Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Abertas inscrições para o Pro Jovem Urbano - BA

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para o Projovem Urbano, mais uma ação do Programa Trilha desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado e o Governo Federal. Estão sendo oferecidas 19.200 vagas para 57 municípios baianos. Podem se inscrever jovens e trabalhadores/as com idade de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental (8ª série). Quem participa ainda ganha uma bolsa-auxílio de 100 reais por mês.

Para efetuar a inscrição, basta se dirigir a Escola Estadual mais próxima, portando a Carteira de Identidade. Quem possuir o histórico escolar também deve apresentá-lo no ato da inscrição, mas este não é um item obrigatório. As aulas serão iniciadas no dia 1º de outubro.

O Projovem Urbano tem como objetivo promover a elevação da escolaridade, qualificação profissional e participação cidadã.

O professor Elionaldo de Faro Teles, diretor de Formação Inicial e Continuada da Superintendência de Educação Profissional da SEC (Suprof), explica que o Projovem Urbano ao mesmo tempo que estimula o retorno de jovens e adultos às escolas para a conclusão da oitava série, possibilita que eles possam começar a aprender uma profissão, tendo desta maneira maiores chances de inserção no mundo do trabalho.

“Sempre falo que a ação do Projovem Urbano é uma oportunidade de resignificação na vida desses jovens e adultos, levanta a auto-estima das pessoas que não conseguiram ainda terminar os estudos básicos. Com isso se abre um mundo de possibilidades para que eles possam trabalhar no local onde vivem, sem precisar abandonar suas origens e sua família”, avalia. O professor diz que eles poderão depois de concluir o ensino fundamental, continuar se aperfeiçoando ao ingressa em nível médio na Educação Profissional.

Na Bahia, o Projovem Urbano oferece 11 cursos. São eles: Agro-extrativismo, Alimentação, Construções e Reparos I, Construções e Reparos II, Joalheria, Metalmecânica, Saúde, Pesca/Piscicultura, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário. Os cursos têm duração de 18 meses e são ministrados na Rede Estadual de Ensino em apenas um turno.

A lista completa das unidades que oferecem Projovem Urbano pode ser acessada no site da SEC:
www.sec.ba.gov.br. Maiores informações também podem ser obtidas pelo telefone: 0800 722 7777.
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM
Tels.: 3115-9026 / 9025 Fax: 3115-9066
E-mail:
ascom-sec@sec.ba.gov.br
Pesquisa personalizada