A Fiocruz está ampliando a equipe e busca profissionais que possuam experiência no desenvolvimento de iniciativas e projetos em comunidades de baixa renda, que tenham algum domínio de discussões como Planejamento Urbano e meio-ambiente. A preferência é para pessas formadas em Ciências Sociais, Geografia e Economia.
O objetivo é promover a melhoria das condições sócio-econômicas, culturais, ambientais e habitacionais das famílias residentes no entorno do Campus e a elaboração de metodologias que promovam uma relação dialógica e a participação ativa dos moradores, enquanto fatores determinantes da saúde.
A proposição de projetos terá como premissa o respeito às dinâmicas locais e às vocações e iniciativas existentes, de base comunitária, atuando os profissionais do Escritório no sentido de oferecer a capacitação necessária para que os envolvidos participem ativamente de todo o processo, desde as atividades de diagnóstico, elaboração de projetos e busca de recursos, àquelas relacionadas à gestão comunitária.
A remuneração será através de bolsa via convênio com a Faperj, e o valor depende do nível de formação: graduação, mestrado ou doutorado. A bolsa tem a previsão de dois anos de duração com possibilidade de renovação por mais um ano. O trabalho é de segunda a sexta, e há alguma flexibilidade de horário.
Lembrando que é imprescindível ter experiência de trabalho em campo e de gestão de projetos sociais.
Os interessados devem enviar currículo para: esteroliveira@fiocruz.br