Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de setembro de 2008

UNEB seleciona Professores(as) de Educação a Distância - BA

UNEB abre inscrições para seleção e cadastro de professores para cursos na modalidade de Educação a Distância - Processo seleciona docentes e tutores para licenciaturas em Matemática, Química, História e Pós-graduação lato sensu em EaD - Inscrições até 22/setembro, pela Internet

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Núcleo de Educação a Distância (Nead), está com inscrições abertas para processo seletivo de cadastro e seleção para professores, que irão atuar nos cursos de Educação a Distância (EaD). As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de setembro, pelo endereço www.campusvirtual.uneb.br/inscricao.

De acordo com o edital de seleção, serão oferecidas ­­cerca de 100 vagas para as funções de professor formador, professor autor, tutor presencial e tutor à distância, para os cursos de licenciatura em Matemática, Química e História, e para o curso de especialização em Educação a Distancia, todos na modalidade EaD.

Podem se candidatar docentes da UNEB, além de professores de outras instituições, habilitados para lecionar as disciplinas relacionadas aos cursos oferecidos. Para participar da seleção, os candidatos devem ter experiência docente em ensino superior de, no mínimo, três anos, preferencialmente em Educação a Distância.

A seleção será composta por três etapas: análise do currículo, entrevista (apenas nos casos em que a comissão achar pertinente), e participação no curso de capacitação para docentes em EaD, ofertado pelo comitê gestor do Núcleo de Educação a Distância (Nead).Todos os docentes irão participar desta etapa, mesmo aqueles com experiência comprovada.

Realizar videoconferências, gravar video-aulas, acompanhar o desempenho dos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem, fóruns e chats, enviar e responder mensagens dos estudantes por correio eletrônico são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelos futuros docentes na modalidade EaD.

A remuneração varia entre R$500 e R$1,2 mil, e será realizada sob forma de bolsas mensais, referentes à carga horária de cada disciplina, conforme edital.

Segundo o coordenador adjunto da UAB e também coordenador administrativo do NEAD, Jader Albuquerque, a grande vantagem da EaD é poder levar cursos de nível superior para regiões onde não há estrutura, reduzindo os custos de deslocamento para os estudantes.

"A intenção do ensino a distância é democratizar o acesso à educação superior de qualidade e ampliar o contingente de professores preparados. Esse é um projeto que faz parte da estratégia do governo da Bahia, com o apoio do governo federal, e tem com foco os cursos de licenciatura", ressalta o coordenador.

Jader afirma ainda que os cursos EaD terão 22 pólos presenciais, geridos pela UNEB, com parceria da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através do Centro Digital de Cidadania (CDC).

Os cursos a distância da UNEB são ofertados a partir de convênio firmado entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Ministério da Educação (MEC), em parceria com prefeituras e governo do Estado.
Pesquisa personalizada