O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio está recebendo propostas de candidatos a professor, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.
Os candidatos, que atuarão obrigatoriamente nos campos de ensino e pesquisa, na graduação e pós-graduação, devem preencher os seguintes requisitos:
1- Possuir título de doutor em Comunicação ou áreas afins;
2- Estar a, pelo menos, 20 anos da aposentadoria;
3- Não ter outro vínculo empregatício, no momento da assinatura do contrato de trabalho com a PUC-Rio;
4- Ter o perfil para assumir funções de administração acadêmica;
5- Ter comprovada experiência docente, produção acadêmica e atuação profissional na área de comunicação social.
Documentos indispensáveis, em duas vias, para a candidatura:
1- Projeto de pesquisa na sua área de atuação, coerente com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio: (a) Cultura de massa e representações sociais; (b) Cultura de massa e práticas sociais (ver a descrição dessas linhas, no final deste documento);
2- Curriculum Lattes do CNPq;
3- Dois exemplares de três publicações dos últimos três anos, que o candidato considere de maior relevância em seu CV.
Prazo de entrega da proposta: até 21 de outubro de 2009, no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio (Rua Marquês de S. Vicente, 225, 6º andar, Ala Kennedy, Gávea, CEP 22543-900, Rio de Janeiro - RJ).
Os candidatos pré-selecionados poderão ser, eventualmente, convidados para entrevista com uma Comissão de Professores do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Obs.: os documentos entregues não serão devolvidos.
Área de Concentração : Comunicação Social
Linhas de pesquisa
Linha 1: Cultura de massa e representações sociais
Estudo das representações sociais tais como se materializam nas linguagens, nos processos e nos produtos da Comunicação e da cultura midiática. Privilegiam- se, em relação aos produtos midiáticos, as imagens e os significados construídos pelos meios e compartilhados na sociedade.
Linha 2: Cultura de massa e práticas sociais
Estudo das relações entre os produtos midiáticos e as práticas sociais, isto é, estudo que privilegia as mediações. O foco de atenção recai sobre o campo da recepção e das referências culturais que marcam nosso lugar no mundo e filtram nossa leitura e interpretação dos produtos midiáticos e das situações concretas do cotidiano.
Os candidatos, que atuarão obrigatoriamente nos campos de ensino e pesquisa, na graduação e pós-graduação, devem preencher os seguintes requisitos:
1- Possuir título de doutor em Comunicação ou áreas afins;
2- Estar a, pelo menos, 20 anos da aposentadoria;
3- Não ter outro vínculo empregatício, no momento da assinatura do contrato de trabalho com a PUC-Rio;
4- Ter o perfil para assumir funções de administração acadêmica;
5- Ter comprovada experiência docente, produção acadêmica e atuação profissional na área de comunicação social.
Documentos indispensáveis, em duas vias, para a candidatura:
1- Projeto de pesquisa na sua área de atuação, coerente com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio: (a) Cultura de massa e representações sociais; (b) Cultura de massa e práticas sociais (ver a descrição dessas linhas, no final deste documento);
2- Curriculum Lattes do CNPq;
3- Dois exemplares de três publicações dos últimos três anos, que o candidato considere de maior relevância em seu CV.
Prazo de entrega da proposta: até 21 de outubro de 2009, no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio (Rua Marquês de S. Vicente, 225, 6º andar, Ala Kennedy, Gávea, CEP 22543-900, Rio de Janeiro - RJ).
Os candidatos pré-selecionados poderão ser, eventualmente, convidados para entrevista com uma Comissão de Professores do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Obs.: os documentos entregues não serão devolvidos.
Área de Concentração
Linhas de pesquisa
Linha 1: Cultura de massa e representações sociais
Estudo das representações sociais tais como se materializam nas linguagens, nos processos e nos produtos da Comunicação e da cultura midiática. Privilegiam- se, em relação aos produtos midiáticos, as imagens e os significados construídos pelos meios e compartilhados na sociedade.
Linha 2: Cultura de massa e práticas sociais
Estudo das relações entre os produtos midiáticos e as práticas sociais, isto é, estudo que privilegia as mediações. O foco de atenção recai sobre o campo da recepção e das referências culturais que marcam nosso lugar no mundo e filtram nossa leitura e interpretação dos produtos midiáticos e das situações concretas do cotidiano.