TERMOS DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO DE UMA ESPECIALISTA DE GÉNERO
1. Introdução
A CAFOD (Agência Católica para Desenvolvimento Internacional) da Inglaterra e Pais de Gales é membro da Caritas Internacional. Com sede em Londres e representações em mais de 40 países da Europa, África, Ásia e América Latina, a CAFOD está comprometida com a promoção do desenvolvimento humano e justiça social na base da Fé Cristã e dos valores do Evangelho.
Inspirada pela visão de um mundo transformado, onde todos homens e mulheres possam viver com dignidade, segurança e em perfeita harmonia com a criação, e actuando através do estabelecimento de parcerias com organizações locais comprometidas com a mesma causa, a CAFOD desenvolve acções que visam uma mudança transformativa na vida das pessoas e nas estruturas em que vivem.
A intervenção da CAFOD em Moçambique, tem como referencia o Plano Estratégico (2010-2020) geral da corporação e está focalizada em quatro áreas fundamentais (meios de vida sustentáveis, HIV/SIDA, governação e emergência) que se alinham as prioridades definidas naquele instrumento.
Entre outros aspectos, o Plano Estratégico global orienta as representações da organização nos diferentes países a adoptar de uma perspectiva de género no trabalho que realizam.
De modo a acomodar essa pretensão, e no quadro da elaboração do seu plano estratégico nacional para os próximos 5 anos, a CAFOD em Moçambique, pretende realizar uma auditoria de género a nível da própria organização e dos seus parceiros, para apurar a sensibilidade para as questões relativas ao género e o conjunto de politicas, praticas atitudes e comportamentos em que se enforma e orienta o trabalho de ambas partes.
2. Propósito
É precisamente para apoiar a CAFOD na realização dessa análise, que se pretende contratar, em regime de emprego de curta duração, uma especialista em género.
2.1. Objectivo geral:
Ø Fazer o diagnóstico da organização e dos parceiros em matéria de género.
2.2. Objectivos específicos:
· Apurar o nível geral de conhecimento e percepção sobre género e desenvolvimento na CAFOD e entre os parceiros (corpo executivo, de gestão e pessoal);
· Analisar as politicas, práticas, sistemas e recursos da CAFOD e dos seus parceiros de implementação no que diz respeito a igualdade de género;
· Avaliar até que ponto os sistemas de gestão de programas e as abordagens de desenvolvimento são sensíveis a questão de género;
· Identificar os caminhos para uma possível intervenção a nível da CAFOD e das organizações parceiras.
- Metodologia
Espera-se que a contratada seja capaz de usar os seus conhecimentos e experiencia para o alcance dos objectivos pretendidos, pelo que será confiada a responsabilidade de organizar o trabalho, devendo ser capaz de combinar os múltiplos métodos e técnicas existentes.
· Desenvolver as ferramentas/instrumentos para recolha de informação;
· Assegurar a participação dos parceiros no processo;
· Analisar as metodologias e abordagens usadas em todas etapas do ciclo de gestão de projectos;
· Fazer recomendações para melhorar o gender no processo e sistemas, incluindo análises de implementação;
· Facilitar a revisão das estruturas organizacionais, bem como a atitude e comportamento do pessoal, as práticas, crenças e valores numa perspectiva de género;
- Resultados esperados:
· Linhas de base sobre o grau de entendimento e informação;
· Recomendações para promoção de politicas igualitárias.
· Identificadas as necessidades de treinamento para o staff da CAFOD e parceiros;
· Um relatório final sobre o processo, metodologia e recomendações
- Duraçao:
Prevê-se que o trabalho seja conduzido em 4 meses (entre Outubro de 2011 e Março de 2012).
- Submissão de candidaturas