EDITAL
Nº 045/2012
O
Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições
legais, estatutárias e regimentais, com fundamento no convênio n.º 01/2011
celebrado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual para
Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (SECOPA) e da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB), torna público a abertura do processo de inscrições para
seleção de 30 (trinta) Professores e cadastro reserva para atuação de ações de
qualificação profissional e/ou socioeducativas no âmbito do Projeto Legados
Sociais para a Copa 2014, mediante condições estabelecidas neste Edital.
1.
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O
Projeto Legados Sociais para a Copa 2014 tem por objetivo promover cursos de
qualificação profissional e ações socioeducativas que contribuam na preparação
da Bahia para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e seus eventos associados,
gerando legados permanentes à população baiana. Este projeto abrange os
seguintes Municípios do Estado da Bahia: Salvador, Feira de Santana, São
Francisco do Conde, Camaçari, Mata de São João, Itaparica, Vera Cruz, Maraú,
Morro de São Paulo – Cairú, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Vitória da
Conquista, Juazeiro, Paulo Afonso e Lençóis.
2.
DO OBJETO/VAGAS
2.1.
O presente Edital objetiva a seleção de 30 (trinta) Professores/instrutores e
cadastro reserva, para atuar nas áreas de: Ciências Humanas, Ciências Sociais,
Ciências Biológicas e Ciências Exatas, dos seguintes componentes curriculares:
Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Italiana, Língua Francesa,
Hospitalidade, Empreendedorismo, Turismo na Bahia, Primeiros Socorros,
Ecoturismo, Comunicação e Linguagem dos Meios, Meio Ambiente e Sociedade,
Direitos Humanos, Cultura Baiana, Ética e Responsabilidade Social, Alimentos e
Bebidas, Turismo de Aventura e Gestão de Segurança.
2.2.
Os professores da UNEB devem ocupar prioritariamente as vagas existentes e,
caso todas as vagas não sejam preenchidas, serão ocupadas por professores de
outras Instituições Públicas da Bahia, e demais Licenciados e Bacharéis nas
áreas indicadas, como também pessoa com notório saber na área, utilizando-se
dos critérios de seleção definidos neste Edital.
PARÁGRAFO
ÚNICO - Os turnos de funcionamento cursos de qualificação profissional e ações
socioeducativas no âmbito do Projeto Legados Sociais para a Copa 2014 serão
definidos pela Coordenação Geral do Projeto, considerando as disponibilidades
de salas e a disponibilidade do público alvo.
3.
DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS
a)
Ser preferencialmente licenciado na área para a qual está se inscrevendo;
b)
Possuir, no mínimo, 2 (dois) anos no exercício do magistério ou notório saber
comprovado na área.
4.
DAS INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
Período
Inscrições – de 24 de maio a 01 de junho de 2012
Publicação
dos resultados da primeira fase – 06 de junho de 2012
Seleção/Entrevista
– de 11 a 15 de junho de 2012
Publicação
do Resultado Final – 20 de junho de 2012
DOCUMENTAÇÃO
Ficha
de inscrição devidamente preenchida (Anexo I) deste Edital. (disponível no
Portal Eletrônico da UNEB – site: www.uneb.br);
Declaração
de que não recebe bolsa financiada pela Universidade do Estado da Bahia;
Curriculum
lattes atualizado;
Diploma
de Graduação;
Diploma
de Pós-Graduação;
Contracheque
(para professores da UNEB e da rede pública);
Documento
de identidade com foto, CPF e cartão do PIS;
Comprovante
de residência atual com o CEP identificado;
Comprovante
bancário de conta corrente (nome do banco, agência e conta corrente, exceto
cópia do cartão bancário);
•
01 Foto 3X4, atual.
LOCAL
DE INSCRIÇÃO
Pró-Reitoria
de Extensão (PROEX) / Sala do Projeto Legados Sociais para Copa 2014
Rua
Adhemar Pinheiro Lemos, 2.306 – Bairro: Imbuí - CEP: 41.720-050 - Salvador –
Bahia
Telefone
de contato: (71) 3371-0107 – ramal 224/248 Horário: 09 às 12h e
das 14 às 17h, de 2ª a 6ª feira
Observação:
Não serão aceitas inscrições encaminhadas por CORREIOS.
5.
DA SELEÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CANDIDATOS:
5.1.
A comissão de seleção será presidida pela Coordenação e deve proceder a análise
e julgamento final dos candidatos, seguindo os procedimentos estabelecidos
neste edital.
5.2.
O processo de seleção constitui-se de análise de currículo e entrevista, além
da observância do que consta nos itens 2 e 3 deste Edital.
1ª
Fase – Análise curricular à qual será atribuída nota de 0 a 10 - (Peso 6)
2ª
Fase – Entrevista com atribuição de nota de 0 a 10 - (Peso 4)
A
avaliação do currículo e da entrevista será realizada com base no Barema (Anexo
II) deste Edital.
5.3.
Em caso de empate será considerado:
–
Experiência na rede pública de ensino;
–
Experiência em projetos de extensão/sociais.
6.
DOS RESULTADOS
6.1.
O resultado será divulgado no Portal Eletrônico da UNEB – site: www.uneb.br.
6.2.
Os professores selecionados serão convocados de acordo com cursos de
qualificação profissional e ações socioeducativas, e assinarão um Termo de
Compromisso conforme carga horária estabelecida.
7.
DA REMUNERAÇÃO E VIGÊNCIA
7.1.
O valor da hora/aula será de R$ 53,00 (cinquenta e três reais), conforme prevê
a Resolução CONSU nº 641/2008.
7.2.
O início das atividades para os professores fica condicionado à
disponibilização dos recursos.
7.3
O professor/instrutor selecionado para o curso assumirá o compromisso de:
a)
Ministrar a carga horária total do curso, para uma turma de no mínimo 25 alunos
e no máximo 40 por turma;
b)
Elaborar o plano de curso e entregar à Coordenação uma semana antes do início
da aula;
c)
Elaborar, aplicar e corrigir as atividades, as avaliações e os estudos
complementares fornecendo o feedback dos resultados aos alunos no decorrer do
curso;
d)
Preencher os formulários de avaliação; participar das reuniões, seminários e
outras atividades programadas, quando convocado;
e)
Encaminhar os resultados à coordenação e devolvê-las aos alunos;
f)
Elaborar e encaminhar à Coordenação o relatório final das atividades.
8.
DOS REQUISITOS ADICIONAIS.
8.1
De acordo com a demanda os cursos de qualificação profissional e ações
socioeducativas poderão ocorrer também nos finais de semana.
9.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.
9.1.
A inexatidão das declarações ou irregularidades nos documentos, identificados
em qualquer fase do processo, eliminará o candidato/instrutor da seleção ou se
identificadas, posteriormente, impedirão a sua atuação, anulando-se todos os
atos e efeitos decorrentes da sua inscrição e seleção.
9.2.
É de inteira responsabilidade do candidato/instrutor, acompanhar a publicação
de todos os atos, Editais e Comunicados referentes a esta seleção no site da
universidade.
9.3.
A Coordenação poderá substituir o Professor/Instrutor, observada a inadequação
do mesmo aos objetivos do Projeto, sendo nestes casos, convocados os
selecionados do banco de reserva.
9.4.
Os casos omissos no presente Edital serão dirimidos pela Coordenação do
Projeto. GABINETE DA
REITORIA, 22 de maio de 2012.
Lourisvaldo
Valentim da Silva
Reitor
ANEXO
I - DO EDITAL Nº 045/2012
FICHA
DE INSCRIÇÃO / SELEÇÃO PROFESSORES
Nome:_________________________ ______________________________ ________________
CPF:
_______________________ RG:___________________ PIS: __________________
Banco
________ Agência ____________ Conta Corrente _____________ Sexo ( )
F ( ) M
Telefone
Fixo:_________ Celular:______________ Email:________________________ ______
Área:
______________________________ _ Componente Curricular: _________________
Endereço:
______________________________ ______________________________ _______
Bairro:_______________________ __
CEP: ________________ Cidade/UF: ______________
Nome
da Instituição que trabalha: ______________________________ ____
Endereço:_____________________ ______________________________ ____________________
______________________________ ______________________________ ________________
Bairro:______________________
CEP: ________________ Cidade/UF: ______________
ANEXO
II - DO EDITAL Nº 045/2012
BAREMA
PARA AVALIAÇÃO
Candidato
(a): ______________________________ ______________________________ ____
Área:_________________________ ________________________
1.
AVALIAÇÃO CURRICULAR
CRITÉRIOS / ATIVIDADES
|
Nº DE PONTOS MÁXIMO
|
Nº DE PONTOS OBTIDO
|
Atividade no Ensino
Básico e Superior (01 ponto/semestre)
|
03
|
|
Participação em projetos
sociais (02 pontos/semestre)
|
03
|
|
Participações em ações de
extensão (0,5 ponto/semestre)
|
02
|
|
Participações em
monitoria (0,5 ponto/semestre)
|
02
|
|
TOTAL
|
10
|
|
2.
AVALIAÇÃO ENTREVISTA
CRITÉRIOS
|
Nº DE PONTOS MÁXIMO
|
Nº DE PONTOS OBTIDO
|
Linguagem clara, correta
e adequada.
|
02
|
|
Abordagem das ideias
fundamentais na entrevista.
|
02
|
|
Articulação entre as
ideias apresentadas, permitindo a configuração do seu todo.
|
02
|
|
Conteúdo com informações
corretas.
|
02
|
|
Apresentação do
professor, dicção e variação de estímulos.
|
02
|
|
TOTAL
|
10
|
|