Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

domingo, 3 de maio de 2009

UNFPA seleciona Assessor/a Associado/a em Gênero e Raça - BA

TERMO DE REFERÊNCIA: Assessor/a Associado/a em Gênero e Raça
Local de Trabalho :
Escritório do UNFPA em Salvador - BA
Data limite para o envio de candidaturas :
8 de maio de 2009
Tipo de contrato :
SC – Service Contract
Idiomas:
Fluência em português e básico em inglês e espanhol
Data de início: (data em que se espera que a pessoa selecionada comece a trabalhar)
1º. de junho de 2009
Duração do Contrato :
12 (doze) meses, com possibilidade de renovação
Contexto
O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça nas Políticas do Brasil tem como principal objetivo apoiar o setor público na gestão da transversalidade de gêneros e raça nas políticas e ações programáticas do governo brasileiro como princípio gerador de democracia e desenvolvimento eqüitativo, e fortalecer as organizações da sociedade civil na defesa de seus direitos, no monitoramento dos Planos de Políticas para Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial e das ações e programas comuns a ambos (intersecções de gênero e raça). O Programa, liderado pelo UNIFEM – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, envolve seis outras agências do Sistema das Nações Unidas, a saber: UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas; OIT – Organização Internacional do Trabalho, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, UN-HABITAT – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos; e UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância.
Sob a supervisão do(a) Oficial Nacional de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos, o/a Assessor/a Associado/a em Gênero e Raça deve apoiar técnica, financeira e administrativamente a implementação das atividades do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça nas Políticas do Brasil sob a responsabilidade do UNFPA, bem como assegurar a comunicação e ações em parceria com demais Agências do Sistema das Nações Unidas, promover sinergias, otimizar e potencializar resultados, e ampliar o impacto do Programa no país.
Atribuições e Responsabilidades
1. Apoiar técnica, financeira e administrativamente a implementação das atividades do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça nas Políticas do Brasil que estão sob a responsabilidade do UNFPA;
2. Atuar em conjunto com as agências que integram o Programa, visando assegurar a comunicação e o desenvolvimento de ações em parceria, promover sinergias, otimizar, potencializar resultados e ampliar o impacto do Programa no país;
3. Efetuar visitas de campo quando requerido;
4. Garantir o fluxo de informações sobre a implemementação das ações do UNFPA no Programa Interagencial por meio de relatórios periódicos de atividades, enviados para o escritório do UNFPA em Brasília, e outros produtos de comunicação;
5. Apoiar a publicização de informações e a distribuição de publicações e outros produtos de comunicação do Programa Interagencial e do UNFPA;

6. Participar regularmente em reuniões convocadas pelo escritório do UNFPA em Brasília;
7. Participar e apoiar na organização de reuniões, encontros, seminário, consultas e outras atividades relacionadas ao Programa Interagencial e ao mandato do UNFPA;
8. Orientar o registro e a documentação do processo de implementação das atividades do Programa Interagencial, bem como a sistematização de lições aprendidas;
9. Identificar eventuais necessidades de alteração dos planos de trabalho e, caso necessário, orientar a realocação de recursos financeiros e orçamentários e a redefinição de indicadores de atividades, processo e resultados;
10. Realizar procedimentos admiministrativos para a implementação das atividades do UNFPA no Programa Interagencial;
11. Realizar outras tarefas indicadas pela(o) Representante do UNFPA no Brasil.
Resultados Esperados
Atividades do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça nas Políticas do Brasil que estão sob a responsabilidade do UNFPA implementadas técnica, financeira e administrativamente, em consonância com o mandato e os valores da instituição e com as determinações dos comitês Diretivo Nacional (CDN) e Gestor do Programa (CGP).
Competências
Competências Corporativas:
Habilidade para atuar seguindo os valores das Nações Unidas, suas regras adminsitrativas, de conduta, ética e integridade.
Habilidade para defender e promover a visão, a missão e os temas relacionados ao mandato do UNFPA, bem como seus objetivos estratégicos.
Sensibilidade cultural e habilidade para atuar em ambientes diversos, considerando aspectos
relacionados a raça, etnia, idade, religião, nacionalidade ou outras condições.
Capacidade para tratar todas as pessoas de forma igualitária.
Habilidade para contribuir na criação e manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso, livre de intimidação, hostilidade, ofensa ou qualquer forma de assédio, abuso de poder, autoridade ou retaliação.
Competências Funcionais:
Gestão de conhecimento e aprendizagem
Disponibilidade para aprender, produzir, socializar informações, conhecimentos, experiências e liçoes aprendidas.
Habilidade para desenvolver conhecimento prático, sobretudo em temas relacionados ao Programa Interagencial e ao mandato do UNFPA.
Habilidade para investir continuamente no desenvolvimento e aprimoramento das capacidades individuais em uma ou mais áreas práticas, bem como na elaboração e cumprimento de planos de aprendizagem, aplicando os conhecimentos e habilidades adquiridas no cotidiano do trabalho.
Desenvolvimento e Efetividade Operacional
Capacidade de organização e síntese.
Habilidade para elaborar relatórios periódicos cadastrais, de atividades, de pesquisa e gerenciais, entre outros.
Habilidade para conduzir e facilitar reuniões e outros processos coletivos de trabalho.
Habilidade para implementar processos de comunicação, considerando e respeitando a diversidade dos sujeitos envolvidos.
Habilidade para analisar dados e contextos, identificar prioridades, definir responsabilidades, elaborar e implementar estratégias, monitorar e avaliar atividades.
Habilidade para trabalhar com ferramentas do Microsoft Office. Disponibilidade para viagens.
Gestão e Liderança:
Habilidade para analisar contextos integrais e situações específicas, identificar prioridades, definir responsabilidades e realizar uma gestão baseada em resultados.
Habilidade para negociar, estabelecer uma boa comunicação interpessoal, trabalhar sob pressão e em equipe.
Habilidade para trabalhar em equipe e reconhecer as diferenças entre os membros que a compõem, de modo a lidar adequadamente com elas.
Habilidade para lidar com a complexidade, gerenciar riscos e mediar conflitos.
Habilidade para avaliar continuamente o desempenho dos membros de sua equipe, identificando, dessa forma, os requisitos e as características da gestão renovada de desempenho.
Capacidade e abertura para responder positivamente a diferentes pontos de vista e críticas em relação a sua atuação e realizar as adequações necessárias.
Habilidades, Conhecimentos e Experiência
Educação:
Nível superior na área da Saúde e experiência comprovada em saúde da mulher, com foco em saúde sexual e reprodutiva. É desejável especialização ou mestrado em saúde pública, saúde coletiva, saúde materno-infantil ou áreas afins.
Idiomas:
Fluência em português e habilidade redacional. É desejável capacidade de compreensão de textos em inglês e espanhol.
Conhecimentos e Experiência:
Experiência comprovada e conhecimentos nas áreas de (1) funcionamento e gestão de instituições governamentais, prioritariamente nos setores saúde, políticas para mulheres e promoção da igualdade racial; e (2) gestão de programas/projetos e/ou desenvolvimento de atividades no campo da promoção do direito humano à saúde, direitos das mulheres e igualdade racial.
Candidaturas:
Os/as interessados/as devem encaminhar o CV detalhado e uma carta de interesse para o e-mail selecao@unfpa.org.br até o dia 8 de maio às 18:00, horário de Brasília.
Pesquisa personalizada