O Núcleo de Educação a Distância (NEaD), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tornam pública a abertura das inscrições para o Processo de Formação do Banco de Professores/Conteúdistas e formadores para atuar no Curso de Educação Para as Relações Étnico-Raciais-REL na diversidade a distância no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo de constituição do Banco de Professores/Conteúdistas e Formadores ficarão a cargo da Coordenação do Curso da Educação Para as Relações Etnico - Raciais - REL na Diversidade do NEAB/PROEX/UFU responsáveis pela implantação do curso.
1.2. O processo será regido por este documento e realizado na cidade de Uberlândia-MG;
1.3. O candidato, ao efetivar sua inscrição, declara acatar, na íntegra, as normas contidas neste documento.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1. A inscrição para este processo deverá ser entregue no período compreendido entre 09/11/09 a 13/11/09, no horário das 8:00 às 11:30 e 13:30 ás17:30.
Universidade Federal de Uberlândia.
Av. João Naves de Ávila, 2121- Campus Santa Mônica
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB - Bloco1B - sala 101.
Contato: fone (34) 3239-4543 ou para o seguinte e-mail: neabufu@yahoo.com.br com cópia para guimes@ufu.br com toda documentação comprobatória digitalizada.
OBS: Não receberemos inscrições via correio.
2.2. O candidato a professor/Conteúdista e Formador para os 4 ( quatro) eixos temáticos indicados no item 3.1, deverá obedecer as seguintes condições:
a) Ser professor doutor, com experiência de no mínimo três anos no magistério superior.
b) Ter experiência comprovada no ensino da área de Educação Para as Relações Étnico/Raciais em pelo menos um dos últimos cinco anos de exercício do magistério em nível superior.
c) Possuir habilidade e facilidade de acesso e no uso de computadores/recursos de conectividade – Internet, e-mail, chat, fórum.
d) Disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolver atividades relativas ao seu trabalho, inclusive aos finais de semana.
2.3. Cada candidato poderá inscrever-se em apenas um único eixo dentre os possíveis nesta chamada.
2.4. Para realizar a inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher a ficha de inscrição (Anexo I), fornecendo a seguinte documentação:
a) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
b) Fotocópia do diploma de graduação e pós graduação(doutorado)
c) Apresentar documentos comprobatórios relacionados à temática de Educação Para as Relações Étnico-Raciais.
3. DOS EIXOS TEMÁTICOS
3.1. Os Eixos temáticos objeto desta chamada são indicados a seguir:
Eixos temáticos | EMENTA |
Módulo 1 - Conceitual EAD e Ferramenta Moodle | Módulo 1 - Conceitual EAD e Ferramenta Moodle: Conceito de EAD: Ferramenta Moodle e Portais do Curso. Introdução a informática: CTARD; Plataforma Moodle: Ferramenta Moodle, CTARD, Compreensão dos aspectos técnicos e tecnológicos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Introdução a Educação a Distância. Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Uso de recursos pedagógicos do AVA no curso deEducação par as relações étnico-racias. Comunidade de trabalho, aprendizagem em rede com: apresentação do curso, Avaliação do módulo. |
Módulo 2 - Introdução Conceitual para ERER | Módulo 2 - Introdução Conceitual para ERER: A LDB, a Lei 10.639/03, o Parecer 03/2004 e a Resolução 01/2004 do CNE; Discriminação, preconceito racial e comportamento social. Histórico do Movimento Negro no Brasil, da Declaração de Durban até a Lei 10.639/03; a dívida social do Brasil com a população negra após o 13 de maio. Relações raciais n escola; Currículo e responsabilidades; Fiscalizando a TV, o livro didático e escola: a mensagem oculta do racismo. |
Módulo 3 - O Ensino de História da África em debate | Módulo 3 - O Ensino de História da África em debate: A África como berço da humanidade. A Geografia Africana: diversidade regional e correntes migratórias. A presença mulçumana e européia no continente: Os aspectos gerais |
Módulo 4 – História e Cultura Afro-brasileira | Módulo 4 – História e Cultura Afro-brasileira: A participação africana na formação sociocultural brasileira. A resistência negra: os quilombos e a regionalidade; a saúde da população negra.O papel dos africanos na construção socioeconômica do Brasil. |
4. DAS FUNÇÕES DO PROFESSOR/CONTEÚDISTA E FORMADOR
a) Participação em projetos de Extensão, Pesquisa e ou Ensino e desenvolvimento de metodologias de ensino;
b) Produção de material instrucional para o eixo temático;
c) Capacitação de tutores no conteúdo específico do eixo escolhido e orientação dos mesmos em suas dificuldades;
d) Atendimento aos alunos quando recomendado pelos tutores;
e) Participação em atividades relativas ao Curso quando solicitado;
f) Acompanhamento do desenvolvimento teórico-metodológico do curso;
g) Cumprimento do cronograma das atividades do Curso;
h) Participação das reuniões da equipe demandadas pela coordenação do Curso;
i) Informação à coordenação dos problemas e eventuais dificuldades no desempenho da função ou no ambiente do curso;
j) Acompanhamento dos trabalhos dos tutores mais diretamente e dos alunos por meio da tutoria;
k) Esclarecimento das dúvidas dos tutores, com resposta em, no máximo, vinte e quatro horas, aos e-mails recebidos;
l) Produção e encaminhamento de relatórios quando solicitados;
m) Orientação do trabalho dos tutores no sentido de apoiar os alunos menos participativos, a partir da análise das estatísticas do ambiente; analisar o desempenho dos cursistas e propor procedimentos que melhorem o seu rendimento, quando necessário; avaliar a aprendizagem dos cursistas, comentar seus trabalhos, proceder aos registros e encaminhá-los adequadamente.
5. DA CONSTITUIÇÃO DO BANCO DE PROFESSORES/CONTEÚDISTAS E FORMADORES
5.1 O processo será conduzido pela equipe NEAB/PROEX/UFU responsável pela implantação do Curso de REL na Diversidade, por meio de análise das informações constantes na ficha de inscrição e da documentação comprobatória solicitada.
5.2. A classificação dos candidatos será realizada conforme critérios de titulação, experiência profissional, experiência em educação á distância e produção científica.
5.3. No caso de empate, terá prioridade o candidato que tiver maior experiência na área de Educação Para as Relações Étnico-Raciais e, ao persistir o empate, segue-se o candidato que tiver maior tempo de exercício da docência em nível superior e titulação.
6. DA DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO
A relação dos docentes que irão integrar o Banco de Professores-Conteúdistas e Formadores para atuar no Curso de REL na Diversidade no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, em parceria com a SECAD por ordem de classificação, será publicada na página da UFU no seguinte endereço eletrônico: http://www. ufu.br, no dia 18 de Novembro de 2009 a partir das 17:30.E, no mural do NEAB/ NEaD/.
7. DAS BOLSAS
c) As condições para ser professor-pesquisador de acordo com a Resolução Nº 26, DE 5 DE JUNHO DE 2009, “IV - Professor-pesquisador: professor ou pesquisador designado ou indicado pelas IPES vinculadas ao Sistema UAB, que atuar nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de 03 (três) anos no magistério superior. O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) mensais, enquanto exercer a função, de acordo com o Artigo 2º Inciso IV da Lei No 11.273/200 (Professor/Pesquisador I).
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Em hipótese alguma será concedida revisão da classificação do candidato, não cabendo recurso.
9.2 O não cumprimento das atividades necessárias à função de professor/Conteúdista e Formador implicará em seu desligamento imediato do Curso.
9.3 Os casos omissos serão resolvidos pela equipe do NEAB/NEaD/PROEX.
UBERLÂNDIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2009.
Prof. Dr.Alberto Martins da Costa | | Prof. Dr.Guimes Rodrigues Filho |
Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis | | Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros |
Profa. Dra. Geni de Araújo Costa | | Profa. Dra. Maria Teresa Menezes Freitas |
Diretora de Extensão | | Diretora do Núcleo de Educação a Distância |
Profª. Dra. Vânia Ap. Martins Bernardes | | Prof. Dr. Marcelo Tavares |
Coordenadora do Curso a Distância | | Coordenador UFU/Universidade Aberta do Brasi |