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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Abertos concursos para 16 vagas de professor efetivo e substituto em Fortaleza e Russas - CE

A UFC abriu inscrições de concurso público para 16 vagas de professor efetivo e substituto das seguintes unidades acadêmicas: Instituto de Cultura e Arte (Fortaleza), Instituto de Educação Física e Esportes (Fortaleza) e Campus de Russas. As inscrições ocorrem a partir de 15 de janeiro, e os prazos variam de acordo com a vaga de interesse do candidato.
De acordo com o Edital nº 09/2015, para Russas, há nove vagas de professor efetivo (denominação adjunto-A), sendo três na área de Computação e seis na de Matemática. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com exigência de dedicação exclusiva.
A remuneração é de R$ 8.344,64. Os candidatos devem ter título de doutor, e as inscrições poderão ser feitas de 15 de janeiro a 13 de fevereiro. Detalhes da seleção, bem como o setor de estudo de cada vaga, devem ser conferidos no Edital nº 09/2015, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)da UFC.
Conforme o Edital nº 08/2015, há também uma vaga de professor efetivo (denominação auxiliar) do Instituto de Cultura e Arte (ICA), em Fortaleza. O setor de estudo é "Educação musical e práticas musicais grupais através de instrumentos de sopro, madeiras – embocadura livre e/ou palhetas simples e/ou duplas".
O candidato deve ter diploma de graduação em Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Artística com ênfase/habilitação em Música, ou diploma de Bacharelado em Música ou Bacharelado em Música Popular. O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com exigência de dedicação exclusiva. A remuneração é de R$ 3.804,29. Os interessados também devem se inscrever de 15 de janeiro a 13 de fevereiro.
SUBSTITUTOS – Já o Edital nº 07/2015 dispõe de seis vagas de professor substituto da UFC, sendo três para o ICA e outras três para o Instituto de Educação Física e Esporte (Iefes) – todas em Fortaleza. No ICA, os setores de estudo das vagas são: "Práticas artístico-pedagógicas em dança", "Práticas jornalísticas" e "Fundamentação teórica". Atenção, o Edital nº 14/2015 retifica informações do Edital nº 07/2015.
Já no Iefes, as oportunidades são para os seguintes setores de estudo: "Biomecânica/cinesiologia/atividade física", "Ginástica" e "Natação e atividades aquáticas". O regime de trabalho de todas as vagas é de 40 horas semanais. A titulação exigida dos candidatos e a remuneração variam de acordo com a vaga. As inscrições ocorrem a partir dos dias 15, 16 e 19 de janeiro. Todos os detalhes da seleção estão disponíveis no Edital nº 07/2015 e no Edital nº 14/2015, que retifica o anterior.
Fonte: Divisão de Planejamento e Movimentação de Pessoal da Progep – fone: 85 3366 7407

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Carnaval: Inscrições abertas para atuar no Observatório Racial - BA

Os interessados no trabalho temporário devem enviar seu currículo até a próxima sexta-feira (16)



Estão abertas as inscrições para atuar no Observatório da Discriminação Racial e LGBT, e Violência contra a Mulher, durante o carnaval de 2015.  A seleção será realizada através de análise curricular. O currículo deve ser encaminhado para o e-mail inscricaoobservatorio@salvador.ba.gov.br, até a próxima sexta-feira (16).

São 120 vagas para cargo de observador, com carga horária de 8h diárias durante 10 dias. O vencimento é de R$ 504,43, mais vale de transporte e vale-alimentação. No currículo, o interessado deve informar qual área pretendida: discriminação racial, discriminação LGBT ou violência contra a mulher.

Para se inscrever, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. Além disso é fundamental comprovar participação em eventos e ou cursos que abordem as temáticas de racismo e e ou discriminação racial, sexismo e ou violência contra mulher, relações de gênero e ou orientação sexual e de identidade de gênero e ou violência contra LGBT.

A atividade engloba a atuação na prevenção e enfrentamento das discriminações e desigualdades ocorridas durante o carnaval, com o fim de fortalecer o exercício da cidadania e a promoção da equidade.​ Os dados coletados durante a ação vão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de combate ao racismo e de violência de gênero, raça ou orientação sexual.

FONTE: iBahia.com

domingo, 4 de janeiro de 2015

UFRB promove concurso para técnicos de níveis médio e superior - BA

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está ampliando seu quadro de servidores técnico-administrativos. Ao todo, 143 vagas estão disponíveis, com a seguinte distribuição: 36 vagas para nível superior, 80 vagas para Assistente Administrativo nível médio e 27 para nível médio/técnico. As inscrições estarão abertas no período de 16 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015. As provas serão realizadas no dia 01 de março de 2015, nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

UNEB divulga inscrições para seleção de professores para graduações EaD - BA

A UNEB, através da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), tornar público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições, entre os dias 12 e 30 de janeiro, para o processo seletivo de Professor Pesquisador para os cursos de Graduação na modalidade a Distância.
A seleção visa o preenchimento de vagas destinadas ao Bacharelado em Administração Pública e às Licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciência da Computação Educação Física, Geografia, História, Letras com Espanhol, Letras com Inglês, Letras com Português, Matemática, Pedagogia e Química.
A inscrição poderá ser efetivada até as 16h do dia 30 de janeiro (horário local), mediante preenchimento de formulário eletrônico. Os interessados poderão se candidatar em até duas disciplinas, sendo uma por cada semestre/curso.
Os candidatos devem possuir experiência de, no mínimo, um ano no magistério superior ou vínculo a programa de Pós-Graduação stricto sensu ou formação em nível de Pós-Graduação stricto sensu.
Os interessados não podem ter vínculo como bolsista a programas ligados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), salvo em casos específicos previstos nos dispostos legais desses órgãos.
Serão selecionados prioritariamente candidatos pertencentes ao quadro dos servidores efetivos da UNEB. Em caso de algum componente curricular não ter candidatos inscritos ou selecionados do quadro docente da UNEB, se admitirá o ingresso de professores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.
Os critérios de desempate, após análise do barema, serão considerados na seguinte ordem: 1- titulação, 2- experiência com EaD, 3- formação em EaD, 4- experiência docente no ensino superior, 5- experiência docente na educação básica, e 6- idade.
Estão entre as atribuições dos Professores Pesquisadores das graduações na modalidade a Distância da UNEB: participar das reuniões de planejamento e capacitação; orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos tutores; elaborar plano de ensino, montar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), construir os instrumentos de avaliação; acessar o AVA, diariamente, durante o desenvolvimento da disciplina; visitar os polos de apoio presencial segundo o cronograma agendado com a coordenação do curso.
Os aprovados e convocados deverão apresentar uma cópia dos documentos comprobatórios, em data a ser divulgada no ato da publicação do resultado, que deverá ser registrado nos sites www.uneb.br ewww.campusvirtual.uneb.br a partir do dia 18 de fevereiro de 2015.
Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD)

SEPPIR seleciona consultoria para sistematizar informações sobre povos tradicionais de matriz africana

Interessados/as devem enviar currículo para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br, no período de 19 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015. Selecionado/a contará com apoio financeiro de até R$20 mil para produção de dois produtos
SEPPIR seleciona consultoria para sistematizar informações sobre povos tradicionais de matriz africana
O Plano é um instrumento de coordenação e planejamento das ações do Governo Federal voltadas ao segmento de matriz africana
 
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) abriu vaga para contratação de pessoa física, em caráter de consultoria especializada, para compilação e sistematização de dados sobre o conceito de Povos Tradicionais de Matriz Africana. As candidaturas devem ser enviadas até 6 de janeiro para o e-mail seppir.secomt@seppir.gov.br.
 
O/A profissional selecionado/a deverá ter bacharelado em Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas e vínculo com casa tradicional de matriz africana e contará com apoio financeiro de até R$20 mil. Confira a íntegra do Termo de Referência que regulamenta a contratação.
 
A consultoria atuará na elaboração de produtos a partir dos conteúdos de reuniões, seminários e oficinas realizadas desde 2011 e que retratam a relação do segmento com o Estado brasileiro na perspectiva do acesso às políticas públicas e ao combate do racismo. O produto desse trabalho deverá subsidiar a SEPPIR e demais instituições de governo na elaboração e execução de políticas públicas eficazes para o segmento no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
 
A expectativa é que ao final, a consultoria apresente os seguintes produtos: a) Projeto técnico e elaboração de conteúdo da Cartilha sobre os Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana: conceituação, definição e histórico da relação dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana com o Estado brasileiro; b) Projeto técnico e elaboração de conteúdo do Caderno Conceitual: Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
 
A contratação da consultoria se dará no âmbito do Projeto “Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais” (BRA/13/020), que visa entre outros objetivos à obtenção de dados e informações socioeconômicas e culturais sobre povos e comunidades tradicionais de matriz africana, com foco em regiões metropolitanas do país.
 
O objetivo da contratação é viabilizar a elaboração de documentos técnicos sobre a afirmação dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana enquanto sujeitos de direito da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, de forma a orientar a elaboração de políticas públicas voltadas para essa população.
 
Resistência
De acordo com o Termo de Referência, os povos tradicionais de matriz africana se reconhecem como unidades de resistência africana no Brasil. Importante referência de africanidade na sociedade brasileira, esses coletivos se caracterizam pela manutenção de um contínuo civilizatório africano, constituindo territórios próprios marcados pela vivência comunitária, pelo acolhimento e pela prestação de serviços sociais.
 
São povos originários de diversas regiões do continente africano, que compreende atualmente, entre outros países, Angola, Congo, Moçambique, Benin, Togo, Gana, Guiné, Nigéria, Senegal. A despeito de toda a violência do sistema escravista e do racismo pós-abolição, esses africanos e africanas mantiveram vivas suas tradições e práticas culturais.
 
Três grandes matrizes culturais – Yorùbá, Bantu e Ewé Fon – conseguiram preservar muito de suas cosmovisões, conhecimentos e tecnologias, os tornando marcas indeléveis na história e no modo de ser e viver da população brasileira. Essas matrizes culturais se reelaboraram no processo de convivência e interação com as populações locais, dando origem a territórios tradicionais, com diversas denominações, de norte a sul do país.
 
Em 2012, foi lançado o “I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, instrumento de coordenação e planejamento das ações do Governo Federal. O documento foi elaborado sob a coordenação da SEPPIR em parceria com mais dez órgãos federais. O quadro de iniciativas e metas contém três eixos estratégicos: (i) Garantia de Direitos, (ii) Territorialidade e Cultura e (iii) Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável, organizados em 10 objetivos, 19 iniciativas e 56 metas.
 
Coordenação de Comunicação da SEPPIR

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Koinonia seleciona Auxiliar Administrativo/a - BA


UNIAFRO UFOP seleciona docentes orientadores/as de TCC

O Curso de Especialização UNIAFRO: Política de promoção da igualdade racial na escola, da Universidade Federal de Ouro Preto, está com as inscrições para o Processo Seletivo de Professores/as Orientadores/as de TCC abertas.

Para acessar o edital e os anexos separadamente, acesse o site: http://uniafroufop.wix.com/uniafroufop#!editais/component_71401

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Seleção de tutoras para curso online sobre gênero e violência

Curso de extensão Tramas e redes: feminismos pelo fim da violência contra as mulheres
Ocupa Madalena - Teatro das Oprimidas
Grupo Transas do Corpo - Ações Educativas em Gênero, Saúde e Sexualidade
PIMEP – Programa Interdisciplinar da Mulher/PUC Goiás
Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade/UFG

Edital de seleção de tutoras
1.           Das disposições gerais
Os grupos feministas Ocupa Madalena - Teatro das Oprimidas e Grupo Transas do Corpo - Ações Educativas em Gênero, Saúde e Sexualidade tornam público a abertura das inscrições para mulheres interessadas em atuar como educadoras (presenciais e online) do curso de extensão Tramas e redes: feminismos pelo fim da violência contra as mulheres.
1.1               O processo seletivo será realizado segundo as regras aqui dispostas, as quais as Instituições se obrigam a cumprir e que as candidatas que nele se inscrevem declaram conhecer e com elas concordar.  
2.           Do período e local de inscrições
2.1              Período de inscrição: 16 de dezembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.
2.2              A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet, com o envio tanto do formulário disponível no site www.transasdocorpo.org.br preenchido quanto da documentação solicitada para o emailredesfeministas@gmail.com.
2.3               Após o preenchimento do formulário de inscrição, a candidata deverá enviar para o email acima uma versão digitalizada, em formato PDF, dos seguintes documentos:
a) Diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação,
b) Comprovante de endereço,
c) Documento de identidade (RG ou Carteira de Habilitação),
d) Declaração comprobatória de atuação em grupo/organização feminista ou de realização de curso de formação feminista.
e) Caso tenha, documentação comprobatória da experiência como tutora à distância em cursos realizado na plataforma moodle,
3.           Do curso de atuação e das vagas.
3.1              Serão selecionadas 4 candidatas, por ordem de classificação. Caso alguma delas não possa assumir o cargo, a candidata seguinte será chamada.
3.2              O curso de extensão Tramas e redes: feminismos pelo fim da violência contra as mulheres é financiado pelo Fundo ELAS e Instituto Avon. Seu início será em março de 2015 e sua duração será de 4 meses, com carga horária de 120 horas (40 horas presenciais e 80 horas de atividades à distância). Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo email: redesfeministas@gmail.com ou site: www.transasdocorpo.org.br.
3.3              A tutora deverá cumprir 20 (vinte) horas semanais de atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle), participar dos encontros presenciais e das reuniões de planejamento do curso.
4.           Da descrição sumária das funções de educadora (presencial e online)
4.1              Acessar a plataforma moodle todos os dias, responder aos questionamentos das alunas, realizar feedbacks das atividades e motivá-las durante do curso.
4.2               Postar os conteúdos na sala virtual de cada módulo de acordo com as orientações passadas pela coordenação do curso.
4.3              Participar de todos os encontros presenciais do curso (cronograma abaixo), que ocorrerão sempre das 08:00 às 18:00.

Data dos Encontros presenciais
14 de março de 2015
18 de abril de 2015
16 de maio de 2015
13 e 14 de junho de 2015

4.4               Manter diálogo permanente com a coordenação do curso e participar das reuniões de planejamento das atividades e módulos, que serão agendadas com no mínimo uma semana de antecedência.
4.5               Elaborar relatórios das atividades, quando solicitado pela coordenação do curso.

5.           Dos requisitos mínimos para a função de tutora
Para participar do processo seletivo a candidata deverá:
a)                  Ter formação de nível superior concluída.
b)                 Ter acesso à internet e disponibilidade de trabalho inclusive aos finais de semana.
c)                  Ter experiência/vivência em grupos/cursos de formação feminista.
d)                 Desejável, ter experiência como tutora de cursos à distância utilizando a plataforma moodle.
6.           Da homologação das inscrições
6.1 A divulgação da homologação final das inscrições no Processo Seletivo será feita no dia 17/01/2015 no site www.transasdocorpo.org.br.
6.2 Serão indeferidas as inscrições das candidatas que não atenderem completamente aos requisitos dispostos no presente edital.
7.           Da seleção e do resultado final
7.1  A seleção será realizada mediante a análise de currículo da candidata, que envolverá sua trajetória/experiência com metodologias feministas e teorias feministas e sua experiência como tutora (caso tenha).
7.2  O resultado final será divulgado no dia 29/01/2014, no site www.transasdocorpo.org.br.
8. Da convocação e contratação
8.1 As candidatas aprovadas e classificadas dentro do limite de vagas ofertadas no processo seletivo serão convocadas deverão comparecer à sede do Ocupa Madalena - Teatro das Oprimidas, endereço: Casa Corpo, localizada avenida 243 com a rua 233 n1370, quadra C, lote 08, Galpão 01, setor Leste Universitário, Goiânia. Nos dias 02 ou 03 de fevereiro das 08:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00, para:
a) apresentar os documentos originais daqueles exigidos no ato da inscrição;
b) preencher e assinar a ficha cadastral e o termo de compromisso.
8.2 O descumprimento ao item 8.1 implicará na desistência da vaga e na convocação da próxima candidata aprovada.
 9. Da remuneração
9.1 As educadoras convocadas e em exercício, farão jus a uma remuneração de hum mil reais (mês) bruto durante  4 meses, contados a partir do início do curso (dia 14/03/2015).
9.2 Esse pagamento será realizado sempre ao final de um mês após este início.
9.3 Essa função não caracteriza vínculo empregatício, podendo ser interrompida no interesse das Instituições.
10. Das disposições gerais
10.1 As candidatas aprovadas e não classificadas para as vagas mencionadas no item 3 poderão ser convocadas, pelo e-mail e/ou telefone cadastradas no ato da inscrição, de acordo com a ordem de classificação.
10.2 Em casos de não cumprimento de suas obrigações, ou caso a coordenação do curso considere sua atuação insatisfatória para o cumprimento de suas funções, a educadora será imediatamente desligada do curso e terá sua remuneração cancelada.
10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso.
10.4 Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail redesfeministas@gmail.com.
FONTE: Grupo Transas do Corpo

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

UFRB abre concurso para técnicos de níveis médio e superior - BA

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia está ampliando seu quadro de servidores técnico-administrativos. Ao todo, 146 vagas estão disponíveis, com a seguinte distribuição: 36 vagas para nível superior, 80 vagas para Assistente Administrativo nível médio e 27 para nível médio/técnico. As inscrições estarão abertas no período de 16 de dezembro de 2014 a 19 de janeiro de 2015. As provas serão realizadas no dia 01 de março de 2015, nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.
 Edital

Legislação

sábado, 13 de dezembro de 2014

UFRPE abre vagas para Professor com salários de até 4,6 mil reais - PE

Com objetivo de prover nove vagas de Professor classe A em seu quadro de servidores, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou a abertura do processo seletivo 7/2014.
As oportunidades são destinadas aos Departamentos ou Unidades de História, Garanhuns, Serra Talhada e de Tecnologia Rural, com jornadas de 20h ou 40h semanais e salários de até R$ 4.699,21, conforme a titulação apresentada.
Esses profissionais atuarão nas áreas de Geografia/ Geografia (1); História/ Pré-história (1); Fundamentos da Química Orgânica I e II, Química Orgânica, Química Biológica (1); História do Pensamento Econômico, Economia Pesqueira e Teoria Econômica (1); Economia Rural e Agronegócio e Teoria Econômica (1); Economia Monetária e Teoria Econômica (1); Programação/ Informática (1); Engenharia de Software/ Programação/ Informática (1); e de Gastronomia/ Cozinha Francesa/ Cozinha Italiana/ Habilidades e Técnicas Culinárias/ Cozinha Brasileira/ Panificação/ Cozinha Pernambucana/ Confeitaria e Doçaria/ Cozinha das Américas/ Enologia e Serviços de Bar e Restaurante (1).
Os interessados devem ter, no mínimo, graduação ou licenciatura nas áreas relacionadas ao certame e realizar inscrição de 8 a 19 de dezembro de 2014 na secretaria da respectiva Unidade/ Departamento, mediante entrega de documentos listados no certame e pagamento da taxa, de R$ 30,00.
Na data provável de 7 de janeiro de 2015, às 8h, haverá prova didática para todos os candidatos, assim como prova de títulos e para conferir mais detalhes, consulte o edital em nosso site, logo abaixo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

ENAP seleciona pesquisadoras/es


A Escola de Administração Pública (Enap) convida os interessados a apresentarem propostas de pesquisa nos termos estabelecidos nesta chamada e no regulamento que rege a presente seleção. 

Orientação aos candidatos: 

Ler com atenção todo o edital da chamada pública e respectivo regulamento e só se inscrever se atender a todos os requisitos, dentre os quais se destacam: 

• Possuir títulação acadêmica mínima de doutor em curso da área de Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas; 

• Possuir a validação por universidade pública brasileira, se a titulação tiver sido obtida no Exterior;

• Deter notória experiência acadêmica na área temática escolhida, a ser avaliada mediante a existência de publicações, nos últimos 03 (três) anos, em periódicos classificados segundo o sistema de avaliação Qualis (Capes) como A1, A2 ou B1;

• Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado há, no mínimo, 90 dias antes da data limite de submissão dos projetos e, no máximo, até a data limite para submissão; 

• Exercer cargo ou função de pesquisador, professor universitário ou equivalente, caso possua vínculo com instituições públicas em qualquer esfera da Federação; 

• Possuir disponibilidade para a realização de algumas atividades em Brasília/DF. 


Outras Informações
Coordenação-Geral de Pesquisa
Telefone: (61) 2020-3427

Arquivos e links disponíveis sobre a Chamada Pública:





Informações Adicionais:




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