Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mauá abre vaga para instrutores e consultores de artesanato - BA

Estão abertas a partir desta quarta-feira (14) as inscrições para o credenciamento de instrutores e consultores de artesanato que vão integrar o banco de dados do Instituto Mauá. As vagas são para pessoas físicas e jurídicas, mestres-artesãos e empreendedores individuais. A seleção será feita por meio de currículo. O formulário de inscrição está disponível no site do Mauá (Ver páginas 20 e 21).
Os interessados devem ter nível médio ou superior, com experiência comprovada de trabalho como instrutor na área – através de certificado ou atestado – e experiência de atuação em comunidades. É imprescindível ter disponibilidade para viajar. Os inscritos serão convocados para prestar serviços de acordo com a demanda.
O objetivo do instituto é credenciar profissionais para realizar capacitações em comunidades no interior e na capital, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias sociais que promovam inclusão, geração de trabalho e renda e tornem a atividade artesanal mais competitiva e autossustentável.
O edital contempla formação técnica em 21 tipologias: aproveitamento de material, bordado, cerâmica, cestaria e trançado, artesanato em couro, crochê, instrumentos musicais, macramê, artesanato em madeira, artesanato em massa fria, artesanato em metal, artesanato mineral, artesanato em papel, renda, artesanato em retalho, tapeçaria, tecelagem, artesanato em vidro, artesanato indígena, artesanato afro-brasileiro e artesanato em reciclagem.
Também serão credenciadas pessoas com formação em antropologia, sociologia, história, economia, administração, biologia, geologia, agronomia, engenharia ambiental e design de produtos, para consultoria técnica nas comunidades a partir da implementação de pesquisas e projetos de identidade cultural que visam contribuir para o resgate e a preservação das tradições artesanais. Os consultores devem ainda acompanhar e avaliar a viabilidade econômica dos projetos desenvolvidos pelas comunidades.
Os interessados devem enviar propostas para a Copel/Mauá, em envelope lacrado, via postal e endereçado ao Instituto de Artesanato Visconde de Mauá (Largo Porto da Barra, 2, Barra, CEP 40.140-970, Salvador/BA).
Além do currículo com detalhamento das atividades e habilidades profissionais, é preciso descrever a metodologia, as técnicas e os dispositivos utilizados no desenvolvimento das capacitações, na didática e na qualificação da produção artesanal.
O edital tem validade de três anos. Dúvidas e informações através dos e-mails copel@maua.ba.gov.br ou gefar@maua.ba.gov.br.
Pesquisa personalizada