Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

quinta-feira, 1 de março de 2012

Instituto Mídia Étnica seleciona estudantes de Comunicação - BA

Estamos selecionando estudantes de comunicação (Rádio/TV, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Produção Cultural) interessados em estagiar no Portal Correio Nagô (www.correionago.com.br). São sete vagas distribuídas pelos estados de Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí e Paraíba. A bolsa auxílio é de R$400,00 por um ano. O interessado deve ter disponibilidade para participar de uma formação, custeada pela organização contratante, em Salvador, entre os dias 12 e 24 de março de 2012, e iniciar o estágio em abril de 2012. 
A seleção encerra neste dia 02 de março.

Confira o edital completo:

PROGRAMA DE EQUIDADE RACIAL NO NORDESTE BRASILEIRO
SELEÇÃO DE COMUNICADORES

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, o Instituto Cultural Steve Biko e o Instituto Mídia Étnica – IME, em ação consorciada, convidaram organizações e militantes do Movimento Negro da região Nordeste, para participar da seleção do Programa de Equidade Racial. Este Programa busca desenvolver ações efetivas que contribuam para mudanças estruturais no quadro de desigualdades da Região Nordeste e tem como principal foco o combate ao racismo e às desigualdades de gênero. O processo seletivo ocorreu no período de 18 de outubro a 20 de dezembro de 2011.

OBJETIVOS DO PROGRAMA: 
• Contribuir para o fortalecimento institucional de organizações do movimento negro da região Nordeste empenhadas na luta anti-racista e combate à pobreza da população negra. 
• Fortalecer lideranças oriundas de organizações negras do Nordeste para atuações articuladas em prol da equidade racial e de gênero e com vistas a fomentar mudanças significativas na estrutura sócio-política no Nordeste brasileiro. 
• Formar comunicadores/as na perspectiva da diversidade étnico-racial através do incentivo à produção de textos, monografias e peças multimídia, para serem fontes de notícias (assessoria de imprensa) para jornalistas da região Nordeste sobre temas ligados ao racismo, cultura negra e combate à intolerância religiosa; criar uma central de mídia (texto, áudio e vídeo) para visibilidade das ações do movimento negro na região Nordeste; e facilitar a integração dos movimentos negros da região Nordeste por meio de redes virtuais e de cooperação. 

O Instituto Mídia Étnica – IME tem como meta para este programa, selecionar 9 (nove) jovens (um em cada estado do Nordeste) para atuarem como ponto focal do Portal Correio Nagô no estado que reside. Ocorre que, por meio do edital só foi possível selecionar 2 jovens com perfil desejado. Desta forma, estamos abrindo novo processo seletivo para as vagas disponíveis e não preenchidas por edital (sete vagas).

Critérios exigidos no edital (período de 18 de outubro a 20 de dezembro de 2011)
a) Somente candidatos que residem na região Nordeste poderão candidatar-se ou encaminhar candidatos para participar desse processo seletivo. 
b) Todos os estados do Nordeste serão contemplados em pelo menos uma das categorias (01 ou 02) propostas na seleção.
c) Os/as candidatos/as deverão ter disponibilidade para encontros presenciais em outros Estados. 

d) Para a seleção de candidatos para formação especializada em comunicação é necessário que os candidatos sejam estudantes da área de comunicação ou estudantes de nível médio com atuação em comunidades com iniciativas de comunicação (rádio comunitária, jornal informal, blogueiro/a, videomaker, etc.), desde que comprovada a sua atuação mediante declaração da organização proponente da referida candidatura.

NOVA SELEÇÃO

OPORTUNIDADE: PONTO FOCAL DO PORTAL CORREIO NAGÔ - ATRIBUIÇÕES
Atuar como ponto focal do Portal Correio Nagô em seus respectivos estados, integrando uma Rede de Comunicadores do Nordeste. 
Os pontos focais serão responsáveis pela produção de material textual e audiovisual de cobertura e divulgação das atividades do movimento negro e da arte negra em seus respectivos estados. 
Caberá também aos pontos focais a mobilização e divulgação do Portal, garantindo um crescente número de associados, visitantes e de materiais postados por internautas do estado. 
Fazer contato comercial para aumentar a publicidade no Portal

PRÉ-REQUISITOS
1. Ser afrodescendente (trata-se de um programa social para promoção da equidade);
2. Estudantes da área de comunicação social (a partir do 4º semestre) - Rádio/TV, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Produção Cultural.
3. Ou estudantes de nível médio, que tenham atuação em comunidades com iniciativas de comunicação (rádio comunitária, jornal informal, blogueiro/a, videomaker, etc.), desde que comprovada a sua atuação mediante declaração;
4. Gostar de escrever, estar conectados as redes sociais, ter noção de informática (Word, internet, Excel, etc.), gostar de fotografar, produção de vídeos, interesse na temática racial, em projetos sociais e em cultura.
5. Residir nos seguintes estados: Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí e Paraíba. 
6. Ter disponibilidade para formação durante 12 dias em Salvador (Esta formação será coordenada pelo Instituto Mídia Étnica (IME) e o Instituto Cultural Steve Biko).

FORMA DE CONTRATAÇÃO E REMUNERAÇÃO
Estágio
Bolsa-auxílio no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), pelo período de 12 meses (abril de 2012 a março de 2013). A bolsa tem a finalidade de dar suporte aos contemplados para que os mesmos desenvolvam atividades para rede de comunicação Correio Nagô coordenada pelo Instituto Mídia Étnica.
CARGA HORÁRIA
20 horas semanais
O ponto focal terá reuniões semanais por vídeo ou áudio conferência com o chefe de redação e gestor do Portal Correio Nagô para definir pautas;
O horário é flexível, podendo o Ponto Focal trabalhar em sistema Home Office e realizar seu trabalho em menos de 20 horas por semana;

MAIS INFORMAÇÕES
Número de vagas: 07 vagas (uma para cada estado: SE, AL, RN, PI, PB, CE, MA)
Interessados deverão encaminhar Currículo para 
ilkadc@hotmail.com, identificando como assunto do e-mail Seleção Correio Nagô – Estado (ex: SE, AL, MA...).
Prazo para envio de CV: 02 de março de 2012.
Importante informar no CV e e-mail nome no Skipe e telefone de contato
O candidato deverá ter disponibilidade para realizar entrevista por Skipe nos dias 03 ou 04 de março, das 8 às 18h. A equipe de seleção entrará em contato por telefone e e-mail para agendar horário.

DAS RESPONSABILIDADES

a) O Instituto Mídia Étnica dará suporte às atividades dos pontos focais por meio de contatos, indicações e auxílio pontual, além de incentivar a realização de atividades de comunicação por parte dos jovens, podendo contribuir na captação de recursos e de parceiros para essas ações. 
b) Os/as candidatos/as selecionados/as para o curso de formação política e capacitação em comunicação comprometer-se-ão a participar ativamente da programação proposta. Só receberão certificados de conclusão participantes com presença em pelo menos 80% das atividades;
c) Os/as candidatos/as selecionados/as se comprometem a disseminar para as suas organizações/comunidades o conteúdo abordado no curso de formação política e capacitação em comunicação. 

SOBRE O INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA E CORREIO NAGÔ

O Instituto Mídia Étnica - IME é uma organização da sociedade civil que atua desde 2005 para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. O IME tem como principais linhas de ação: advocacy para diversidade na mídia; treinamento de jornalistas e estudantes de comunicação; assessoria para organizações afro-brasileiras; monitoramento dos meios de comunicação; realização de campanhas publicitárias; media training para lideranças de movimentos sociais; treinamento de jovens para uso da comunicação; consultoria em comunicação digital; produções audiovisuais

O Correio Nagô (
www.correionago.com.br) é um portal informativo e colaborativo para postagem de textos, fotos e vídeos e discussões de temas de interesse da comunidade negra, especialmente de aspectos políticos e culturais.

Atenciosamente,

Ilka Danusa
Diretora Instituto Mídia Étnica 
(71) 8870-5804 / 9294-2437
ilkadc@hotmail.com
Skipe: Ilka Danusa
Pesquisa personalizada