Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Comissão Fulbright lança Programa Fulbright Sérgio Vieira de Mello

O programa oferece bolsa para pesquisa na Universidade de Notre Dame nos Estados Unidos Rio de Janeiro, 12 de junho de 2009 - A Comissão Fulbright, para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, a Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação, ANDHEPea Universidade de Notre Dame criaram o programa Fulbright Sérgio Vieira de Mello, voltado a professores e pesquisadores brasileiros que exercem atividades de docência e pesquisa na área de Direitos Humanos em instituições brasileiras.

O programa concederá uma bolsa a fim de promover o intercâmbio, o diálogo e o aprofundamento do conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades, oferecer apoio às atividades de pesquisa e docência desses profissionais na Universidade de Notre Dame, além de honrar a memória do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, personalidade com atuação de destaque na luta pelos Direitos Humanos no cenário mundial.

A bolsa oferece auxílio mensal de US$ 3 mil por mês por até três meses, auxílio instalação de US$ 2 mil, moradia na cidade de Notre Dame com status de professor visitante estrangeiro na instituição, seguro saúde e passagem de ida e volta em classe econômica. Os candidatos à bolsa devem comprovar ter concluído o curso de doutorado antes de 2005, ter nacionalidade brasileira, possuir atuação acadêmica qualificada na área de Direitos Humanos e reconhecida competência professional.

A avaliação vai considerar o perfil acadêmico e profissional do candidato, bem como o plano de atividades proposto. Será dada prioridade aos professores e/ou pesquisadores que desenvolverem atividades ligadas aos Programas de Pós-graduação reconhecidos pelo CAPES-MEC, visando a consolidação de pesquisas em Direitos Humanos no Brasil.

Os interessados devem se candidatar até o dia 15 de agosto via internet. O resultado será divulgado até 15 de setembro de 2009.
As atividades em Notre Dame iniciam-se em janeiro de 2010. O lançamento do programa Fulbright Sérgio Vieira de Mello está marcado para o 13 de junho às 18:30h no Planetário da Gávea, localizado na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Durante o evento, será apresentado um video sobre Sérgio Vieira de Mello feito por Samantha Power, Diretora Senior de Relações Multilaterais do Conselho de Segurança Nacional americano e também autora do livro O Homem que queria salvar o mundo. Uma Biografia de Sergio Vieira de Mello. Para assistir ao video, basta acessar o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=QHy-Cq5TRSQ

Contato:
Mais informações sobre o Programa Fulbright Sergio Vieira de Mello podem ser obtidas junto à Comissão Fulbright.
Fone: (61) 3248-8603
sergiovm@fulbright.org.br
www.fulbright.org.br

Imprensa:
Heidi Arola
Adida de Imprensa e Cultura do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro
Telefone para contato: (21) 9505-9134
Pesquisa personalizada