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quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PNUD seleciona Coordenador Local - AL

Localidade : Maceió, Alagoas
Prazo de Candidatura : 17 de dezembro de 2009
Tipo de Contrato : SC
Línguas Exigidas : Português e Inglês (desejável)
Data de início :
(data prevista para começar.)
02 de janeiro de 2010
Duração do contrato inicial : 12 meses (com possibilidade de extensão)

Antecedentes
O Ministério da Educação - MEC, em seu Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, registra seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação em todos os Estados e Municípios brasileiros, principalmente com aqueles que têm demonstrado maior necessidade de apoio devido aos baixos indicadores educacionais apresentados. Para isso, tem envidado esforços para o aprimoramento das práticas pedagógicas, na promoção de formação continuada aos profissionais, na eficiência da gestão educacional e na melhoria das condições de infraestrutura das unidades escolares. Por solicitação de seu Governo, o Estado de Alagoas mereceu atenção específica do MEC para, mediante a participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, apoiar sua Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – SEE/AL.
Nesse contexto, o Projeto de Cooperação Técnica MEC-PNUD-SEE/AL vem corroborar com tais intenções ao oportunizar a elaboração de propostas para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica e a reversão dos baixos indicadores educacionais das escolas públicas do estado de Alagoas. A partir do diagnóstico local, foram identificadas as ações básicas prioritárias ao cumprimento de tal tarefa, as quais foram organizadas em cinco eixos estruturantes. Os problemas foram identificados com a participação efetiva dos profissionais da SEE/AL, que se responsabilizaram pela construção de propostas de mudança da realidade diagnosticada. Após a elaboração dos documentos relativos às propostas de cada ação, o projeto, agora denominado Programa Geração Saber, passa a uma nova etapa do processo – a operacionalização das ações propostas.

Objeto:
A presente consultoria tem como objeto a coordenação das ações de apoio, acompanhamento e monitoramento do processo de detalhamento operacional e implementação das propostas do Programa Geração Saber e da orientação para a avaliação das propostas implementadas com foco nos resultados previstos em cada uma delas. Nesse mesmo intuito, também cabe à consultoria promover a convergência e a compatibilidade das atuações dos consultores especialistas a serem oportunamente selecionados e contratados no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica MEC-PNUD-SEE/AL, o relacionamento operacional com os dirigentes da SEE/AL e o apoio às atividades globais inerentes à cooperação técnica e que possibilitem o fortalecimento institucional da SEE/AL e contribuam para a implementação das propostas.

Atividades:
O consultor escolhido desenvolverá o planejamento geral do trabalho de cooperação técnica juntamente à coordenação geral e aos representantes das partes interessadas, realizará a coordenação local das atividades dos demais profissionais mobilizados para o apoio inerente à implementação das propostas elaboradas e colaborará, sob a supervisão do Coordenador Geral, para, juntamente com o MEC e o PNUD, realizar a supervisão da execução das propostas, assim como das atividades derivadas da(s) consultoria(s), o que inclui o monitoramento e o controle do trabalho dos consultores especialistas contratados nesta iniciativa. As atividades mínimas serão:
1. Elaborar proposta de monitoramento do processo de implementação do Projeto, contendo cronograma de execução das atividades, de avaliação do processo de implantação e de seus resultados;
2. Prestar assessoria ao processo de seleção de consultores para áreas específicas a partir das necessidades identificadas no processo de implementação do Projeto;
3. Colaborar com o Coordenador Geral, os representantes do PNUD e do MEC no acompanhamento e monitoramento das atividades dos consultores especialistas contratados, atentando aos prazos para entrega dos respectivos produtos e relatórios de atuação pelos mesmos, manifestando-se sobre a sua adequação para fins da realização dos respectivos pagamentos;
4. Registrar o histórico das ações implementadas em relação ao Plano de Trabalho, assinalando as dificuldades encontradas pela Coordenação Local da iniciativa no contexto de sua execução e propondo soluções para as etapas seguintes;
5. Promover reuniões periódicas, com representantes da SEE/AL e os consultores especialistas, para análise, discussão e monitoramento do processo de implementação das propostas de cada área prevista no Projeto;
6. Prestar apoio técnico em sua área específica junto às equipes da SEE/AL, quando necessário ao processo de implementação das propostas;
7. Analisar e apreciar documentos relevantes ao processo de implementação das propostas;
8. Apoiar a realização de pesquisas em outros Estados e/ou instituições em temas que possam contribuir para o êxito da implementação do Projeto;
9. Participar de reuniões com a SEE/AL, o MEC e o PNUD quando solicitado;
10. Organizar e realizar reuniões de apoio e supervisão do trabalho dos consultores especialistas;
11. Executar outras atividades inerentes à coordenação local e essenciais ao desenvolvimento do Projeto.

Qualificações mínimas:
• Doutorado e/ou Mestrado na área de educação, com foco em políticas e gestão da educação;
• Conhecimento efetivo na implantação de projetos educacionais na gestão pública;
• Experiência de, no mínimo, dez anos na área de educação;
• Experiência mínima de cinco anos na gestão pública, especificamente na área de educação e, preferencialmente, no âmbito estadual;
• Experiência de, pelo menos, cinco anos em projetos de desenvolvimento de processos educacionais voltados para a melhoria do desempenho escolar;
• Experiência em projetos de cooperação técnica internacional.
• Português e Inglês (desejável

Importante:
- Nacionalidade brasileira ou outros legalmente autorizados a trabalhar no Brasil;
- PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente afro-brasileiros e mulheres a se candidatarem.

Candidaturas:
Preencher e enviar, até o dia 17 de dezembro de 2009 o Formulário Personal History Form
- P11, que se encontra no site do PNUD, para o email: recrutamento@undp.org, constando no
campo assunto do e-mail a seguinte referência “Nome do candidato–Coordenador Local Alagoas”,
Apenas as candidaturas feitas no formulário P11 do PNUD enviados dentro do prazo, serão examinadas. Não serão emitidos recibos individuais devido ao volume de candidaturas.
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