Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

segunda-feira, 21 de março de 2011

CES contrata investigadores/as em Ciências Humanas e Sociais

Edital

a.    Descrição do Concurso:
O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra tornou-se Laboratório Associado (LA) por contrato com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia em 27 de Fevereiro de 2002. Nos termos do referido contrato, o CES abre concurso para dois lugares de investigadores/as doutorados/as em regime de dedicação exclusiva.
b.    Área Científica: Ciências Sociais e/ou Humanas
c.    Descrição temática dos dois lugares a concurso
c1. Processos Sociais e Políticos em Contextos Africanos
Pretende-se que o/a candidato/a tenha experiência na análise dos processos sociais e políticos do continente Africano, a nível local, nacional ou regional, e cujo trabalho possa esclarecer o contributo de África para os debates contemporâneos. Privilegia-se a experiência de trabalho em contexto da África subsaariana não lusófona. O CES dá prioridade aos/às candidatos/as que trabalham integrados em redes de investigação africanas e com trabalho já desenvolvido neste continente.
c2. Direitos Humanos e Democracia
Pretende-se que o/a candidato/a desenvolva investigação na área de Direitos Humanos e da Democracia. Este lugar procura alargar os interesses do CES, acrescentando novas dimensões (participativas) ao debate democrático com ênfase na interseccionalidade de aspectos como sexo, classe, raça, etnicidade, religião ou desigualdade sociais. O CES dá prioridade aos/às candidatos/as que possuam ligações estabelecidas com redes de investigação.
d.    Critérios preferenciais, com a respectiva ponderação (para além de possuir o grau de doutorado à data de encerramento do concurso):
1.    Mérito científico absoluto (25%),
2.    Experiência profissional (25%),
3.    Adequação do perfil curricular aos objectivos e orientações estratégicas do CES (25%).
Os/As melhores candidatos/as seleccionados/as à luz destes critérios serão avaliados/as através de um jobtalk e uma entrevista a realizar nas instalações do CES, destinados a aferir as perspectivas de integração na dinâmica científica do Centro (25%).

e.    Trabalhos a desenvolver:
Os investigadores/as seleccionados/as, para além das actividades de investigação científica, devem participar em programas de doutoramento desenvolvidos pelo CES e colaborar em actividades de extensão, bem como assumir algumas tarefas de carácter organizativo ou administrativo no âmbito da vida corrente da instituição.

f.     Legislação aplicável na celebração do contrato:
Código de Trabalho Lei Nº. 7/2009, de 12 de Fevereiro.

g.    Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução das actividades previstas, segundo planos de trabalho previamente aprovados pelo Conselho Científico do CES.

h.    Duração do(s) contrato(s):
Os contratos terão o início previsto para 1 de Setembro de 2011. Os contratos a termo incerto, de acordo com a legislação laboral aplicável, são condicionados à vigência do estatuto de Laboratório Associado.

i.     Natureza do contrato e montante do salário mensal:
Será celebrado um contrato de trabalho a termo incerto, em regime de dedicação exclusiva, com um salário ilíquido mensal de 3.437,24 €, com direito a subsídio de férias e de Natal, de acordo com o Código de Trabalho.

j.     Outras informações complementares:
As despesas de deslocação dos/as candidatos/as pré-seleccionados/as para os jobtalks e entrevistas serão suportadas pelo CES.
O Centro de Estudos Sociais reserva-se o direito à não contratação, no caso de os/as candidatos/as não corresponderem ao perfil desejado.

O CES promove a igualdade de oportunidades.

k.    Composição do Júri de Selecção:
- Boaventura de Sousa Santos - Presidente do júri
- Pedro Hespanha
- António Sousa Ribeiro
- Maria Paula Meneses

l.     Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada a afixar nas instalações do Centro de Estudos Sociais, sendo o/a candidato/a aprovado/a notificado/a através de correio electrónico. Os resultados do concurso serão comunicados aos/às restantes candidatos/as através de correio electrónico.

m.  Prazo limite de apresentação de candidatura:
31 de Maio de 2011.

n.    Forma de apresentação da candidatura:
As candidaturas deverão incluir carta de apresentação do/a candidato/a (justificando o seu interesse e indicando como tomou conhecimento deste concurso), indicação da vaga a que concorrem, Curriculum Vitae completo e cópia dos certificados de habilitação, assim como de um exemplar das publicações que consideram relevantes para os últimos três anos.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na morada do Centro de Estudos Sociais durante o período de abertura do concurso, ou enviadas por correio, com carimbo da data de expedição até ao último dia do concurso, para a seguinte morada:

Centro de Estudos Sociais
Referência: CES-LA/10/2011
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3001-401 Coimbra
Portugal

Para mais informações consultar www.ces.uc.pt ou contactar:

Tel. +351 239 855570
Fax. +351 239 855589


Sobre o Centro de Estudos Sociais (CES)

O CES é uma instituição científica de investigação na área das ciências sociais e das humanidades, criado em 1978 com o estatuto de Associação Privada Sem Fins Lucrativos, com Utilidade Pública reconhecida. Em Fevereiro de 2002, foi concedido ao CES o estatuto de Laboratório Associado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia. O CES é regularmente avaliado por peritos internacionais, tendo tido classificação “Excelente” em todas as ocasiões.

O CES conta hoje com 115 investigadores, 50 investigadores associados e 41 investigadores juniores provenientes de diversas áreas disciplinares das Ciências Sociais e das Humanidades.


O que fazemos

As actividades de investigação no CES são orientadas para o estudo das novas dinâmicas das relações sociais, quer na sociedade portuguesa, quer no âmbito  das relações globais, nomeadamente das relações Norte-Sul. Para além da actividade principal de investigação, o CES presta também serviços especializados nestas áreas de estudo.

O CES tem vindo a oferecer um programa alargado de formação pós-graduada, em expansão, incluindo programas de doutoramento e pós-doutoramento. O CES desenvolve também, no âmbito do seu estatuto de Laboratório Associado, uma série de acções de Formação Avançada, com o objectivo de partilhar as conclusões das suas investigações com públicos mais alargados.


Como o fazemos

A investigação é frequentemente conduzida em parceria com uma grande variedade de instituições nacionais e internacionais. Estas parcerias traduzem-se no desenvolvimento de projectos em colaboração e, de um modo mais estável, no desenvolvimento de protocolos específicos de colaboração com outras instituições académicas ou instituições que actuam em áreas de investigação do CES. O CES também organiza a sua investigação através de Observatórios, resultantes de protocolos celebrados com entidades interessadas em beneficiar dos resultados da investigação do Centro.

Destaca-se ainda a Biblioteca Norte-Sul. Criada em 1998, visa reunir um acervo bibliográfico centrado em publicações periódicas dos países do Hemisfério Sul, nas áreas das ciências sociais e das humanidades. O catálogo, disponível online, inclui actualmente cerca de 12.600 monografias e 770 títulos de revistas de referência.


Os nossos objectivos

* Maximizar as oportunidades da transdisciplinaridade, combinando as potencialidades da pesquisa sociológica com contributos de muitas outras áreas e tradições científicas;
* Desenvolver novos quadros analíticos e teóricos, e instrumentos metodológicos inovadores, adequados ao estudo das especificidades das sociedades contemporâneas no contexto da crescente internacionalização das relações sociais;
* Combinar o pluralismo analítico e metodológico com a coerência teórica, de modo a permitir a constituição de um programa integrado de investigação;
* Criar bases de dados que facilitem a investigação sociológica e que permitam utilizações de natureza diversa em iniciativas conjuntas com a sociedade civil e instituições públicas a nível nacional, regional e local.


A nossa estratégia

* Consolidação de uma equipa interdisciplinar e internacionalizada de investigadores, com presença em redes científicas nacionais e internacionais, com particular atenção à cooperação Norte-Sul e às relações com os países de língua oficial portuguesa;
* Formação de jovens investigadores na área das ciências sociais e humanas e promoção da sua actividade científica;
* Promoção e difusão da cultura científica, abertura à comunidade e apoio a iniciativas de cidadãos e do “terceiro sector” em domínios ligados à actividade científica do Centro.

Pesquisa personalizada