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sexta-feira, 4 de maio de 2012

Inep publica edital do Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior

Selecionados trabalharão na elaboração e revisão de itens para o ENADE 2012

O Inep publicou nesta quinta feira (3/5), no Diário Oficial da União, Edital para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES) do Banco Nacional de Itens (BNI). Podem participar docentes de Instituições de Educação Superior interessados em colaborar para a realização do Exame Nacional de Estudantes – Enade 2012.
As inscrições devem ocorrer exclusivamente no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao, entre 3 e 13 de maio. E as atividades ficarão sob a coordenação da Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES/INEP.
Inicialmente, os candidatos passarão por uma avaliação de requisitos básicos e complementares para integrarem o CERES. Os que obtiverem melhores pontuações serão convocados para uma capacitação, onde haverá a divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.
Na sequência, o INEP encomendará os itens a serem produzidos pelos elaboradores, detalhando as especificações conceituais e técnicas, sendo que cada um deverá produzir no mínimo oito e no máximo 12 itens, cujo período previsto para o envio será de 1º a 22 de julho. Depois haverá também duas etapas de revisão: uma técnico-pedagógica – durante julho – e outra de língua portuguesa – marcada para agosto e setembro.

Enade 2012 – Este ano serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo e dos cursos Tecnológicos de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

BNI - O Banco Nacional de Itens tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências previstos nas diretrizes curriculares nacionais dos respectivos cursos de graduação. Um aspecto fundamental desse modelo é o fato de que a constituição do banco de itens conta com a participação de docentes universitários de todo o País, promovendo ampla participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior.
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