Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

domingo, 22 de junho de 2008

Governo do Estado abrirá mais de 4,3 mil vagas - BA

Passar em um concurso público continua sendo o objetivo de muitos brasileiros, que são atraídos por bons salários e estabilidade no emprego.. Quem sonha em ser um servidor, deve acelerar os estudos, pois várias seleções para o governo do estado estão previstas para acontecer entre 2008 e 2009. Inicialmente, serão 4.357 vagas para o quadro de funcionários da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria da Educação (SEC), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) e Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH). Do total, 905 oportunidades serão para o cargo de técnico administrativo de diversos órgãos da administração pública.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), empresas especializadas em realizar concursos públicos tiveram até o último dia 17 para entregar suas propostas demonstrando interesse em executar os certames previstos para o biênio 2008 e 2009. O aviso de credenciamento foi publicado no Diário Oficial da Bahia do dia 15 passado. As empresas habilitadas, cujos nomes ainda não foram divulgados, serão contratadas por sistema de rodízio, segundo a Saeb.
Para o secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, a iniciativa, de abrir licitação para a escolha da empresa que realizará os processos seletivos, é inédita, uma vez que há mais de uma década apenas uma única instituição particular respondia pelos concursos públicos da esfera estadual, sem licitação. “Estabelecemos as condições no edital para que as empresas se credenciem para as contratações. Pela primeira vez, teremos um sistema democrático, transparente e com oportunidade para todos”, enfatiza.
O secretário explica que essas vagas fazem parte do cronograma de concursos públicos para contratação de 15.064 novos servidores estaduais entre 2008 e 2011, divulgado via edital no final do ano passado. Vale ressaltar que neste número estão incluídas 813 vagas para as 13 novas carreiras do funcionalismo público estadual em oito secretarias.
O diretor de planejamento de recursos humanos da Saeb, Cladinei Pereira, diz que a adoção do cronograma tem como objetivo regularizar o quadro de pessoal do estado, além de suprir a carência de servidores em algumas secretarias. “Fizemos um levantamento junto aos órgãos estaduais, diante do que era prioritário para o governo (educação, saúde e segurança), definimos um quantitativo possível para contratar. O objetivo é realmente que haja uma melhoria no serviço porque, por mais que a tecnologia evolua, que haja novas formas de executar processos, há necessidade de pessoas”, afirma Pereira.
Segundo a Saeb, as empresas vencedoras da licitação devem realizar primeiro os seguintes concursos: assistente da PGE, que ofertará 48 vagas; técnico administrativo, para diversos órgãos da administração pública (905); mais 12 cargos para a Secretaria da Saúde (1.519); professor de ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação (1,4 mil); especialista em informação da SEI (60); auditor médico do Planserv (50); além de agente penitenciário (340), especialista em fiscalização (15) e especialista em desenvolvimento social da SJDH (20).
***
Interessados procuram cursos preparatórios
Os baianos interessados em uma das vagas previstas para a administração pública estadual já podem começar a se preparar em um dos vários cursos preparatórios existentes na capital. Em média, eles duram cerca de três meses, mas podem chegar até cinco, dependendo da complexidade do processo seletivo e do conteúdo programático. Quem pretende esperar pelos editais do governo estadual, pode optar pelos cursos intensivos, que geralmente duram entre 45 e 60 dias, com aulas durante os fins de semana e até os feriados.
“A procura pela estabilidade de trabalho, financeira e profissional é grande, principalmente para os concursos voltados para selecionar profissionais de nível médio”, afirma o proprietário do Idort, o professor Nelson Moraes. Segundo ele, embora as vagas do estado já tenham sido confirmadas, os alunos ainda não demostraram mais interesse em realizar cursos preparatórios específicos para o certame. “Os candidatos têm receio de não haver concurso de fato, afinal o estado já vem postergando essas seleções há tempo”, pontua o professor.
Quanto ao valor dos cursos, ele diz que pode variar de uma média de R$400, para cargos de nível médio, até R$1,5 mil, na preparação para vagas de nível superior. Geralmente, os valores variam de acordo com o número de disciplinas. Segundo Moraes, para os cursos intensivos, os valores são definidos após a divulgação do edital, dependendo da qualificação exigida. “Pode até ser um investimento alto, mas o retorno é muito maior”, opina ele, acrescentando que a dica para passar em um concurso é sempre muito estudo.

***
Secretaria da Saúde
Cargo VagasAssistente Social 37Auxiliar de enfermagem 277Enfermeiro 220Fisioterapeuta 20Médico 450Nutricionista 10Odontólogo 07Psicólogo 11Téc. patologia Clínica 12Téc. radiologia 20Engenheiro químico 05Téc. de enfermagem 450
Secretaria de Educação
Professor do ensino fundamental e médio 1.400
Secretaria de Administração
Técnico adm. 905
Secretaria de Justiça
Agente penitenciário 340Especialista em fiscalização 15Especialista em des. social 20
SEI
Especialista em informação 60
PLANSERV
Auditor médico 50
Procuradoria Geral
Assistente de procuradoria 48
***

‘Site’ ajuda nos estudos
Quem pensa que os cursinhos preparatórios para concurso são a única opção de treinamento para os candidatos à carreira pública está enganado. No site www..companhiadosconcursos.com.br, no ar desde dezembro de 2006, os concurseiros de plantão encontram desde aulas sobre os assuntos mais recorrentes nas provas, à relação de editais abertos, dicas de livros, lista com as dúvidas mais comuns e agenda dos cursos que serão oferecidos em Salvador, para quem não abre mão de freqüentar uma sala de aula.
Os estudantes que tiverem alguma dúvida podem ainda enviar perguntas sobre contabilidade de custos; contabilidade geral; direito administrativo, constitucional, do trabalho, previdenciário e tributário; matemática financeira e português. O portal foi idealizado por um grupo de cinco auditores fiscais federais que conhecem bem os desafios dos pleiteantes à esfera pública. Braulindo Costa da Cruz, Flaviano Nicodemos de Andrade Lima, Ítalo Romano Eduardo, Jeane Tavares Aragão Eduardo e Leonardo Mello Nunes trazem o know-how de anos de estudo e experiência prática para a rede mundial de computadores.
***
Dicas
Escolha um concurso dentro da sua formação, área de interesse e experiência. ÜLembre-se que seu futuro profissional está em jogo.Elabore um cronograma de estudo. Comece com matérias que você domina e dedique mais tempo àquelas que julgar complicadas. Três meses é o tempo mínimo de estudo.
Para quem trabalha, além de algumas horas de estudo durante a semana, é importante que pelo menos um turno do sábado e do domingo seja reservado à preparação.
Leia com atenção o edital do concurso. A partir dele, você vai elaborar o cronograma. Se o documento ainda não foi divulgado, programe sua preparação com base no edital da última seleção.
Invista em materiais de estudo de qualidade. Fique atento às mudanças na legislação antes de comprar livros de direito.
Monte um quartel-general para o estudo. Crie um quadro para registrar pontos de memorização. Pelo menos uma vez por semana, simule que está no dia do concurso.
Respeite os limites do seu corpo. Depois de quatro horas de estudo, descanse por, no mínimo, 15 minutos.
***
Vagas para professor não são suficientes
A abertura de concurso para 1,4 mil vagas para professores de nível fundamental e médio não suprirá a falta de educadores na rede estadual de ensino. É o que afirma o presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Jorge Carneiro. Para ele, segundo mapeamento feito pela entidade, só para as escolas do interior seria necessário o dobro de vagas anunciadas, ou seja, 2,8 mil. “A situação é mais precária no interior porque a grande parte dos municípios não oferece qualificação para professores, geralmente só têm curso de formação geral e magistério”, destaca.
O dirigente sindical diz que, além de contratar mais professores, o estado precisa nomear pedagogos, pois a maioria das escolas estaduais na Bahia não possui esse tipo de profissional. “Não adianta contratar pessoas para ensinar sem que haja alguém para coordenar e gerir todo o trabalho.. Houve um concurso para pedagogo em 2006, mas dos 1,6 mil pessoas aprovadas, menos da metade foi chamada até agora”, afirma Carneiro. Ele informa que, embora o estado venha realizando concursos para professores, há mais de 15 anos não há uma seleção pública para funcionários em geral, como porteiros, merendeiras e auxiliares administrativos.
Os baixos salários dos professores é outro problema da educação pública estadual na Bahia, segundo Carneiro. “Com o salário defasado, o professor é obrigado a trabalhar em mais de uma instituição e isso prejudica a qualidade do ensino, pois, com o desgaste, o professor não consegue ministrar aulas elaboradas”, destaca ele, informando que atualmente existem cerca de 70 mil professores na rede.
Pesquisa personalizada