Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

terça-feira, 28 de outubro de 2008

UNIFEM seleciona Técnica(o) - PE

Termos de Referência para Técnica(o) Local do UNIFEM em Recife

Antecedentes
No ano 2000, o UNIFEM iniciou seu trabalho em Orçamentos Sensíveis ao Gênero, com a certeza de que é um instrumento poderoso para que a atribuição dos recursos públicos seja mais transparente e esteja orientada a igualdade entre mulheres e homens. O programa iniciou-se nos paises andinos, estendeu-se progressivamente ao Equador, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, México e Peru.
O programa tem gerado novas parcerias e tem recebido o apoio da cooperação alemã, britânica, belga e espanhola. Dentro do sistema das Nações Unidas, o programa tem estabelecido alianças com UNV, PNUD e UNFPA, entre outras agências. O PNUD, em seu recente “Marco de trabajo estratégico regional sobre género para LAC 2004-2006”, recomenda associar-se com este programa específico do UNIFEM.

Objetivo
A necessidade de ter uma(um) técnica(o) local em Recife advém do extenso trabalho em desenvolvimento com diversas contrapartes do Recife, executado a partir do escritório UNIFEM para o Brasil; assim como os programas nos países do Cone Sul. O UNIFEM facilita o trabalho de organizações nãogovernamentais, governos (municipal e estadual) e com a sociedade civil em geral, que buscam integrar a dimensão de gênero às políticas públicas e fortalecer a participação das mulheres na tomada de decisões.

Denominação:
Técnica(o) Local do UNIFEM.

Atividades:
Sob supervisão direta da Diretora do UNIFEM para Brasil e países do Cone Sul, e das coordenadoras dos programas UNIFEM implementados em Recife, e desenvolvidos pelo escritório Sub-regional de Brasília, a(o) técnica(o) local é responsável por:

Responsabilidades:
 Apoiar todas as atividades de todos os programas do UNIFEM no Recife.
 Ser o ponto focal para o UNIFEM em Recife.
 Dar seguimiento as relações com governo, autoridades locais, ONGs,
sociedade civil, universidades etc.
 Apoiar os mecanismos da mulher a nível estadual e municipal, para promover maior participação das mulheres nos processos de orçamento participativo.
 Oferecer apoio técnico às contrapartes dos programas UNIFEM no Recife.
 Apoio e seguimento às atividades relativas ao programa Orçamentos Sensíveis ao Gênero, que tem no Recife um dos municípios priorizados.
 Apoiar, no marco do programa regional do UNIFEM, o intercâmbio de experiências entre as iniciativas dos programas e outras iniciativas que se desenvolvam no país.
 Participar dos seminários, oficinas e capacitações regionais organizadas pelo UNIFEM no marco dos programas executados no Recife.
 Preparar notas de comunicação sobre as atividades e conhecimentos gerados no país no marco dos programas. Difundi-los no país através de meios de comunicação, sites especializados, etc., e enviá-los ao escritório do UNIFEM – Brasil e Cone Sul para publicação no site do UNIFEM.
 Elaborar e enviar ao UNIFEM, relatórios mensais das atividades desenvolvidas e qualquer outro documento que seja requerido para manter informada a direção e as coordenações dos programas do UNIFEM.
 Atender e dar seguimento em geral às atividades que possam ser solicitadas pelo UNIFEM, as coordenadoras dos programas ou pela Diretora Regional relacionada com UNIFEM.

V. Perfil:

Profissional das Ciências Sociais ou afim, com experiência nos temas de gênero e desenvolvimento.

Competências chave do posto:
 Conhecimento dos orçamentos com perspectiva de gênero.
 Conhecimento de ferramentas para incorporar o enfoque de gênero no planejamento e na elaboração de projetos.
 Idioma português e conhecimento de inglês e espanhol.
 Disponibilidade para viajar.
 Capacidade de análise, síntese, juízo, profissionalismo e maturidade.
 Capacidade de comunicação e habilidade para trabalho em equipe.
 Conhecimento e compreensão dos temas que compreendem o
desenvolvimento humano sustentável.
 Conhecimento do contexto da região da América Latina.
 Conhecimento em informática em nível de usuário (Word, Excel, correio eletrônico, navegação na internet).
 Conhecimento das ferramentas básicas de planejamento (marco lógico, planos de trabalho etc.)

VII. Condições de trabalho
Honorários: R$ 3.000,00 mensais.
Duração do contrato: seis meses, renovável.
Localização: Recife, Brasil.
Horário de trabalho
O horário de trabalho se estabelece em oito horas por dia, de segunda-feira a
sexta-feira, de acordo com os horários do escritório em que se encontra
localizada.
Em circunstâncias excepcionais, e por requerimentos derivados das atividades
assinaladas, poderá ser solicitado que atenda a algum evento ou reunião no
sábado ou domingo; nesse caso, o dia será compensado por um dia de
trabalho livre.
Condições de Trabalho:
 Esse posto de trabalho não se sujeita à legislação trabalhista brasileira, não resultando em vínculos ou benefícios derivados dessa legislação. A(O) contratada(o) terá, ao longo de toda a relação contratual, a condição de prestador(a) de serviço autônomo.
 Os rendimentos auferidos no âmbito da contratação sujeitam-se às legislações locais de caráter fiscal e de seguridade social, sendo de inteira responsabilidade da(o) contratada(o) o recolhimento, em linha com a legislação local aplicável a autônomos, de impostos e contribuições, tais como Imposto de Renda, encargos sociais e fiscais.
 A pessoa contratada deverá ter, durante toda a relação contratual, cobertura de seguro de saúde e de vida. Caso não as possua no ato da contratação, será providenciada a contratação desses serviços, deduzindo seus valores dos honorários brutos estipulados acima.
 O UNIFEM não cobrirá gastos com deslocamento para pessoa residente em outro local, nem para participar do processo seletivo nem para o caso de a(o) candidata(o) ser selecionada(o).
Os currículos e cartas e apresentação deverão ser enviados para myriam.galvao@unifem.org e fernando.vianna@unifem.org até o dia 7 de novembro de 2008, com o título “VAGA UNIFEM RECIFE”.

O UNIFEM oferece igualdade de oportunidades para to@s @s candidat@s e em particular encoraja a candidatura de Afro-descendentes e mulheres.
Pesquisa personalizada