Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Na Trilha do Emprego (2ª fase) abre 4.280 vagas de qualificação em 45 cidades com Sinebahia - BA

A ação traz cursos com carga horária de 400 horas, montados de acordo com o perfil e necessidade de cada região do estado.

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (24/08), as inscrições para a segunda fase do Programa TRILHA de qualificação - “Na Trilha do Emprego”, iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O objetivo é qualificar e inserir, em atividades produtivas, jovens vinculados ao Programa Bolsa-família. No total, 84 municípios estão sendo contemplados, mas as inscrições que iniciam esta semana acontecem apenas nos locais que possuem unidades do SineBahia (45).
Nos municípios onde não existem unidades do SineBahia, a Secretaria Estadual do Trabalho está em entendimento com as Prefeituras para garantir as inscrições nos próximos dias, cuja data e local serão amplamente divulgados.
A ação traz cursos com carga horária de 400 horas, montados de acordo com o perfil e necessidade de cada região do estado. Além de buscar a inserção do público qualificado no mercado de trabalho formal, contando com o apoio do SineBahia na intermediação, esta nova versão do programa Na Trilha do Emprego atua com foco em ocupações e eixos profissionais de maior especificidade técnica.
A expansão na Construção Civil e o crescimento dos setores de Comércio e Serviços, em função da Copa do Mundo, motivam boa parte das oportunidades. Como exemplo, os idiomas inglês e espanhol estão contemplados, com noções básicas, em alguns cursos ligados ao turismo e às atividades que envolvem atendimento ao público.
O programa é também uma chance do jovem conhecer melhor o mundo do trabalho, norteado em princípios de cidadania, ética e igualdade, estabelecendo novos contatos de emprego e uma compreensão diferente sobre o caminho profissional a ser buscado.

O QUE É PRECISO PARA PARTICIPAR?
• ter idade entre 16 e 29 anos;
• estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ambos na rede pública de ensino;
• estar em situação de desemprego involuntário;
• pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família do Governo Federal

COMO SE INSCREVER?
As inscrições estarão abertas de 24/08 a 02/09, nas unidades Sinebahia das cidades relacionadas (verificar tabela em anexo). Em Salvador, as inscrições acontecem apenas na unidade central do SineBahia, localizada na Av ACM. Vale ressaltar que o jovem interessado só poderá se inscrever no município onde atestar sua residência.

CURSOS OFERECIDOS / CARGA HORÁRIA
Com uma carga horária de 400, os jovens terão à disposição as cadeias produtivas adequadas ao perfil e à necessidade de sua região. A montagem dos cursos foi baseada no potencial de empregabilidade do público qualificado após a conclusão das aulas.

• 100 horas – Qualificação Social
• 250 horas – Qualificação Profissional
• 50 horas – Elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC)
  
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
• Cópia do CPF;
• Cópia do RG;
• Cópia do cartão do responsável do Programa Bolsa Família (da família do jovem);
• Comprovante de escolaridade/matrícula;
• Comprovante de endereço.
 
 Acesse aqui a planilha com a relação de cidades.
 
23.08.2011
Ascom Setre/SineBahia
Pesquisa personalizada