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quarta-feira, 30 de março de 2011

UNESCO seleciona Consultor/a - RJ

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UNESCO seleciona Consultor/a

 
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LEMARX seleciona Bolsista - BA

SELEÇÃO PROGRAMA PERMANECER


LEMARX – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS MARXISTAS
 
 
O Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas – LEMARX – está selecionado um bolsista para o Programa Permanecer.

O plano de trabalho do bolsista será apoiar, acompanhar e orientar junto à equipe do Lemarx as seguintes atividades: Curso de Introdução ao Marxismo; Curso de Economia Política; Grupo de Estudos Pensamento Marxista; e Grupo de Educação e Marxismo.

         O estudante deve estar cadastrado na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), e ter disponibilidade de horário nos seguintes turnos: segunda-feira (pela manhã), sexta-feira (à tarde) e sábado (manhã e tarde).

Os interessados deverão comparecer a seleção nos seguintes horários:

Dia:       
1 de abril de 2011

Horário:
9 horas às 12:00 horas

Local: 
Sala do LEMARX/Lepeja, localizada no primeiro andar da Faculdade de Educação, à esquerda.

 

Telefone de contato: 3283-7249

domingo, 27 de março de 2011

Atento seleciona Analista de Recursos Humanos Sênior

Atividades:
Atuará na área de Responsabilidade Social da empresa Atento S.A, com foco no Projeto Educacional Atentos ao Futuro(vigora desde 2009) implantado em Goiânia em em outras capitais, ainda será implantado em outras. Programa de voluntários nas comunidades.

Pré-requisitos:
Pacote Office avançado (apresentações em PPT e Excel)
conhecimentos técnicos na normativa  de responsabilidade social SA 8000 (conhecimentos técnicos não precisa ter aplicado na prática)
Experiência com projetos de formações de jovens para ambiente de trabalho.
Conhecimentos em indicadores sociais (RI e Ethos)

Elaboração de projetos, experiência com responsabilidade social (programas de voluntariado), articulação com parcerias (Ong´s, governo,) mapeamentos de organizações e apresentar os projetos aos parceiros.
Superior completo em Humanas.

Disponibilidade de viagens nacionais (1 semana)  esporadicamente para implementação de projetos em outros estados, e trabalhar aos sábados quando necessário (acompanhamento dos projetos e aulas em loco em comunidades).

Local e Horário de Trabalho:
Rochaverá das 09 às 18hs de segunda a sexta-feira.
Salário: R$3.500 + benefícios
Enviar currículos a Fernanda.Meretti@ATENTO.com.br.

sábado, 26 de março de 2011

Segunda edição do debate online com Marimoon para a Estácio

No #TwitCarreiras da Estácio, a VJ Marimoon comanda uma série de debates online. Em cada programa, um convidado especial da Estácio será entrevistado ao lado de um professor representante da instituição, enquanto outras personalidades do meio virtual participarão via webcam com suas visões sobre o tema.

O segundo debate ocorre já no próximo dia 29/3, terça-feira, às 20h, com o tema ”Como me apresentar ao mercado de trabalho”. Em pauta questões como profissões do futuro, como fazer um bom currículo, diferenciação profissional, formação e graduação a distância. Para participar, os interessados só precisarão acessar o site Tinychat no endereço http://br.tinychat.com/estacioead através de suas contas no Twitter, assistir as diversas webcams participantes, enviar perguntas e dividir a opinião com o público online.

Para a edição do dia 29, a professora Andréa Bittencourt, que leciona assuntos relacionados à gestão em vários cursos da Estácio EAD (Ensino a Distância), estará na mesa principal ao lado da VJ Marimoon e de Volney Faustini, administrador de empresas e autor de livros sobre telemarketing e inovação empresarial. foi presidente da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços).

Entre as webcams participantes é esperada a presença de autores de blogs sobre carreira, finanças pessoais e empreendedorismo. Na primeira edição, entre os participantes online tivemos Tiago Yonamine (Twitter @Trampos), Bia Granja (site ResultsOn), Marina Santa Helena (do programa Fiz MTV ), Liliane Fonseca (blog Minha Carreira), Ricardo Cabianca e
Maestro Billy.

UFBA seleciona bolsista para Departamento de Computação - BA

- 1 bolsa para atividades administrativas do LaSiD, envolvendo organização de documentos de projetos, alunos, cursos etc, backup de dados, apoio em eventos, cursos etc, apoio aos cursos de Especialização em Sistemas Distribuídos, Mestrado em Mecatrônica e  Doutorado em Computação. => contato: prof. Flávio Assis (fassis@ufba.br).
=> perfil: alunos de Administração ou Secretariado Executivo.

Os candidatos devem estar inscritos no Programa Permanecer.
As atividades começam em 05/04/2011 e se encerram em 31/03/2012.
Cada aluno receberá uma bolsa mensal de R$ 350,00.

O período de seleção é de 21/03 a 29/03.
A relação de documentos necessárias encontra-se no site do programa (www.sisper.ufba.br), link Documentos.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SBPC seleciona profissional para atuar no Congresso Nacional - DF

A SBPC lança hoje (25) o edital Programa de Assessoria junto ao Congresso Nacional para buscar um profissional que atue como seu representante na casa.

O selecionado acompanhará as medidas de interesse da comunidade científica, e intercederá sempre que for necessário.

As políticas públicas estão cada vez mais sendo determinadas por questões técnico-científicas. Isto se reflete de forma bem evidente nas discussões dos grandes temas no Congresso Nacional, nos quais, não raro, as questões envolvem diversos aspectos científicos e tecnológicos. Exemplos desses grandes temas são: a questão dos transgênicos, o código florestal, as políticas de monitoramento ambiental, as políticas na área de medicamentos, dentre outros.

Com essa justificativa, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), retoma o Programa de Assessoria junto ao Congresso Nacional, cujo objetivo principal é instituir e manter um diálogo constante com os Congressistas brasileiros. Essa comunicação pretende, de um lado, contribuir para a disseminação do uso do conhecimento científico durante o processo legislativo, ampliando as perspectivas dos legisladores sobre o valor da interação Ciência-Sociedade na definição das Políticas Públicas.

Assim, a SBPC colocará à disposição dos Membros do Congresso Nacional uma pessoa com alto nível de formação e qualificação científica e tecnológica e vasta experiência profissional. De outro lado, a SBPC tem a expectativa de possibilitar à comunidade científica o acesso às práticas legislativas e a interação direta com os congressistas e membros das Comissões Temáticas da Câmara e do Senado.

Perfil requerido: Facilidade de comunicação; Experiência em processos de negociação; Reconhecimento da comunidade científica; Atuação em questões/projetos multidisciplinares; Residência em Brasília durante todo o período de contrato;
Disponibilidade para viagens frequentes.

Qualificação: Formação e atuação em Ciências Exatas ou Tecnológicas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais e Comunicação, com pelo menos cinco anos de atuação profissional e interesse em políticas de C&T. O candidato deve ter comprovada
competência e experiência no trato de questões multidisciplinares. A experiência no uso do conhecimento científico para a solução de problemas da sociedade é fator relevante na qualificação do candidato.

Processo Seletivo: O processo seletivo se inicia hoje (25) com inscrição aberta até 30 de abril.

Documentação básica para inscrição online
- Carta de Intenções (com o máximo de 1000 palavras), descrevendo: justificativa da
candidatura; formação científica e experiência profissional; interesses e experiências
em políticas públicas; qualidades e experiências que o qualificam para a posição;
- Plano de Trabalho, destacando as estratégias de atuação para o primeiro ano de
trabalho;
- CV no curriculo Lattes

Enviar incrição para o email: assessoria.congresso@sbpcnet.org.br
Período de contrato: 12 meses prorrogáveis
Salário: de acordo com a qualificação

Prazo: A inscrição vai até 30 de abril. Veja o edital em: http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/Edital.pdf

Inicio das atividades: 20/05/2011
(Ascom - SBPC)

quinta-feira, 24 de março de 2011

UFTM seleciona Professor/a Substituto - MG

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, tendo em vista o  Processo n. 23085.000326/11-19, a Lei n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993 e suas alterações, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Professor Substituto de 3º Grau, para o curso de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

- DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Pré-requisitos

. Licenciatura em Letras.
. Mestrado em Lingüística e/ou Língua Portuguesa.
Classe inicial: Assistente
Lotação: Departamento de Lingüística e Língua Portuguesa - IELACHS
Vaga: 01
Edital e outras informaçoes, acessar o link

http://www.uftm.edu.br/concurso/cronograma.php?edital=22

quarta-feira, 23 de março de 2011

Contratação de Serviços de Coordenação Técnica e de Sociobiodiversidade - BA

A presente Chamada Pública tem por objeto a contratação de Serviços de Coordenação Técnica e de Sociobiodiversidade, para cumprimento das atividades do Acordo de Subvenção nº 10791/2010 cujo objeto é: Desenvolver ações de Coordenação Técnica; Sistematização do desenvolvimento e resultados do Projeto com base na própria atuação e dos articuladores do Projeto.
Tendo a seguinte vaga: Coordenação Técnica e de Sociobiodiversidade 1 vaga nível superior.

 

Republicados editais para pesquisadores do Projeto Quilombos das Américas

Foram republicados os editais para a contratação de pesquisadores para o projeto Quilombo das Américas. A republicação aconteceu após não terem sido recebidos currículos qualificados suficientes para a validação do processo. Por isso, por favor encaminhem para suas listas e divulguem amplamente. Os currículos podem ser encaminhados por email. São três editais:

- Ciências Sociais Brasil-Colômbia
- Ciencias da Terra Brasil-Colômbia
- Ciências Sociais Equador-Panamá

Estão republicados no site do UNDP, http://www.pnud.org.br/recrutamento/index.php, até o dia 1/4/2011.

segunda-feira, 21 de março de 2011

CES contrata investigadores/as em Ciências Humanas e Sociais

Edital

a.    Descrição do Concurso:
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra tornou-se Laboratório Associado (LA) por contrato com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 27 de Fevereiro de 2002. Nos termos do referido contrato, o CES abre concurso para dois lugares de investigadores/as doutorados/as em regime de dedicação exclusiva.
b.    Área Científica: Ciências Sociais e/ou Humanas
c.    Descrição temática dos dois lugares a concurso
c1. Processos Sociais e Políticos em Contextos Africanos
Pretende-se que o/a candidato/a tenha experiência na análise dos processos sociais e políticos do continente Africano, a nível local, nacional ou regional, e cujo trabalho possa esclarecer o contributo de África para os debates contemporâneos. Privilegia-se a experiência de trabalho em contexto da África subsaariana não lusófona. O CES dá prioridade aos/às candidatos/as que trabalham integrados em redes de investigação africanas e com trabalho já desenvolvido neste continente.
c2. Direitos Humanos e Democracia
Pretende-se que o/a candidato/a desenvolva investigação na área de Direitos Humanos e da Democracia. Este lugar procura alargar os interesses do CES, acrescentando novas dimensões (participativas) ao debate democrático com ênfase na interseccionalidade de aspectos como sexo, classe, raça, etnicidade, religião ou desigualdade sociais. O CES dá prioridade aos/às candidatos/as que possuam ligações estabelecidas com redes de investigação.
d.    Critérios preferenciais, com a respectiva ponderação (para além de possuir o grau de doutorado à data de encerramento do concurso):
1.    Mérito científico absoluto (25%),
2.    Experiência profissional (25%),
3.    Adequação do perfil curricular aos objectivos e orientações estratégicas do CES (25%).
Os/As melhores candidatos/as seleccionados/as à luz destes critérios serão avaliados/as através de um jobtalk e uma entrevista a realizar nas instalações do CES, destinados a aferir as perspectivas de integração na dinâmica científica do Centro (25%).

e.    Trabalhos a desenvolver:
Os investigadores/as seleccionados/as, para além das actividades de investigação científica, devem participar em programas de doutoramento desenvolvidos pelo CES e colaborar em actividades de extensão, bem como assumir algumas tarefas de carácter organizativo ou administrativo no âmbito da vida corrente da instituição.

f.     Legislação aplicável na celebração do contrato:
Código de Trabalho Lei Nº. 7/2009, de 12 de Fevereiro.

g.    Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução das actividades previstas, segundo planos de trabalho previamente aprovados pelo Conselho Científico do CES.

h.    Duração do(s) contrato(s):
Os contratos terão o início previsto para 1 de Setembro de 2011. Os contratos a termo incerto, de acordo com a legislação laboral aplicável, são condicionados à vigência do estatuto de Laboratório Associado.

i.     Natureza do contrato e montante do salário mensal:
Será celebrado um contrato de trabalho a termo incerto, em regime de dedicação exclusiva, com um salário ilíquido mensal de 3.437,24 €, com direito a subsídio de férias e de Natal, de acordo com o Código de Trabalho.

j.     Outras informações complementares:
As despesas de deslocação dos/as candidatos/as pré-seleccionados/as para os jobtalks e entrevistas serão suportadas pelo CES.
O Centro de Estudos Sociais reserva-se o direito à não contratação, no caso de os/as candidatos/as não corresponderem ao perfil desejado.

O CES promove a igualdade de oportunidades.

k.    Composição do Júri de Selecção:
- Boaventura de Sousa Santos - Presidente do júri
- Pedro Hespanha
- António Sousa Ribeiro
- Maria Paula Meneses

l.     Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada a afixar nas instalações do Centro de Estudos Sociais, sendo o/a candidato/a aprovado/a notificado/a através de correio electrónico. Os resultados do concurso serão comunicados aos/às restantes candidatos/as através de correio electrónico.

m.  Prazo limite de apresentação de candidatura:
31 de Maio de 2011.

n.    Forma de apresentação da candidatura:
As candidaturas deverão incluir carta de apresentação do/a candidato/a (justificando o seu interesse e indicando como tomou conhecimento deste concurso), indicação da vaga a que concorrem, Curriculum Vitae completo e cópia dos certificados de habilitação, assim como de um exemplar das publicações que consideram relevantes para os últimos três anos.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a seguinte morada:

Centro de Estudos Sociais
Referência: CES-LA/10/2011
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3001-401 Coimbra
Portugal

Para mais informações consultar www.ces.uc.pt ou contactar:

Tel. +351 239 855570
Fax. +351 239 855589


Sobre o Centro de Estudos Sociais (CES)

O CES é uma instituição científica de investigação na área das ciências sociais e das humanidades, criado em 1978 com o estatuto de Associação Privada Sem Fins Lucrativos, com Utilidade Pública reconhecida. Em Fevereiro de 2002, foi concedido ao CES o estatuto de Laboratório Associado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. O CES é regularmente avaliado por peritos internacionais, tendo tido classificação “Excelente” em todas as ocasiões.

O CES conta hoje com 115 investigadores, 50 investigadores associados e 41 investigadores juniores provenientes de diversas áreas disciplinares das Ciências Sociais e das Humanidades.


O que fazemos

As actividades de investigação no CES são orientadas para o estudo das novas dinâmicas das relações sociais, quer na sociedade portuguesa, quer no âmbito  das relações globais, nomeadamente das relações Norte-Sul. Para além da actividade principal de investigação, o CES presta também serviços especializados nestas áreas de estudo.

O CES tem vindo a oferecer um programa alargado de formação pós-graduada, em expansão, incluindo programas de doutoramento e pós-doutoramento. O CES desenvolve também, no âmbito do seu estatuto de Laboratório Associado, uma série de acções de Formação Avançada, com o objectivo de partilhar as conclusões das suas investigações com públicos mais alargados.


Como o fazemos

A investigação é frequentemente conduzida em parceria com uma grande variedade de instituições nacionais e internacionais. Estas parcerias traduzem-se no desenvolvimento de projectos em colaboração e, de um modo mais estável, no desenvolvimento de protocolos específicos de colaboração com outras instituições académicas ou instituições que actuam em áreas de investigação do CES. O CES também organiza a sua investigação através de Observatórios, resultantes de protocolos celebrados com entidades interessadas em beneficiar dos resultados da investigação do Centro.

Destaca-se ainda a Biblioteca Norte-Sul. Criada em 1998, visa reunir um acervo bibliográfico centrado em publicações periódicas dos países do Hemisfério Sul, nas áreas das ciências sociais e das humanidades. O catálogo, disponível online, inclui actualmente cerca de 12.600 monografias e 770 títulos de revistas de referência.


Os nossos objectivos

* Maximizar as oportunidades da transdisciplinaridade, combinando as potencialidades da pesquisa sociológica com contributos de muitas outras áreas e tradições científicas;
* Desenvolver novos quadros analíticos e teóricos, e instrumentos metodológicos inovadores, adequados ao estudo das especificidades das sociedades contemporâneas no contexto da crescente internacionalização das relações sociais;
* Combinar o pluralismo analítico e metodológico com a coerência teórica, de modo a permitir a constituição de um programa integrado de investigação;
* Criar bases de dados que facilitem a investigação sociológica e que permitam utilizações de natureza diversa em iniciativas conjuntas com a sociedade civil e instituições públicas a nível nacional, regional e local.


A nossa estratégia

* Consolidação de uma equipa interdisciplinar e internacionalizada de investigadores, com presença em redes científicas nacionais e internacionais, com particular atenção à cooperação Norte-Sul e às relações com os países de língua oficial portuguesa;
* Formação de jovens investigadores na área das ciências sociais e humanas e promoção da sua actividade científica;
* Promoção e difusão da cultura científica, abertura à comunidade e apoio a iniciativas de cidadãos e do “terceiro sector” em domínios ligados à actividade científica do Centro.

domingo, 20 de março de 2011

UFBA seleciona Professor/a Substituto/a - BA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO FCE/UFBA

DEPARTAMENTO DE TEORIA ECONÔMICA


Número de vagas: 2 vagas
– 01 Vaga: Introdução à Economia
– 01 Vaga: Contabilidade Social
-  Regime de trabalho: 20 horas

Inscrições:
As inscrições estarão abertas no período de 14/03/2011 a 18/03/2011.
O candidato deve requerer sua inscrição na Secretaria do Departamento, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União – GRU simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.

Mais Informações: Das 08 às 14h. Praça 13 de Maio, 06 – Piedade – 2º andar. Tel:3283-7530. E-mail: eco03@ufba.br.
Departamento de Teoria Econômica

sexta-feira, 18 de março de 2011

Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais abre Vaga para Pesquisador Bolsista - BA

*CARACTERÍSTICAS DA ATIVIDADE:*
- Pesquisa de prospecção e análise das tendências da publicidade feita através de tecnologias digitais;
- Elaboração de relatórios trimestrais;
- Carga horária de 20 horas semanais.
 
*HABILIDADES DESEJADAS:*
- Capacidade de trabalhar em grupo;
- Familiaridade com as tecnologias digitais;
- Interesse por pesquisa;
- Bom domínio da leitura em inglês;
- Disponibilidade em passar pelo menos 1 ano no Observatório.

*COMO PARTICIPAR*:
Envie uma carta de intenção, uma cópia do histórico acadêmico e mini-currículo para optdigitais@gmail.com. Os aprovados serão contatados por email.

*PERÍODO: 16 DE MARÇO A 03 DE ABRIL*

segunda-feira, 14 de março de 2011

EBA/UFBA seleciona Professor/a Substituto/a - BA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO EBA/UFBA

O edital nº. 02/2011 da Universidade Federal da Bahia contempla o Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes com 01 (UMA) vaga no Processo Seletivo para Contratação de Docente por Tempo Determinado. Sendo:

Inscrição –  até as 14h00min do dia 18/03/2011
Provas –     de 21 e 23/03/2011

VAGA
EBA004 - Desenho I,
EBA018 – Desenho de observação II
                              E
EBA152 - Desenho de observação.

Passo a passo:
Os candidatos interessados deverão entregar no Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional da Escola de Belas Artes – UFBA (Rua Araújo Pinho, 212, Canela), as seguintes documentações:

1.     Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada.
2.     Documentação Necessária – Fotocópia e Original:

a.     Carteira de Identidade.
b.     CPF.
c.      Título de Eleitor c/ comprovante da última eleição ou Declaração de Quitação com a Justiça Eleitoral (site: www.tse.gov.br).
d.     Carteira de Reservista (PARA CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO).
e.      Diploma(frente e verso).
f.       Diploma de maior Titulação(frente e verso).
Obs.: NÃO É PRECISO AUTENTICAR EM CARTÓRIO, AS CÓPIAS SERÃO AUTENTICADAS NO DEPARTAMENTO.

3.     Boleto Bancário pago.
a.     Acessar Boleto Bancário no endereço: www.supac.ufba.br 
b.     Preenche-lo com nome completo e número do CPF.

4.     Currículo Lattes e Portfólio.

Profª. Nanci Santos Novais
Chefe do Depto. Expressão Gráfica e Tridimensional
Escola de Belas Artes / UFBA.
Fone: (71) 3283-7920.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE BELAS ARTES
Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional
Av. Araújo Pinho, 212, Canela - Salvador / BA - CEP 40.110-150 Fone: (71) 3283 7920 Fax: (71) 3283 7916
E-mail: ebadept2@ufba.br

sábado, 12 de março de 2011

Vaga para Gerente de Educação à Distância - RJ

Local de Trabalho: Flamengo – Rio de Janeiro – RJ
 
O Gerente será responsável pela gestão do Núcleo de Educação a Distância do Senac Rio, onde deverá:
- Atuar no posicionamento do Senac Rio em EAD, desenvolvendo ações que ampliem a visibilidade da instituição no mercado de EAD em parceria com a Super. de Marketing;
- Fomentar o estabelecimento de portfólio em cursos EAD, em atendimento ao planejamento traçado pela instituição para a área;
- Relacionar-se com as Gerências de Produto (Groupers) e com o Núcleo de Produção de Mídias Educacionais para garantir a qualidade na oferta de EAD;
- Relacionar-se com a área de EAD do Senac Nacional (DN);
- Atuar no planejamento financeiro e de produção da unidade (Núcleo de EAD);
- Gerir a operação EAD na instituição, garantindo fulfillment (entrega com qualidade) dos seus programas e cursos.
 
Requisitos:
-Necessário experiência em EAD, como gestor de projetos e na gerência de operação em instituições de ensino.
-Conhecimento do mercado de EAD.
- Vivência no estabelecimento / instalação de operação EAD será considerada um diferencial.
- Conhecimento de LMS - Plataforma MOODLE.
 
Encaminhar currículo com pretensão salarial para: michelle.rodrigues@rj.senac.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

UFBA prorroga prazo de inscrição para seleção de Docentes - BA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
GABINETE DO REITOR
RETIFICAÇÃO Nº 10

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista o disposto na Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30/04/2007, publicada no DOU de 02/05/2007, alterada pela Portaria Normativa Interministerial nº 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, Resolve:
Reabrir as inscrições das Áreas de Conhecimento abaixo, constantes do Edital 06/2010, publicado no DOU de 23/12/2010, Seção 3, pág. 75 a 92.


ANEXO I

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Psicologia da Educação
Classe: ADJ
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em Pedagogia e/ou graduação em Psicologia. Doutorado em Educação e/ou Psicologia.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Sociologia da Educação
Classe: ADJ
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em Pedagogia e/ou Licenciatura em Ciências Sociais. Doutorado em Educação e/ou Ciências Sociais.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Filosofia da Educação
Classe: ADJ
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em Pedagogia e/ou Filosofia. Doutorado em Educação e/ou Filosofia.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento II
Área de Conhecimento: Metodologia e Prática do Ensino de Química
Classe: ASS
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em Licenciatura em Química. Mestrado e/ou Doutorado em Educação e áreas afins.
Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento III
Área de Conhecimento: Teoria e Prática da Ginástica
Classe: ADJ
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em Licenciatura em Educação Física. Doutorado em Educação Física e/ou Educação e/ou áreas afins.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento III
Área de Conhecimento: Metodologia do Trabalho Científico em Educação Física, Esporte e Lazer.
Classe: ADJ
Regime de Trabalho: DE
Vagas: 1
Titulação: Graduação em licenciatura em Educação Física. Doutorado em Educação Física e/ou Educação e/ou áreas afins.


ANEXO II

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Psicologia da Educação
Pontos:
1-Psicologia e formação de professores: historiografia das relações entre psicologia e pedagogia na idade contemporânea;
2- A psicologia sociohistórica de Lev Vigotsky e suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem na escola;
3- A psicologia genética de Jean Piaget e suas implicações para os processos de ensino e aprendizagem na escola;
4- Abordagem cognitivo-comportamental dos transtornos da conduta de crianças e adolescentes na escola;
5- Interpretação psicanalítica dos problemas de aprendizagem com crianças e adolescentes na escola;
6- Processos psicológicos (atenção, criatividade, memória, motivação, etc) em contextos virtuais de ensino-aprendizagem: novos horizontes da psicologia da educação.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Sociologia da Educação
Pontos:
1- Métodos de pesquisa em sociologia da educação;
2- Teoria social clássica e educação;
3- Teoria social contemporânea e educação;
4-Sociedades modernas e sistemas educacionais;
5- Sociologia das organizações escolares;
6- O global, o local e a educação;
7- Educação, cultura, infância e juventude na contemporaneidade;
8- A sociologia da educação no Brasil;
9- Educação e desigualdades sociais no Brasil;
10- A questão da diversidade na sociologia da educação.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento I
Área de Conhecimento: Filosofia da Educação
Pontos:
1- A Paideia grega;
2- A filosofia cristã e a educação;
3- Filosofia moderna e educação;
4- Iluminismo e educação;
5- Filosofia e educação em Kant, no Romantismo e Idealismo alemães;
6- Pragmatismo e educação;
7- Marxismo e educação;
8- Teoria crítica e educação;
9- Hannah Arendt e a crise na educação;
10- Epistemologia e educação.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento II
Área de Conhecimento: Metodologia e Prática do Ensino de Química
Pontos:
1- A história e a filosofia das Ciências no ensino de Química;
2- O papel do experimento no ensino de Química;
3- Tecnologias da informação e comunicação no ensino de Química;
4- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – CTSA e o ensino de Química;
5- Concepções educacionais e pedagógicas no ensino de Química;
6- Formação do professor para o ensino de Química;
7- Metodologia do ensino de Química;
8- A produção do conhecimento em Química e o trabalho pedagógico na escola;
9- Objetivos e avaliação da aprendizagem no ensino de Química.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento III
Área de Conhecimento: Teoria e Prática da Ginástica
Pontos:
1- Teoria geral da Ginástica;
2- História das escolas e movimentos da Ginástica: dimensões científica, técnica e pedagógica;
3- Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Ginástica;
4- Princípios da organização do trabalho pedagógico no ensino da Ginástica;
5- Trato com o conhecimento da Ginástica nos diferentes níveis do ensino;
6- Teoria e prática da Ginástica em educação física, esporte e lazer em diferentes campos de atuação;
7- Teoria e prática da Ginástica e o novo ordenamento legal da/na educação física, esporte e lazer;
8- A produção do conhecimento no campo da teoria e prática da Ginástica.

Unidade: Faculdade de Educação
Departamento: Departamento III
Área de Conhecimento: Metodologia do Trabalho Científico em Educação Física, Esporte e Lazer
Pontos:
1- Teorias do conhecimento e suas relações com área da educação física, esporte e lazer;
2- A produção do conhecimento científico na educação física, esporte e lazer:balanço e perspectivas;
3- O trabalho científico na formação de professores de educação física;
4- Problemáticas significativas na produção de pesquisas do professor de educação física do nordeste do Brasil;
5- Abordagens, método e técnicas na investigação da educação física, esporte e lazer;
6- O trabalho científico na docência do professor de educação física, em diferentes campos de atuação;
7- Educação Física e Ciência: balanço e perspectivas.

O Período de inscrição das Áreas de Conhecimento citadas nesta Retificação será de 11/02/2011 a 14/03/2011.
O candidato deverá requerer a isenção do pagamento da inscrição no período de 11/02/2011 a 15/02/2011.

Salvador, 10 de fevereiro de 2011
DORA LEAL ROSA
Reitora

Aberta seleção de consultoria para atualização de indicadores

Brasília (Brasil) - A ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, por meio do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza, comunica a abertura do processo de seleção de consultoria para atualização das tabelas de todos os indicadores dos doze blocos temáticos do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça. A data limite para o recebimento de candidaturas é 16 de março de 2011.

A oportunidade exige nível superior em qualquer área; experiência em programação em SAS e em manipulação e consolidação das bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). Conhecimentos básicos em língua inglesa e disponibilidade para atuação presencial na unidade do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em Brasília/DF. Para Mais informações, consulte o Termo de Referência.

Os/as interessados/as devem enviar sua proposta de custo total da consultoria, currículo (P11) e histórico acadêmico até 16 de março de 2011 para o endereço eletrônico danielle.valverde@unwomen.org especificando no assunto da mensagem: “Consultoria Atualização de Indicadores”.

A ONU Mulheres adota o princípio da igualdade de oportunidades, com encorajamento às candidaturas de mulheres e afrodescendentes.

FCM seleciona Estagiário/a de Pedagogia - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

quinta-feira, 3 de março de 2011

UNESCO e ABC abrem vagas para estagiários em projeto de cooperação em Guiné-Bissau

Vagas de estágio, nas áreas de arquitetura, engenharia civil, comunicação social, administração, serviço social e pedagogi estão abertas até o dia 13 de março para candidatos que queiram atuar em ações de mobilização e organização comunitária no Bairro de São Paulo, em Bissau (Guiné-Bissau).

O estágio integra o projeto “Jovens Lideranças para a Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas”, no âmbito da Parceria Brasil - UNESCO para a Promoção da Cooperação Sul-Sul. Trata-se de uma iniciativa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a UNESCO, o Instituto Elos, a Fundação Gol de Letra e o Ministério da Educação.
O projeto visa o fortalecimento de lideranças locais, o desenvolvimento comunitário e a promoção de educação integral para crianças e jovens da comunidade do Bairro de São Paulo na Cidade de Bissau. Para tanto, prevê a construção de um centro educacional; a transferência das práticas sócio-educativas desenvolvidas pela Fundação Gol de Letra e da metodologia do Programa Escola Aberta, desenvolvido pelo Ministério da Educação e pela UNESCO.
Os estagiários selecionados apoiarão não somente o projeto de construção de uma escola no bairro, como também deverão estar comprometidos com a transferência de metodologias sócio-educativas. Os aprovados deverão obrigatoriamente residir em Guine-Bissau, durante o período do estágio que será de quatro a seis meses. 

Apos o cadastramento do currículo no site, os candidatos devem enviar um e-mail para estagio.bissau(at)unesco.org.br, indicando a área de interesse. 

21.02.2011
Source: UNESCO Office in Brasilia

 

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