Seguidores do Blog



Pesquisa personalizada

segunda-feira, 24 de março de 2008

ONU seleciona Oficial de Programa - Moçambique

Para o programa em Moçambique, UNV – Programa de Voluntários das Nações Unidas - procura um Oficial de Programa UNV Internacional (UNVs internacionais são voluntários da ONU trabalhando fora do seu pais de origem)
O programa de Voluntários das Nações Unidas apoia globalmente o desenvolvimento humano sustentável através da promoção do voluntariado e da mobilização de voluntários. Serve as causas da paz e desenvolvimento realçando as oportunidades de participação de todos. É universal e inclui acções de voluntariado em toda a sua diversidade.
O Oficial do Programa de Voluntários é responsável pela execução, desenvolvimento e gestão do programa de UNV no país, trabalhando sob supervisão e orientação geral do Diretor do PNUD e o Coordenador Residente das Nações Unidas no pais.
O Oficial do Programa trabalha sob as mesmas condições de serviço definidas para todos os contratos dos Voluntários Especialistas Internacionais, sendo, ele/ela também um Voluntário das Nações Unidas.
Responsabilidades:
1. Desenvolvimento de Programa
- Em colaboração com o Governo, o Sistema das Nações Unidas e outras Agencias de Cooperação e Desenvolvimento, coordenar e identificar potenciais actividades para o uso apropriado de voluntários;
- Participar na formulação de programas e projetos;
- Supervisar a execução dos projectos do UNV;
- Iniciar e manter contactos com o Governo, ONGs, Agencias das Nações Unidas, organizações bilaterais e da Sociedade Civil, sobre possível colaboração com os recursos do programa UNV;
- Assistir as Nações Unidas e o UNDP no desenvolvimento de contactos com NGOs e outras iniciativas de base;
- Aumentar/reforçar/articular a contribuição dos Voluntários Nacionais no desenvolvimento do país.
2. UNV Planificação e gestão de postos de voluntários
- Em coordenação com a organização anfitriã:
o Identificar postos para UNV e preparar os Termos de Referência;
o Acompanhar o processo de seleção e recrutamento;
o Monitorar e avaliar o desempenho dos UNVs;
- Monitorar o estado contratual dos Voluntários e assegurar o apoio administrativo, prorrogações, reposições, etc.
- Manter o inventario do equipamento dos Voluntários;
- Supervisar o staff da unidade dos Voluntários;
- Entrevistar candidatos para postos UNV nacionais e internacionais fora de Moçambique;
- Apoiar ao quadro de voluntários através da partilha de interesses e expectativas, sugestões e recomendações, edificando uma rede de apoio mútuo para os voluntários em todo o país.
3. Informação
- Ponto focal para a preparação, coordenação e disseminação de materiais informativos relacionado como o programa do UNV;
- Apoiar a organização do Dia Internacional do Voluntario e actividades do Comité Nacional de Voluntariado;
- Promover networking e troca de experiencias entre voluntários, organizações que trabalham com voluntários e agencias de desenvolvimento.
Qualificações requeridas:
a) Formação Académica: Graduação Universitária, preferivelmente em Ciências Sociais.
b) Experiência de Trabalho: Ampla experiência, com preferência em uma posição de gestão, num país em desenvolvimento; dá-se preferência a candidatos com experiência prévia de voluntariado e/ou procedimentos de programa na ONU.
c) Línguas: Fluente em Inglês; bom nível de português; desejável fluidez em outra língua de trabalho da ONU –Francês ou Espanhol
d) Outros : experiência/formação em gestão, planificação e organização de trabalho e usuário experimentado de aplicações de MS Office.
Os interessados devem enviar CV e carta de interesse por email nurobibi.magide@undp.org até 02 de Abril de 2008.
Pesquisa personalizada