UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA A COR DA BAHIA
EDITAL DE SELEÇÃO DE
PROFESSORAS/ES AUTORAS/ES
O Programa A Cor da Bahia, da Faculdade de Filosofia e
Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comunica
que estarão abertas, no período de 20 julho a 18 de agosto de 2012, as
inscrições para o Processo de Seleção de Professoras/es Autoras/es de
materiais didáticos do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileiras, na modalidade Aperfeiçoamento, com carga horária de 180(cento
e oitenta) horas.
1. DISPOSIÇÕES
GERAIS
1.1. O presente documento rege o processo de
seleção de Professores/as Autores/as de materiais didáticos do Curso de
Formação para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, oferecido na
modalidade a distância pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria
com o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade (SECAD) / Sistema Universidade Aberta do Brasil
(UAB).
1.2. Os/As
professores/as serão selecionados/as com base nos critérios estabelecidos no
presente documento.
1.3. O/A
candidata/o que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às
recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado/a do processo de
seleção.
1.4. Após seleção, se o candidata/o for aprovado/a, estará ciente
das atribuições, competências e habilidades dos/as Professores/as Autores/as,
conforme orientações descritas nos itens 2 e 3.
1.5. O/A
Professor/a Autor/a que, após a seleção, não desempenhar suas funções no
exercício da produção de materiais didáticos para educação a distância conforme
as diretrizes propostas pela Coordenação, será automaticamente desligado/a.
1.6. O/A
Professor/a Autor/a selecionado não terá vínculo empregatício com a UFBA.
1.7.
O/A Professor/a Autor/a deverá respeitar os
princípios éticos para a publicação indicando todas as referências utilizadas
para produção de material didático, de acordo com as normas da ABNT. Quaisquer
casos de cópia ou plágio de trabalhos científicos serão de inteira
responsabilidade do Professor/a Autor/a, o qual irá responder judicialmente.
2. PERFIS
DOS/AS CANDIDATAS/OS
2.1 No ato da
inscrição, os/as candidatas/os deverão apresentar os seguintes perfis:
Perfil 01 – História da África, História do Negro no Brasil e Literatura Afro-brasileira
§
Possuir formação em nível de pós-graduação (no
mínimo, Mestrado) na área de conhecimento para a qual estiver se candidatando;
§
Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos
em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de pesquisas na área para a
qual estiver se candidatando;
§
Ter experiência na produção de materiais didáticos
para Educação a Distância ou, não tendo esta experiência, permitir que o
material produzido seja adaptado para esta modalidade.
§
Ser docente ou estudante de pós-graduação (Doutorado),
preferencialmente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Áreas de formação das/os candidatas/os:
§
História da África (Área de formação do/a
profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
§
História do Negro no Brasil (Área de
formação do/a profissional: História ou Estudos Étnicos e Africanos)
§
Literatura Afro-brasileira e Africana (Área de
formação do/a profissional: Letras ou Estudos Étnicos e Africanos)
Perfil 02 – Educação e Relações Étnicorraciais
§
Possuir formação em nível de pós-graduação (Mestrado,
no mínimo) em Pedagogia ou Estudos Étnicos e Africanos;
§
Ter conhecimento e experiência mínima de 2(dois) anos
em atividades típicas de ensino e desenvolvimento de projetos de pesquisa
voltados para as questões que envolvem Educação e Relações Étnicorraciais;
§
Ter experiência na produção de materiais didáticos
para Educação a Distância ou, não tendo esta experiência, permitir que o
material produzido seja adaptado para esta modalidade.
§
Ser docente ou estudante de pós-graduação
(Doutorado), preferencialmente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
2.2 Para a
realização do trabalho, o/a candidata/o deverá:
§
observar critérios éticos que permitam estabelecer
uma comunicação eficaz com a coordenação, o/a Professor/a Formador/a e demais
colegas de trabalho, a fim de estimular a criação de um ambiente que favoreça o
processo de aprendizagem de todos.
§
dispor de tempo para elaboração dos textos e
atividades do Módulo sob sua responsabilidade;
§
participar de reuniões em datas e horários a serem combinados
com a Coordenação do Curso;
§
dispor de tempo para discutir com o/a Professor/a
Formador/a a respeito da utilização dos recursos para a aprendizagem, tais
como: seleção de textos e outros materiais didáticos disponíveis no ambiente,
atividades práticas de pesquisa, entre outros.
§
ter abertura e flexibilidade, pois o seu trabalho
estará sujeito a críticas e sugestões de alteração.
§
possuir acesso rápido e contínuo à Internet.
3. DAS
ATRIBUIÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS AUTORES/AS DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA
EDUCAÇAO A DISTÂNCIA
3.1 Participar
de reuniões presenciais com a coordenação, quando solicitado.
3.2 Participar
de reuniões com o Professor/a Formador/a da disciplina, sempre que solicitado.
É importante que o/a Professor/a Autor/a e o/a Professor/a Formador/a interajam
durante o processo de elaboração dos conteúdos.
3.3 Respeitar
os princípios da ética nos debates nas discussões dos conteúdos do curso.
3.4 Elaborar
os conteúdos programáticos para publicação atentando aos princípios dos
direitos autorais.
3.5 Realizar,
com pontualidade, as atividades previstas no planejamento do material didático
sob sua responsabilidade.
3.6 Colaborar
com o/a revisor/a do conteúdo e, quando necessário, fazer os ajustes
necessários no material produzido.
3.7
Produzir um material didático que motive e desperte a
autonomia para os usos das ferramentas do ambiente virtual, a criatividade e a
criticidade do cursista.
§
Material didático planejado para 4
semanas (30 horas), nos casos dos/as Professores/as Autores/as de História da
África, História do Negro no Brasil ou Literatura Afro-brasileira e Africana,
com um número mínimo de 80(oitenta) e máximo de 100(cem) laudas;
§
Material didático planejado para 6
semanas (40 horas), no caso do/a Professor/a Autor/a de Educação e Relações Étnicorraciais,
com um número mínimo de 120(cento e vinte) e máximo de 150(cento e cinquenta)
laudas;
3.8 O material didático deverá ser apresentado da seguinte forma:
a)
Textos
básicos de 20(vinte) a 25(vinte e cinco) páginas cada, abordando os temas
definidos (1 texto básico = 1 unidade/semana).
Estrutura
do texto básico:
§
Apresentação do Módulo
§
Conteúdo das unidades.
Cada
Unidade deverá ser composta por:
Desenvolvimento
(dividido em tópicos)
Referências
bibliográficas
Indicação
de leitura complementar
Indicação de material de apoio
(mapas, glossário, textos etc.)
Sugestões de atividades com os
conteúdos
3.9 Utilizar referências bibliográficas e indicar bibliografia
complementar acessíveis aos cursistas.
3.10 O/A
Professor/a Autor/a deverá finalizar e entregar o material didático em, no
máximo, 2(dois) meses após a contratação.
3.11 O/A
candidato/a poderá consultar o guia “Diretrizes para elaboração do material
didático do curso a distância”, disponível no Programa A Cor da Bahia, para
construção da sua proposta.
4. DOS
CARGOS E DAS VAGAS
4.1 Cargo:
Professor/a Autor/a de material didático para educação à distância.
4.2
Vagas:
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de
História da África.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de
História do Negro no Brasil.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de
Literatura Afro-brasileira.
1 (uma) vaga para Professor/a Autor/a de Educação e Relações
Étnicorraciais.
4.7 Remuneração:
§
3(três) bolsas de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos
reais), para as vagas de Professor/a Autor/a de História da África, História do
Negro no Brasil ou Literatura Afro-brasileira e Africana, pagas mensalmente
após a entrega e aprovação do material didático pela Coordenação do curso.
§
4(quatro) bolsas de R$ 1.300,00 (um mil e
trezentos reais), para a vaga de Professor/a Autor/a de Educação e Relações
Étnicorraciais, pagas mensalmente após a entrega e aprovação do material
didático pela Coordenação do curso.
4.8 Requisitos
Básicos:
§
Ser brasileiro/a nato/a ou
naturalizado/a;
§
Possuir, no mínimo, Mestrado na área
relativa à vaga para a qual se candidata.
§
Ter familiaridade e acesso à Internet;
§
Possuir, preferencialmente, experiência
docente em programas de educação a distância;
- Ser docente ou estudante de pós-graduação (Doutorado), preferencialmente da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
5. INSCRIÇÕES
5.1 As
inscrições poderão ser feitas no Programa A Cor da Bahia e seguirão o
cronograma abaixo:
20/07 a 18/08/2012 – Período de
inscrições
20 e 21/08/2012 - Seleção de Professores
Autores
22/08/2012 - Divulgação do resultado da
seleção
23/08/2012 - Reunião com a Coordenação do Curso (9h às 13h) no Programa
a Cor da Bahia, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
5.2. Documentos
exigidos para inscrição:
a)
Formulário de inscrição preenchido;
b)
Curriculum vitae
com comprovação de experiência (anexar cópias dos comprovantes);
c)
Plano de Conteúdos propostos para o
Módulo correspondente à área para a qual se candidata (solicitar através do e-mail educacaoafrobahia2012@bol.com.br).
6. PROCESSO
DE SELEÇÃO
6.1. O processo de seleção será realizado em 03
(três) etapas:
1º.
Inscrição do/a candidata/o (preenchimento do
formulário de inscrição e apresentação do Plano de Conteúdos e dos documentos
comprobatórios);
2º.
Análise Curricular e do Plano de Conteúdos;
3º.
Entrevista.
6.2. No
caso de empate, na classificação final, terá preferência o candidata/o que
tiver:
I) maior Titulação na área do curso, considerada a Titulação
em andamento.
II) maior experiência em EAD
III) graduação em curso de Licenciatura
IV) maior tempo de atuação como docente do Ensino Superior.
V) maior número de publicações na área do curso em que
pretende atuar.
VI) maior idade.
6.3. O
resultado final será divulgado pela Coordenação do Curso na Internet.
7. DO VÍNCULO
COM O CURSO
7.1. A/O participante selecionada/o será vinculado ao curso como
Bolsista. Tal participação não configura vínculo empregatício.
7.2. Requisitos
para vinculação ao curso:
§
Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com
situação regular no País;
§
Estar quite com as obrigações eleitorais;
§
Estar quite com as obrigações militares, para os
candidata/os do sexo masculino;
§
Disponibilidade de tempo para desenvolver atividades;
7.3
Documentos requeridos:
a)
Cópias do RG, CPF, Título de Eleitor com o
certificado de votação na última eleição, Carteira de Trabalho, Certificado de
Reservista (candidatos do sexo masculino) e comprovante de residência (conta de
luz ou telefone);
b)
Cópias dos diplomas de Graduação e
Pós-graduação (frente e verso) autenticadas em cartório;
c)
Currículo Lattes atualizado.
8. DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 A
Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileiras poderá, a qualquer momento, determinar o cancelamento do
pagamento do/a Professor/a Autor/a que não cumprir suas atribuições.
8.2 Os casos omissos serão resolvidos pela
Coordenação do Curso de Formação para o Ensino de História e Cultura
Afro-brasileiras.
8.3 A constatação de quaisquer irregularidades na documentação
implicará a desclassificação do/a candidata/o/a, a qualquer tempo, sem prejuízo
das medidas legais cabíveis.
8.4 Em
caso de desligamento do Professor/a Autor/a, será convocado/a o/a próximo
candidata/o da ordem de classificação.
Salvador, 20 de julho de 2012.
PAULA CRISTINA DA SILVA BARRETO
Coordenadora do Programa A Cor da Bahia (FFCH/UFBA)
PROGRAMA A COR DA BAHIA
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Estrada de São Lázaro, 197, Salvador – BA, CEP 40.210-730
e-mail:
educacaoafrobahia2012@bol.com.br
[1] O
objetivo de aprendizagem relaciona-se à habilidade/competência a ser
desenvolvida pelo/a aluno/a a partir dos estudos na unidade/módulo.