Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

domingo, 13 de outubro de 2013

Mais de 3 mil oportunidades em cursos profissionalizantes - BA

Quem pretende se preparar para o mercado de trabalho por meio de cursos técnicos e de qualificação, há diversas opções em toda a Bahia, oferecidas pelo Senai e Senac para 2014 e para este ano também. Juntos, os dois sistemas contam com 3.301 vagas abertas em cursos de qualificação, tanto para  a indústria como para o comércio. E algumas das oportunidades são gratuitas.
 
Os cursos profissionalizantes são uma oportunidade para quem ainda não tem qualificação e deseja se preparar para  o mercado de trabalho. Joceane Patrocínio, de 20 anos, atua como assistente em um salão  e finaliza um curso de cabeleireiro no Senac mais segura. "Como não sabia a técnica, me sentia insegura. Agora, já aprendi muito e me sinto preparada", diz. 
 
A supervisora pedagógica da unidade do Senac do Aquidabã, Elcineide Simões, conta que, mesmo após o final das aulas no Senac, os alunos continuam com os nomes em um banco de oportunidades para atender às empresas em  busca de pessoal. "As empresas se cadastram gratuitamente e fazemos o encaminhamento de acordo com a demanda", conta.  

No Senac, são 1.800 vagas para as áreas de beleza, gestão, tecnologia educacional, moda, informática e gastronomia, entre  cursos pagos e gratuitos, com início das aulas em novembro e dezembro. A cobrança ou não de taxa de inscrição varia de acordo com as unidades. Na  da rua Chile, por exemplo, não há cobrança de mensalidade.
 
Interessados  devem acessar o site da instituição para conferir  as qualificações oferecidas. Não há necessidade de processo seletivo, apenas para o curso de gastronomia, e a escolaridade exigida varia de acordo com os cursos.
  
Se o interesse é trabalhar na indústria, o Senai  está com  inscrições abertas para os cursos de habilitação profissional (CHP) de nível técnico, com 1.501 vagas em Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas,  com mensalidade em torno de R$ 380. As inscrições dos CHPs podem ser feitas até 7 de novembro no site
www.unibrasilvestibulares.com.br a uma taxa de R$ 15.
 
Com duração de cerca de dois anos, os cursos garantem diploma de técnico em automação industrial, petróleo e gás, petroquímica, meio ambiente, segurança do trabalho, mecânica, eletrotécnica, entre outros.
 
FONTE: Jornal A Tarde, 13/10/2013
Pesquisa personalizada