Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Universidade de Mato Grosso do Sul seleciona Bolsista de Pesquisa - MS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS (NEPPI)
Edital para contratação de bolsistas*

"Aproveitamento Sustentável de Espécies Vegetais do Cerrado em Terras Indígenas da Bacia do Alto Paraguai (MS)", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Edital MCT/CNPq/MDA/ SAF/MDS/SESAN - Nº 36/2007 - Seleção Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Extensão Tecnológica Inovadora para Agricultura Familiar). Este Projeto tem como objetivo geral promover o reconhecimento das formas de uso e de iniciativas de aproveitamento sustentável de espécies vegetais do Cerrado, no contexto das terras indígenas terena e kadiwéu da Bacia do Alto Paraguai de MS (BAP-MS). O texto do Projeto está disponível na íntegra no portal www.neppi.org
O Projeto "Aproveitamento Sustentável de Espécies Vegetais do Cerrado em Terras Indígenas da Bacia do Alto Paraguai (MS)", tem como referência o contexto de construção política, teórica e metodológica do projeto de curso superior "Agroecologia em Terras Indígenas" (ATI), recentemente viabilizado através de ampla parceria interinstitucional (PNUD, MMA, MEC, MDA, Funai e Agraer-MS) e a ser realizado através da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. O curso contempla 40 estudantes de 32 aldeias terena e kadiwéu, localizadas no na Bacia do Alto Paraguai de MS.
O projeto do curso superior "Agroecologia em Terras Indígenas", por sua vez, resulta de demandas referentes a um conjunto de fatores que constitui um quadro de deficiência crônica, recorrências colonialistas e impositivas de modelos de desenvolvimento e sistemas técnicos inadequados à realidade vivida pelos povos indígenas de MS. Trata-se de uma iniciativa pioneira em educação superior indígena, uma vez que as experiências existentes em nosso país estão circunscritas ao campo da licenciatura. O Projeto Político Pedagógico do curso está disponível para a apreciação dos candidatos no portal www.neppi.org

O curso tem como horizonte a apreensão e o conhecimento da realidade vivida nas aldeias em seu cotidiano, sobretudo no que diz respeito às contingências e às relações ambientais. Para tanto, fará amplo uso da pesquisa etnográfica, necessária à compreensão dessas relações entre os Terena e os Kadiwéu e ao diálogo intercultural. É neste escopo que surge a demanda por bolsistas para projeto em pesquisa e desenvolvimento.
O bolsista será selecionado no âmbito da proposta de ações relacionadas ao agroextrativismo e ao aproveitamento de espécies nativas do Cerrado. Esta, por sua vez, surge como interesse específico de conhecimento dentro do campo maior das atividades tradicionais que esses povos realizam.
O selecionado irá inserir-se com sua pesquisa no contexto do curso ATI e a articulará com o trabalho dos oito bolsistas indígenas (alunos do curso), também contemplados pelo mesmo Projeto.
Modalidade de bolsa/ enquadramento
Bolsa de longa duração, modalidade Extensão no país (EXP), tipo EXP-1. Valor da bolsa: R$ 3.169,37 (dedicação integral). Vigência: 30 meses.
Perfil do candidato/a
· Formação interdisciplinar em Ciências Biológicas, Ambientais ou Agrárias e Antropologia.
· Experiência de no mínimo de quatro anos em atividade de extensão, desenvolvimento e/ou transferência de tecnologia.
Processo seletivo
Os(as) interessados( as) deverão enviar- por e-mail- os seguintes documentos:
· Currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
· Carta de apresentação – deverá constar em no máximo duas páginas as motivações para pleitear a vaga.
Prazo de apresentação dos currículos
Os documentos deverão ser enviados até o dia 22/04 aos cuidados do Prof. Tércio Fehlauer, no endereço eletrônico: terciofe@yahoo. com.br e/ou agroecologia@ bol.com.br.
Cronograma de avaliação dos(as) candidatos(as)
1° Fase – 23 a 25/04: análise dos documentos enviados para pré-seleção do candidato. A comunicação da pré-seleção ocorrerá até, no máximo, dia 27/04/08.

Campo Grande-MS, 03 de abril de 2008.
Pesquisa personalizada