Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

terça-feira, 13 de maio de 2008

Banco do Brasil abre inscrições para projetos culturais

Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil – (61) 3310-2068/3557/ (21) 3808-2323

Informativo para a Imprensa – Rio de Janeiro, 12 de maio de 2008

O Banco do Brasil abre inscrições para programação 2009 e anuncia conjunto de ações para ampliar sua atuação cultural no País. Os projetos selecionados irão compor a grade de programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e também do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante – programa que vai visitar as principais capitais brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de música, cinema, vídeo, programa educativo e idéias.
As inscrições para projetos vão de 12 de maio a 12 de junho e estão abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País. Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.bb.com.br/cultura. O BB foi a primeira empresa a receber inscrições para projetos pela internet e, este ano, torna o processo ainda mais transparente com a publicação do edital de inscrições no Diário Oficial da União.
Seminários – A estratégia de levar às capitais brasileiras mostras das programações do CCBB se insere na celebração dos 200 anos do Banco do Brasil, mas também é uma importante iniciativa para valorizar as manifestações culturais fora do eixo Rio-São Paulo e prestigiar a classe artística regional e local. O Banco do Brasil, além do formato do CCBB Itinerante, também vai incentivar as inscrições de projetos de diversos locais do país. Em 2008, serão realizados 23 Seminários Culturais, a fim de divulgar a atuação cultural do Banco do Brasil e capacitar produtores, artistas e interessados para o processo de inscrição de projetos.
Segundo a diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, Jussara Silveira, o objetivo do BB, com os seminários e itinerâncias, é diversificar os investimentos em cultura e incentivar a participação de artistas e produtores das várias regiões do país.
Neste ano, serão realizadas 48 etapas do CCBB Itinerante, sendo que algumas capitais receberão mais de uma edição do evento. As cidades de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Porto Alegre já receberam eventos do CCBB itinerante.
Inscrições 2008 - A seleção dos projetos inscritos para a grade de programação dos Centros Culturais será feita pelo Banco do Brasil e por representantes nas diversas áreas da cultura, e mercado cultural. Os critérios observados na seleção dos projetos são: relevância temática, ou seja, importância histórica, cultural e artística; viabilidade técnica, originalidade e ineditismo da proposta; compatibilidade com os preços praticados pelo mercado e identidade com os princípios e valores do Banco do Brasil.
Em 2008, concorreram à programação dos três CCBB mais de 3,5 mil projetos. Após análise de equipe técnica, foram selecionados 131 projetos para compor a programação cultural deste ano com destaque para "LUSA - Matriz Portuguesa", exposição que reconstitui a história de Portugal desde a pré-história até 1500; e para a exposição "Nippon-100 Anos de Integração Brasil-Japão", que comemora o centenário da imigração japonesa, desde os seus aspectos mias tradicionais até o mundo contemporâneo. Há, ainda, a peça teatral "Não Sobre o Amor" com o diretor Felipe Hirsch, inspirada no texto de "Letters not about love".
Em 2007, os três CCBB receberam 4,4 milhões de pessoas. Este ano, um milhão de visitantes já passou pelos Centros Culturais Banco do Brasil.
Patrocínios – Outra novidade este ano é que o BB receberá propostas para patrocínios exclusivamente pelo portal www.bb.com.br na internet. As inscrições para patrocínio abrem dia 12 de maio e vão até 31 de julho. No portal BB já estão publicadas informações sobre prazos, documentação, critérios de seleção e divulgação dos resultados. O objetivo é possibilitar que os interessados possam se programar para apresentar seus projetos.
Entre os critérios observados pelo BB na seleção dos projetos patrocinados estão o apoio à atuação mercadológica e negocial do Banco (nos segmentos de agronegócios, micro e pequena empresa, comércio exterior, seguridade, setor público, entre outros), e o respeito aos princípios de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade.
A análise dos projetos é realizada por corpo multidisciplinar formado por funcionários do Banco do Brasil, profissionais da área de comunicação e negócios, além de equipe técnica especializada em cultura, esporte e meio ambiente. A seleção dos projetos está prevista para 30 de novembro e os resultados publicados no portal www.bb.com.br em 10 de dezembro.
Pesquisa personalizada