o perfil de candidato é comum, especialmente, em grandes centros urbanos como Rio e São Paulo. “Nesses locais, 90% dos inscritos têm Ensino Médio completo e alguns cursam o Nível Superior”, atesta.
Mas isso não quer dizer que candidatos que cursaram apenas até o 9º ano do Ensino Fundamental não tenham competência para serem bons recenseadores. “O questionário é simples. Além disso, os candidatos aprovados nas provas objetivas passarão por um curso de preparação para o trabalho de pesquisador”, lembra a coordenadora operacional.

As provas estão previstas para 30 de maio. Os candidatos terão de responder a questões de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais, além de Conhecimentos Específicos — em que serão cobradas noções da cartilha do Censo 2010, disponibilizado no ato da inscrição.
Diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella orienta aos candidatos destinarem mais esforço de estudo nos assuntos técnicos do Censo. “A apostila acompanha o edital e essa é a disciplina que vale metade dos pontos da prova. Ela não apresentará muitas dificuldades. É basicamente um guia para o recenseador”, afirma o especialistas, que lembra que os candidatos também devem ter cuidado com a Matemática.
Para as provas de Conhecimentos Gerais, a dica é ler bastante jornais e revistas e fazer uma retrospectiva dos acontecimentos que mais marcaram o País nos últimos anos. Baixar as provas de seleções anteriores, no site da Cesgranrio, também pode ajudar na revisão.
Pesquisa nacional terá início em 1º de agosto
Neste ano, o censo terá novidades. Além de perguntas tradicionais — idade, sexo, cor ou raça, renda, bens e condições do domicílio — o IBGE quer saber quantas famílias são chefiadas por mulheres e número de casais homossexuais. Pelo novo questionário, que começa a ser passado em 1º de agosto, o instituto busca aferir quantidade de brasileiros com pós-graduação, tempo de deslocamento para o trabalho e número de domicílios com computador e acesso à Internet.
Para facilitar a realização das entrevistas e a apuração dos dados nos 58 milhões de casas espalhados pelo País, os recenseadores contarão com modernos computadores portáteis. Para dar mais segurança ao processo, eles serão identificados com colete e crachá com o número de identidade.
 Entrevistados vão responder a um questionário básico, com 15 perguntas e previsão de duração de 15 minutos. Nas grandes cidades, 5% da população irão também responder ao questionário completo, ou por amostra. A escolha será por sorteio eletrônico. As 110 perguntas levarão, em média, 30 minutos para ser respondidas.
TOME NOTA
INSCRIÇÕES
O cadastro deve ser feito até domingo, 4 de abril, pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 18.

TREINAMENTOOs aprovados nos testes objetivos passarão ainda por treinamento, de caráter eliminatório e classificatório. O curso é dividido em duas etapas — autoinstrução e presencial — e vai de 5 a 24 de julho. Na primeira etapa os candidatos receberão apostilas, que deverão ser estudadas em casa. Na segunda fase, presencial, os participantes passarão por exercícios práticos, aprenderão a manusear o computador de mão (palm top) e terão de fazer provas, que contarão pontos para a classificação final.

REMUNERAÇÃOA cada 300 residências entrevistadas, o recenseador receberá entre R$ 1.181 a R$ 1.612. Mas quanto mais rápido atuar, poderá fazer outras pesquisas e receber mais.

sábado, 27 de março de 2010

Programa Jovem Aprendiz inscreve para vagas na EMBASA - BA

O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes.

Serão duzentos e dois (202) candidatos selecionados e convocados para admissão, terão contrato de aprendizagem por tempo determinado (02 anos), regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT (art. 428 e seguintes), submetendo-se à jornada de 20 (vinte) horas semanais e a uma remuneração mensal de meio salário mínimo durante o treinamento e de 2/3 do salário mínimo durante a prática supervisionada. A EMBASA oferece outros benefícios sociais: assistência médica e vale-transporte.

As inscrições serão realizadas nos dias 30 e 31 de março de 2010, das 8h às 17h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, situado à Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande. A inscrição será gratuita.


Os adolescentes que se habilitarem a uma das duzentas e duas (202) vagas deverão atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter nascido entre 17/05/1994 e 17/05/1996; (Entre 14 e 16 anos, observando a data de nascimento).
  • Estar matriculado em escola da rede pública e cursando a 7ª ou 8ª série do Ensino Fundamental ou na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio;
  • Não ter nenhum membro da família participando de programas de aprendizagem;
  • Estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF e apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos e;
  • Conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.
O processo seletivo constará das seguintes etapas:

1ª etapa: prova objetiva das disciplinas de Português, Matemática Conhecimentos Gerais e Cidadania, em um único caderno, perfazendo o total de 75 questões.
A prova será aplicada no Colégio Estadual Bolivar Santana, no dia 11 de abril, às 8h.

2ª etapa: análise do histórico escolar e da documentação, que acontecerá no período de 19 a 23 de abril de 2010, sendo válido o histórico ou atestado escolar referente ao ano anterior cursado pelo candidato.

O edital encontra-se no site: http://www.vsba.ba.gov.br

Estágio na área gráfica - BA

CONHECIMENTOS DE:

Corel Draw • Photoshop • Indesign

enviar currículo para:
joelcalixto@yahoo.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

Processo de Seleção e Formação para Cadastro Reserva de Tutores - BA

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção e formação de cadastro de reserva de tutores presenciais e a distância para atuarem nos cursos de Administração Pública, Matemática e Pedagogia oferecidos pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) e vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, nos Pólos relacionados neste Edital.
Para o Pólo UAB Salvador são 10 vagas para a seleção e formação do cadastro reserva de Tutores Presenciais do curso de Pedagogia. As inscrições ocorrerão até o dia 26 de março de 2010, das 9 às 12 h e das 14 às 17, na Rua Rio Grande do Sul, 509 – Pituba, ao lado do prédio da APAE.
Para mais esclarecimentos é importante consultar o edital no site: http://www.cead.ufop.br/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=79

terça-feira, 23 de março de 2010

ONU oferece bolsas para jovens jornalistas

Interessados podem se inscrever até o dia 09/04

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com inscrições abertas para o seu programa de bolsas para jovens jornalistas de países em desenvolvimento. Os selecionados passarão dois meses em Nova Iorque, onde farão a cobertura da 65ª Assembleia Geral da Organização. Os interessados podem se inscrever até o dia 09 de abril.

O fundo Dag Hammarskjöld de Bolsas para Jornalistas cobre os gastos com viagem, acomodação, além de um subsídio para gastos diários. Há bolsas para profissionais de rádio, TV, impresso e internet.

Os candidatos devem ter entre 25 e 35 anos, ser nativo de algum país em desenvolvimento e trabalhar em um veículo de comunicação.

Mais informações em www.unjournalismfellowship.org.

Fonte: Portal Comunique-se (adaptado)

UFRB oferece 43 vagas em concurso para Professor - BA

O valor total da inscrição, para todas as classes relativas ao cargo deste concurso, é de R$ 90,00 (noventa reais). As inscrições podem ser realizadas no Centro ao qual estiver vinculada a matéria/área de conhecimento em que o candidato irá se inscrever. São 43 vagas. Em 4 vagas exige-se apenas graduação, em 22 delas, exige-se Mestrado, e no restante, Doutorado. Veja as matérias/Áreas de Conhecimento:

•    São 7 vagas para o CCAAB (Cruz das Almas)
1.    Cirurgia Veterinária com Ênfase em Grandes Animais, graduação em Medicina Veterinária - Doutorado;
2.    Legislação, Perícias e Ética Profissional com Ênfase em Direito Cooperativista, graduação em áreas afins - Mestrado;
3.    Manejo Florestal com ênfase em Estradas, Colheita, Transporte e Logística Florestal, graduação em Engenharia - Doutorado;
4.    Manejo Florestal com Ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica Aplicados a Engenharia Florestal, Graduação em Cursos de Ciências Agrárias, Biológicas ou Ciências da Terra - Doutorado;
5.    Medicina Veterinária Preventiva com Ênfase em Doenças Infecciosas dos Animais, graduação em Medicina Veterinária – Doutorado;
6.    Morfofunção Animal com ênfase em histologia e embriologia comparada, graduação em Ciências Biológicas - Doutorado;
7.    Conservação dos recursos naturais com ênfase em conservação dos recursos naturais renováveis, graduação em Ciências Agrárias ou em Ciências Biológicas – Mestrado.

•    São 16 vagas para o CETEC (Cruz das Almas)
1.    Topografia e Geodésia, graduação em Engenharia de Agrimensura ou áreas afins - Mestrado em Engenharia de Agrimensura;
2.     Desenho, graduação em Arquitetura, Engenharia ou áreas afins Mestrado em Arquitetura ou Engenharia;
3.    Física, Bacharelado em Física ou áreas afins - Mestrado em Física ou áreas afins (2 vagas); Doutorado em Física (4 vagas). 
4.    Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico, graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado em Engenharia Mecânica ou na área de ênfase do concurso;
5.    Engenharia Mecânica/ Materiais e Processos de Fabricação, graduação em Engenharia Mecânica - Mestrado em Engenharia Mecânica ou na área de ênfase do concurso;
6.    Engenharia Elétrica/ Eletrônica Analógica, graduação em Engenharia Elétrica - Mestrado em Engenharia Elétrica ou áreas afins;
7.     Engenharia Elétrica/ Eletromagnetismo e Máquinas Elétricas, graduação em Engenharia Elétrica - Mestrado em Engenharia Elétrica;
8.    Engenharia Elétrica/ Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, graduação em Ciência da Computação ou Engenharia ou Matemática ou áreas afins - Mestrado em Computação ou áreas afins;
9.    Engenharia da Computação/ Estrutura de Dados e Programação, Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia ou Matemática ou áreas afins - Mestrado em Computação ou áreas afins;
10.    Engenharia da Computação/Engenharia de Software e Banco de Dados, graduação em Ciência da Computação ou Engenharia ou Matemática ou áreas afins - Mestrado em Computação áreas afins.


•    São 5 vagas para o CCS (Santo Antonio de Jesus) - requisitos específicos:
1.    Saúde Coletiva/Situação de Saúde, graduação Saúde ou formação em psicólogo Doutorado em Áreas de Saúde, Saúde coletiva ou áreas afins;
2.    Ciências dos alimentos Alimentação coletiva, graduação em Nutrição (3 vagas);
3.    Ciências dos alimentos/Ciências dos alimentos com ênfase em Dietética e Alimentação Coletiva, graduação em Nutrição (1 vagas).

•    São 5 vagas para o CAHL  (Cachoeira) - requisitos específicos:
1.    Teoria Museológica;  Mestrado.
2.    História da Arte, Graduação na Área de Ciências Humanas ou na Área de Ciências Sociais ou na Área de Ciências Sociais Aplicadas ou na Área de Artes ou em Arquitetura - Mestrado em História da Arte ou em História ou Artes Visuais ou Áreas afins à matéria;
3.    Pesquisa Social e Serviço Social, graduação em Serviço Social - Mestrado em Serviço Social ou áreas afins;
4.    Serviço Social e Estágio Supervisionado, graduação em Serviço Social - Mestrado em Serviço Social ou áreas afins;
5.    História da América, graduação em História - Doutorado em História.


•    São 11 vagas para o CFP (Amargosa) - requisitos específicos:
1.    Matemática, Bacharelado ou Licenciatura em Matemática - Mestrado em Matemática; (2 vagas)
2.    Ensino de Física, Bacharelado ou Licenciatura em Física - Mestrado em Ensino de Física ou Ciências com ênfase em Ensino de Física;
3.    Física Experimental, Bacharelado ou Licenciatura em Física - Mestrado em Física com ênfase em Física Experimental. ;
4.    Educação em Química e Química Geral, graduação em Química - Mestrado em Educação ou em Educação em Química;
5.    Bases Fisiológicas e Cinesiológicas plicadas à Educação Física Escolar, graduação em Educação Física - Mestrado em Educação Física ou áreas afins;
6.    Teoria da Literatura, graduação em Letras - Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em teoria literária;
7.    Literatura Brasileira, graduação em Letras - Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em literatura brasileira, historiografia literária e literatura brasileira contemporânea;
8.    LIBRAS, Licenciatura - Mestrado em Letras ou em Educação e Certificação de Proficiência para o Uso e Ensino de LIBRAS obtido por exame do MEC (PROLIBRAS), com pesquisa e Experiência docente em LIBRAS;
9.    Língua e Literaturas Inglesas, graduação em Letras com língua inglesa - Mestrado em Letras, com pesquisa e experiência docente em Língua e Literaturas Inglesas;
10.    Língua Portuguesa, graduação em Letras Vernáculas - Doutorado em Letras ou Lingüística, com experiência de ensino e pesquisa em Língua Portuguesa, com ênfase em fonética, morfologia e sintaxe da língua.
O edital completo e maiores informações estão no site www.ufrb.edu.br/concursos.

IMA seleciona profissionais de Administração e Secretariado Executivo - BA

O IMA (Instituto do Meio Ambiente) está fazendo um Banco de Currículos para Programa de Estágio. (Diversas areas)

Atualmente, estamos precisando de currículos na área de Administração e Secretariado Executivo, e os mesmos devem ser encaminhados para marcos.silva@ ima.ba.gov. br

Qualquer dúvida podem me ligar.
Atenciosamente,

Hortência Almeida
Graduanda Sec.Executivo- UFBa
(71) 8777 7826

CRIA seleciona vários profissionais - BA


ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO

O CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes seleciona pessoal para compor a sua equipe de trabalho, conforme especificações abaixo.
Os interessados deverão encaminhar até o dia 30/03/2010, curriculum vitae e portfólio para o endereço: projetos@criando.org.br, indicando no assunto em qual área deseja trabalhar.

ÁREA COMUNICAÇÃO
VAGA: 01 PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO

Os candidatos devem ter experiência em assessoria de imprensa e de comunicação institucional nas áreas cultural e social.
A carga horária é de 30 horas semanais (horário a combinar) e a remuneração é de R$ 1.200,00 mais vale-transporte e ticket alimentação. A contratação terá caráter de prestação de serviço.

Atividades básicas:
- Produção de conteúdos específicos para a imprensa, sugestões de pauta, contatos estratégicos, corpo-a-corpo com jornalistas, agendamentos, preparação da equipe para o relacionamento com a imprensa.
- Produção de conteúdos para as mídias próprias – portal, portifólios, materiais de divulgação diversos - trabalho conjunto com a coordenação.
- Desenvolvimento de estratégias e execução de ações de comunicação interna.
- Participação em atividades de formação de jovens.
- Acompanhamento/cobertura de ações comunitárias e outros eventos da instituição.

Conhecimentos necessários:
- Produção de textos jornalísticos
- Desenvolvimento de planos de comunicação
- Criação de blogs
- Publicação na Internet
- Redes sociais
- Produção e envio de news letter


ÁREA DE PRODUÇÃO CULTURAL
VAGA: 02 ESTAGIÁRIOS

Os candidatos devem ter interesse e disponibilidade para vivenciar processos de trabalho coletivo
com foco na articulação sociocultural e formação de jovens, buscando interagir com espaços de
proposição de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e cultura e de mobilização de
recursos para a sustentabilidade institucional.

A carga horária é de 20 horas semanais (horário a combinar) e a remuneração é de R$ 450,00,
mais ticket alimentação.

Atividades básicas:
- Apoio à produção executiva e à mobilização de recursos da instituição
- Cotação de preços para a contratação de serviços
- Identificação de pautas e espaços para a realização de eventos
- Participação em ações estratégicas, comunitárias e em atividades de formação do CRIA
- Apoio à elaboração de relatórios e sínteses de reuniões
- Organização e manutenção do arquivo da área de produção
- Apoio às demandas de produção das diversas áreas do CRIA

Conhecimentos necessários:
- Elaboração de documentos e projetos
- Planejamento, execução e avaliação de ações culturais
- Ferramentas do Word e Excel
- Atendimento ao público

ÁREA DE SUSTENTABILIDADE
VAGA: 01 PROFISSIONAL DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS E GESTÃO FINANCEIRA

Os candidatos devem ter experiência em elaboração, acompanhamento de projetos sócio culturais, gestão administrativa financeira institucional e liderança de equipes de trabalho.
A carga horária é de 25 horas semanais (horário a combinar) e a remuneração é de R$2.100,00. A
contratação terá caráter de prestação de serviço.

Atividades básicas:
- Coordenar a implementação do Plano de Mobilização de Recursos
- Gerenciar a execução orçamentária e financeira dos projetos da instituição
- Elaborar o orçamento institucional global
- Participar da construção e gestão do Projeto Institucional anual
- Estabelecer contatos estratégicos com diferentes atores (apoiadores, parceiros, representantes do Poder Público e etc)
- Representar a instituição em espaços estratégicos, eventos internos e externos
- Elaborar relatórios institucionais
- Acompanhar auditorias
- Coordenar equipes administrativa, financeira e de mobilização de recursos

Conhecimentos necessários:
Ter experiência em mobilização de recursos, gestão financeira de projetos, coordenação de
equipes, abertura para trabalhar em processos de construção coletiva e experiência em
construção de orçamentos e prestação de contas.

CRONOGRAMA
DATA ETAPA
17/03/2010 Divulgação de edital e-mails
30/03/2010 Recebimento de CVs
30/03 a 5/4/2010 Avaliação de CVs e convocação
6/4/2010 Dinâmicas de grupo
7 e 8/04/2010 Entrevista específica de cada área
9/4/2010 Divulgação dos selecionados
12/04/2010 Admissão/acolhimento

Sobre o CRIA:
O C.R.I.A. - Centro de Referência Integral de Adolescentes é uma associação sem fins lucrativos, de caráter pedagógico e artístico.
A missão do CRIA é provocar nas pessoas, por meio da arte-educação e do despertar de sensibilidades, atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem, de forma coletiva e comunitária.
O CRIA implementa processos de formação, criação e fruição cultural com o objetivo de provocar transformações pessoais e movimentos coletivos de cidadania para a melhoria das condições de vida, com base no desenvolvimento sustentável e na transformação social.
A política orientadora do CRIA é a de que os conhecimentos e subsídios gerados das suas práticas contribuam com a elaboração de políticas e serviços públicos que atendam as demandas específicas dos adolescentes e jovens. Também integra a dimensão da articulação e diálogo criativo com outras instituições afins, articulando e dinamizando redes e inter-redes de viabilidades, na perspectiva de gerar coletivos mais potentes para impactar as políticas governamentais e transformações na qualidade de vida dos envolvidos.
A experiência do CRIA também é pautada no fortalecimento do indivíduo na perspectiva da constituição de coletividades atuantes e transformadoras da realidade excludente. Esta política é gerada a partir de um olhar crítico e sensível desta realidade, identificando as ausências, deficiências, mas prioritariamente identificando as potencialidades para a transformação. Assim, esta prática política “olha para trás” para ver e aprender com os mestres populares, com o conhecimento das culturas tradicionais. A cultura juvenil, o que trazem os jovens da sua vida, das suas relações com os territórios onde moram e atuam também são elementos centrais na política institucional.

Os interessados deverão encaminhar até o dia 30/03/2010,
curriculum vitae e portfólio para o endereço:
projetos@criando.org.br, indicando no assunto em qual área deseja trabalhar.



CRIA
Rua Gregório de Matos, nº 21 – Pelourinho
Salvador/Bahia :: CEP 40.025-060
telefax: 71 3322-1334/3321-3041
e-mail:
cria@criando.org.br   / www.criando.org.br

Instituto Paulo Freire seleciona Design Instrucional - SP

Perfil:
Graduação ligada à Educação e especialização em Design Instrucional e/ou diretamente relacionada à Educação a Distância. Experiência profissional em Educação online, na elaboração de projetos, planejamento (roteirização, story board, escolha de mídias e tecnologias), acompanhamento da produção, implantação e avaliação de cursos em EAD. Conhecimentos intermediários/avançados da plataforma Moodle.
Desejável experiência em tutoria de cursos online, interesse em trabalhar com organizações do terceiro setor, movimentos sociais e softwares livres. Espera-se inciativa, curiosidade e prazer em trabalhar em grupo.

Atividades:
Planejamento, produção e acompanhamento de cursos online.

Período de trabalho:
Segunda a sexta (40hs semanais).
Horário previsto: das 09:00h às 18:00h.

Salário:
A combinar.

Contato:
Interessados podem enviar currículo até 09/04/2010 pelos e-mails:

Local de trabalho:
Instituto Paulo Freire
Rua Cerro Corá, 550
Alto da Lapa (Zona Oeste), São Paulo (SP)

CEETA busca profissionais de exatas - BA

O CEETA ainda tem vagas para estudantes ou profissionais em exatas que queiram prestar serviço voluntário no Programa Mais Educação em Paripe.

Carga horária : duas manhas, duas tardes ou um dia todo
Oficinas com 20 alunos
A oficina de matemática é uma experiência pedagógica bem interessente pois focada no acompanhamento  do aluno de forma lúdica e cognitiva.
A escola fornece Kit pedagógico,Laboratório de infomática,Biblioteca,Kit mídias (data show, tv pen drive) e passeios educativos.

O programa fornece ajuda de custo de R$ 300,00 mensal.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CEAO/UFBA seleciona Professores/as Formadores/as para curso a distância - BA

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES/AS FORMADORES/AS


O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) comunica que estarão abertas, no período de 23/03 a 24/04/10, as inscrições para o Processo de Seleção de Professores/as Formadores/as do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, na modalidade Atualização, com carga horária de 120(cento e vinte) horas.


1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O presente documento rege o processo de seleção de Professores/as Formadores/as do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) / Programa de Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior (UNIAFRO).
1.2. Os/As Professores/as serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente documento.
1.3. O/A candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado do processo de seleção.
1.4. Após seleção, se o candidata/o for aprovado, estará ciente das atribuições, competências e habilidades dos Professores/as Formadores/as, conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
1.5. O/A Professor/a Formador/a que, após a seleção, não desempenhar suas funções no exercício da produção de materiais didáticos para educação a distância conforme as diretrizes propostas pela Coordenação, será automaticamente desligado.
1.6. O/A Professor/a Formador/a selecionado/a não terá vínculo empregatício com a UFBA.


2. PERFIS DOS CANDIDATAS/OS

2.1 No ato da inscrição, os/as candidatas/os deverão apresentar os seguintes perfis:

Perfil 01

 Possuir formação em nível de pós-graduação (no mínimo, Mestrado) na área de conhecimento para a qual estiver se candidatando;
 Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área para a qual estiver se candidatando;
 Preferencialmente, ter experiência em Educação a Distância.
 Não ser funcionário/a público/a.

Áreas

 História da África (Área de formação do/a profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
 História do Negro no Brasil (Área de formação do/a profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
 Literatura Afro-brasileira e Africana (Área de formação do/a profissional: Letras ou Estudos Étnicos e Africanos)

Perfil 02

 Possuir formação em nível de pós-graduação (Mestrado, no mínimo) em Pedagogia ou Estudos Étnicos e Africanos;
 Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para as questões que envolvem Educação das Relações Étnico-raciais;
 Preferencialmente, ter experiência em Educação a Distância.
 Não ser funcionário/a público/a.

2.2 Para a realização do trabalho, o/a candidata/o deverá:

 observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a coordenação, o/a Professor/a Formador/a e demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
 participar de reuniões em horário a ser definido pela Coordenação do Curso;
 dispor de tempo para discutir com o/a Professor/a Autor/a a respeito dos recursos para a aprendizagem, tais como: seleção de textos e outros materiais didáticos disponíveis no ambiente, atividades práticas de pesquisa, entre outros.
 ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho estará sujeito a críticas e sugestões de reorientação.
 possuir acesso rápido e contínuo à Internet.


3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS FORMADORES/AS

3.1 Conhecer o projeto didático-pedagógico do curso e o material didático do Módulo sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área do Módulo sob sua responsabilidade.
3.2 Participar de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado/a.
3.3 Participar de reuniões com o/a Professor/a Autor/a da disciplina, sempre que solicitado/a. É importante que o/a Professor/a Autor/a e o/a Professor/a Formador/a interajam durante o processo de elaboração dos conteúdos.
3.4 Colaborar com o/a Professor/a Autor/a e, quando necessário, fazer os ajustes necessários no material didático por ele/a produzido.
3.5 Elaborar as atividades de cada unidade/semana (fórum de discussão, pesquisa, relato de experiência, wiki etc.). Propor, no máximo, 2(duas) atividades por unidade/semana.
3.6 Elaborar os instrumentos de avaliação de aprendizagem do Módulo sob sua responsabilidade.
3.7 Realizar, com pontualidade, as atividades sob sua responsabilidade.
3.8 Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos tutores de sua disciplina durante o Módulo.
3.9 Respeitar os princípios da ética nas discussões dos conteúdos do curso.
3.10 Indicar bibliografia complementar de apoio ao trabalho dos/as Tutores/as.
3.11 Atender às consultas dos/as Tutores/as, trocando idéias a respeito dos conteúdos trabalhados no Módulo.
3.12 Auxiliar os/as Tutores/as na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.
3.13 Emitir relatório, ao final do Módulo sob sua responsabilidade, informando sobre a atuação dos/as Tutores/as, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos, além de registro de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que apresentaram em relação a tópicos do módulo.


4. DOS CARGOS E DAS VAGAS

4.1 Cargo: Professor/a Formador/a.
4.2 Vagas:
1 (uma) vaga para Professor/a Formador/a de História da África.
1 (uma) vaga para Professor/a Formador/a de História do Negro no Brasil.
1 (uma) vaga para Professor/a Formador/a de Literatura Afro-brasileira.
1 (uma) vaga para Professor/a Formador/a de Educação das Relações Étnico-raciais.
4.3 O/A Professor/a Formador/a deverá finalizar e entregar o material didático em, no máximo, 2(dois) meses após a contratação.
4.4 Remuneração:
 R$ 2.000,00 (dois mil reais), para as vagas de Professor/a Formador/a de História da África, História do Negro no Brasil ou Literatura Afro-brasileira e Africana. O pagamento está condicionado à aprovação, pela Coordenação do Curso, do serviço prestado.
 R$ 3.000,00 (três mil reais), para a vaga de Professor/a Formador/a de Educação das Relações Étnico-raciais. O pagamento está condicionado à aprovação, pela Coordenação do Curso, do serviço prestado.
4.8 Requisitos Básicos:
 Ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a;
 Possuir, no mínimo, Mestrado na área relativa à vaga para a qual se candidata.
 Ter familiaridade e acesso à Internet;
 Possuir, preferencialmente, experiência docente em programas de educação a distância;
 Não ser funcionário/a público/a.


5. INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições poderão ser feitas no Centro de Estudos Afro-Orientais e seguirão o cronograma abaixo:
23/03 a 23/04/2010 – Período de inscrições
26 a 30/04/2010 - Seleção de Professores/as Formadores/as
03/05/2010 - Divulgação do resultado da seleção
05/05/2010 - Reunião com a Coordenação do Curso (9h às 13h) no CEAO
5.2. Documentos exigidos para inscrição:
a. Formulário de inscrição preenchido;
b. Curriculum vitae comprovado (anexar cópias dos comprovantes);
c. Plano de Atividades propostas para o Módulo correspondente à área para a qual se candidata (modelo disponível no CEAO).


6. PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. O processo de seleção será realizado em 03 (três) etapas:
1º. Inscrição do/a candidata/o (preenchimento do formulário de inscrição e apresentação do Plano de Atividades e dos documentos comprobatórios);
2º. Análise Curricular e do Plano de Atividades;
3º. Entrevista.
6.2. No caso de empate, na classificação final, terá preferência o candidata/o que tiver:
I) Maior Titulação na área do curso, considerada a Titulação em andamento.
II) Experiência em EAD
III) Graduação em curso de Licenciatura
IV) Maior tempo de atuação como docente do Ensino Superior.
V) Maior número de publicações na área do curso em que pretende atuar.
VI) Maior idade.
6.3. O resultado final será divulgado pela Coordenação do Curso no site do CEAO e via e-mail.


7. DA CONTRATAÇÃO

7.1. A contratação será realizada na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX), no horário de 09 às 12 horas e de 13 às 17 horas.
7.2. Requisitos para contratação
 Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no País;
 Estar quite com as obrigações eleitorais;
 Estar quite com as obrigações militares, para os candidata/os do sexo masculino;
 Disponibilidade de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, para desenvolver atividades;
4.2 Documentos para a contratação:
a) Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência (conta de luz ou telefone) autenticadas em cartório;
b) Cópias dos diplomas de Graduação e Pós-graduação (frente e verso) ou cópia autenticada da declaração de conclusão de curso autenticadas em cartório;


8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras poderá, a qualquer momento, determinar o cancelamento do pagamento do/a Professor/a Formador/a que não cumprir suas atribuições.
8.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras.
8.3 A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do/a candidata/o/a, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
8.4 Em caso de desligamento do Professor/a Formador/a, será convocado/a o/a próximo candidata/o da ordem de classificação.


Salvador, 22 de março de 2010.


PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO
Diretora do CEAO/UFBA


CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS (CEAO)
Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, Centro, Salvador – BA, CEP 40.060-055
Tel: 3283-5519 / e-mail: uniafro.ufba@yahoo.com.br

CEAO/UFBA seleciona Professores/as Autores/as para curso a distância - BA


EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES AUTORES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) comunica que estarão abertas, no período de 23/03 a 24/04/10, as inscrições para o Processo de Seleção de Professores Autores de materiais didáticos do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, na modalidade Atualização, com carga horária de 120(cento e vinte) horas.


1.         DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1.      O presente documento rege o processo de seleção de Professores/as Autores/as de materiais didáticos do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, oferecido na modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) / Programa de Ações Afirmativas para a População Negra no Ensino Superior (UNIAFRO).
1.2.      Os/As professores/as serão selecionados/as com base nos critérios estabelecidos no presente documento.
1.3.      O/A candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado/a do processo de seleção.
1.4.      Após seleção, se o candidata/o for aprovado/a, estará ciente das atribuições, competências e habilidades dos/as Professores/as Autores/as, conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
1.5.      O/A Professor/a Autor/a que, após a seleção, não desempenhar suas funções no exercício da produção de materiais didáticos para educação a distância conforme as diretrizes propostas pela Coordenação, será automaticamente desligado/a.
1.6.      O/A Professor/a Autor/a selecionado não terá vínculo empregatício com a UFBA.
1.7.             O/A Professor/a Autor/a deverá respeitar os princípios éticos para a publicação indicando todas as referências utilizadas para produção de material didático, de acordo com as normas da ABNT. Quaisquer casos de cópia ou plágio de trabalhos científicos serão de inteira responsabilidade do Professor/a Autor/a, o qual irá responder judicialmente.


2.         PERFIS DOS/AS CANDIDATAS/OS

2.1       No ato da inscrição, os/as candidatas/os deverão apresentar os seguintes perfis:

Perfil 01


§          Possuir formação em nível de pós-graduação (no mínimo, Mestrado) na área de conhecimento para a qual estiver se candidatando;
§          Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa na área para a qual estiver se candidatando;
§          Ter experiência na produção de materiais didáticos para Educação a Distância ou, não tendo esta experiência, permitir que o material produzido seja adaptado para esta modalidade.
§          Não ser funcionário/a público/a.



Áreas

§          História da África (Área de formação do/a profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
§          História do Negro no Brasil (Área de formação do/a profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
§          Literatura Afro-brasileira e Africana (Área de formação do/a profissional: Letras ou Estudos Étnicos e Africanos)

Perfil 02


§          Possuir formação em nível de pós-graduação (Mestrado, no mínimo) em Pedagogia ou Estudos Étnicos e Africanos;
§          Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para as questões que envolvem Educação das Relações Étnico-raciais;
§          Ter experiência na produção de materiais didáticos para Educação a Distância ou, não tendo esta experiência, permitir que o material produzido seja adaptado para esta modalidade.
§          Não ser funcionário/a público/a.

2.2       Para a realização do trabalho, o/a candidata/o deverá:

§          observar critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com a coordenação, o/a Professor/a Formador/a e demais colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o processo de aprendizagem de todos.
§          dispor de tempo para elaboração dos textos e atividades do Módulo sob sua responsabilidade;
§          participar de reuniões em horário a ser definido pela Coordenação do Curso;
§          dispor de tempo para discutir com o/a Professor/a Formador/a a respeito da utilização dos recursos para a aprendizagem, tais como: seleção de textos e outros materiais didáticos disponíveis no ambiente, atividades práticas de pesquisa, entre outros.
§          ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho estará sujeito a críticas e sugestões de alteração.
§          possuir acesso rápido e contínuo à Internet.


3.         DAS ATRIBUIÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS AUTORES/AS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇAO A DISTÂNCIA

3.1       Participar de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado.
3.2       Participar de reuniões com o Professor/a Formador/a da disciplina, sempre que solicitado. É importante que o/a Professor/a Autor/a e o/a Professor/a Formador/a interajam durante o processo de elaboração dos conteúdos.
3.3       Respeitar os princípios da ética nos debates nas discussões dos conteúdos do curso.
3.4       Elaborar os conteúdos programáticos para publicação atentando aos princípios dos direitos autorais.
3.5       Realizar, com pontualidade, as atividades previstas no planejamento do material didático sob sua responsabilidade.
3.6       Colaborar com o/a revisor/a do conteúdo e, quando necessário, fazer os ajustes necessários no material produzido.
3.7               Produzir um material didático que motive e desperte a autonomia para os usos das ferramentas do ambiente virtual, a criatividade e a criticidade do cursista.
§          Material didático planejado para 4 semanas (30 horas), nos casos dos/as Professores/as Autores/as de História da África, História do Negro no Brasil ou Literatura Afro-brasileira e Africana, com um número mínimo de 50(cinquenta) e máximo de 60(sessenta) laudas;
§          Material didático planejado para 6 semanas (40 horas), no caso do/a Professor/a Autor/a de Educação das Relações Étnico-raciais, com um número mínimo de 60(sessenta) e máximo de 90(noventa) laudas;
3.8       O material didático deverá ser apresentado da seguinte forma:
a)       Texto básico de 10(dez) a 15(quinze) páginas por unidade/semana, abordando os temas definidos (1 texto básico = 1 unidade/semana).
Estrutura do texto básico:
§          Apresentação do Módulo
§          Conteúdo das unidades.
Cada Unidade deverá ser composta por:
Resumo geral (lista de tópicos e objetivos de aprendizagem[1] da unidade)
Desenvolvimento (dividido em tópicos)
Referências bibliográficas
Indicação de leitura complementar
Material de apoio (mapas, glossário, textos etc.)
3.9        Utilizar referências bibliográficas e indicar bibliografia complementar acessíveis aos cursistas.
3.10      O/A Professor/a Autor/a deverá finalizar e entregar o material didático em, no máximo, 2(dois) meses após a contratação.
3.11      O/A candidato/a poderá consultar o guia “Diretrizes para elaboração do material didático do curso a distância”, disponível no CEAO, para construção da sua proposta.


4.         DOS CARGOS E DAS VAGAS

4.1       Cargo: Professor/a Autor/a de material didático para educação à distância.
4.2               Vagas:
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de História da África.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de História do Negro no Brasil.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de Literatura Afro-brasileira.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de Educação das Relações Étnico-raciais.
4.7       Remuneração:
§          R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), para as vagas de Professor/a Autor/a de História da África, História do Negro no Brasil ou Literatura Afro-brasileira e Africana, pagos após a entrega e aprovação do material didático pela Coordenação do curso.
§          R$ 3.000,00 (três mil reais), para a vaga de Professor/a Autor/a de Educação das Relações Étnico-raciais, pagos após a entrega e aprovação do material didático pela Coordenação do curso.
4.8       Requisitos Básicos:
§          Ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a;
§          Possuir, no mínimo, Mestrado na área relativa à vaga para a qual se candidata.
§          Ter familiaridade e acesso à Internet;
§          Possuir, preferencialmente, experiência docente em programas de educação a distância;
§          Não ser funcionário/a público/a.





5.         INSCRIÇÕES

5.1       As inscrições poderão ser feitas no Centro de Estudos Afro-Orientais e seguirão o cronograma abaixo:
23/03 a 23/04/2010 – Período de inscrições
26 a 30/04/2010 - Seleção de Professores Autores
03/05/2010 - Divulgação do resultado da seleção
05/05/2010 - Reunião com a Coordenação do Curso (9h às 13h) no CEAO
5.2.      Documentos exigidos para inscrição:
a)       Formulário de inscrição preenchido;
b)       Curriculum vitae com comprovação de experiência (anexar cópias dos comprovantes);
c)       Plano de Conteúdos propostos para o Módulo correspondente à área para a qual se candidata (modelo disponível no CEAO).


6.         PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1.      O processo de seleção será realizado em 03 (três) etapas:
1º.     Inscrição do/a candidata/o (preenchimento do formulário de inscrição e apresentação do Plano de Conteúdos e dos documentos comprobatórios);
2º.     Análise Curricular e do Plano de Conteúdos;
3º.     Entrevista.
6.2.      No caso de empate, na classificação final, terá preferência o candidata/o que tiver:
I) Maior Titulação na área do curso, considerada a Titulação em andamento.
II) Experiência em EAD
III) Graduação em curso de Licenciatura
IV) Maior tempo de atuação como docente do Ensino Superior.
V) Maior número de publicações na área do curso em que pretende atuar.
VI) Maior idade.
6.3.      O resultado final será divulgado pela Coordenação do Curso no site do CEAO e via e-mail.


7.         DA CONTRATAÇÃO

7.1.      A contratação será realizada na Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX), no horário de 09 às 12 horas e de 13 às 17 horas.
7.2.      Requisitos para contratação
§          Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no País;
§          Estar quite com as obrigações eleitorais;
§          Estar quite com as obrigações militares, para os candidata/os do sexo masculino;
§          Disponibilidade de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais, para desenvolver atividades;
7.3               Documentos para contratação:
a)       Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência (conta de luz ou telefone) autenticadas em cartório;
b)       Cópias dos diplomas de Graduação e Pós-graduação (frente e verso) ou cópia autenticada da declaração de conclusão de curso autenticadas em cartório.


8.         DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1       A Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras poderá, a qualquer momento, determinar o cancelamento do pagamento do/a Professor/a Autor/a que não cumprir suas atribuições.
8.2       Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras.
8.3       A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará a desclassificação do/a candidata/o/a, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
8.4       Em caso de desligamento do Professor/a Autor/a, será convocado/a o/a próximo candidata/o da ordem de classificação.


Salvador, 23 de março de 2010.


PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO
Diretora do CEAO/UFBA


CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS (CEAO)
Praça General Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, Centro, Salvador – BA, CEP 40.060-055
Tel: 3283-5519 / e-mail: uniafro.ufba@yahoo.com.br


[1] O objetivo de aprendizagem relaciona-se à habilidade/competência a ser desenvolvida pelo/a aluno/a a partir dos estudos na unidade/módulo.
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