O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas selecionará até quatro pesquisadores recém-doutores para seu Programa de Formação de Quadros Profissionais, no Rio de Janeiro.
Os candidatos devem ter obtido título de doutor nas áreas de História, Ciências Sociais (incluindo Antropologia, Ciência Política, cSociologia ou Relações Internacionais) ou Ciência da Informação no período compreendido entre janeiro de 2005 e setembro de 2009.
O Programa consiste num estágio de pós-doutorado com duração de um ano (janeiro a dezembro de 2010) e participação nas atividades de pesquisa, documentação e ensino desenvolvidas pelo CPDOC.
Os selecionados receberão bolsa de pesquisa da FGV no valor mensal de R$ 5.000 e que não é compatível com outras bolsas ou vínculo empregatício. Durante o estágio, os bolsistas deverão residir no Rio de Janeiro e dedicar-se integralmente às atividades desenvolvidas no CPDOC.
As inscrições estarão abertas de 10 de agosto a 30 de setembro através do Portal CPDOC (http://www.fgv. br/cpdoc). Além de preencher o formulário online, o candidato deverá anexar:
1. Currículo Lattes (será aceito currículo em formato livre no caso de candidatos estrangeiros) ;
2. Cópia em arquivo da tese de doutorado.
3. Memorial descritivo da experiência acadêmica e profissional do candidato, explicitando também sua convergência com as atividades e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CPDOC. O memorial deverá ter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços. Caso exceda este limite, será desclassificado.
O processo seletivo envolverá duas etapas:
1ª) Análise do currículo, memorial e pré-projeto dos candidatos. A lista dos selecionados para a etapa seguinte será divulgada até 26 de outubro.
2ª) Entrevista pela Comissão de Seleção, a ser realizada entre 3 e 13 de novembro, no CPDOC, em data e horário a serem comunicados pela Comissão de Seleção. Entrevistas com candidatos residentes fora do Rio de Janeiro poderão ser realizadas por videoconferência.
A divulgação do resultado final deverá ser feita até o dia 16 de novembro.
Os resultados finais e mais informações serão disponibilizadas sempre pelo Portal CPDOC.
RESPOSTAS PARA DÚVIDAS MAIS COMUNS
* Minha defesa de tese está marcada para o início de outubro. Posso me candidatar?
R: Não, é preciso ter a tese defendida e aprovada até 30 de setembro de
2009, quando se encerram as inscrições.
* Como saber se meu projeto de pesquisa se articula com os interesses do CPDOC?
R: O edital não prevê o envio de projeto de pesquisa. O projeto só será
feito no primeiro mês do estágio. Quanto às atividades desenvolvidas pelo CPDOC, sugerimos visitar o Portal CPDOC: http://www.fgv. br/cpdoc
* Posso enviar a tese em papel?
R: Não, ela tem que ser enviada em formato digital, pelo formulário eletrônico disponível.
* Haverá prova de aula?
R: Não, os candidatos selecionados para a 2ª fase farão uma entrevista com a Comissão Julgadora.
* Já foram lançados editais anteriores?
R: Sim, três editais, o primeiro deles no final de 2005.
* Existe a possibilidade de ser contratado como pesquisador do CPDOC após a conclusão do estágio?
R: Sim, mas não é um procedimento automático nem geral para todos os estagiários. O edital refere-se a um estágio de pós-doutorado, dentro do nosso programa de Formação de Quadros profissionais. Já tivemos, no entanto, seis ex-bolsistas contratados como professores do quadro permanente.
* Quando sairá o próximo edital do programa?
R: Não há uma periodicidade fixa, nem previsão de quando será lançado novo edital.
* Há um modelo para o Memorial?
R: Não há modelo, mas o memorial deve descrever, num texto narrativo e claro, a experiência acadêmica e profissional do candidato, bem como indicar sua convergência com as atividades e linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CPDOC. O memorial, conforme o edital, deverá ter, no máximo, 20.000 caracteres com espaços.
* Caso selecionado, posso residir em outra cidade e passar algumas temporadas no Rio, dedicando-me à pesquisa?
R: Não, é preciso dedicar-se integralmente às atividades do estágio, a ser realizado no Rio.
* Os canditatos selecionados poderão manter vínculo como professor horista em outra instituição?
R: Não.